O feriado de Páscoa foi marcado por muita ação na agradável cidade de Monte Verde. Localizada na Serra da Mantiqueira a 160 km de São Paulo, o município contribui fortemente com o mountain bike oferecendo uma grande variedade de trilhas para prática do esporte.
O primeiro Enduro Fest abriu a temporada da modalidade em 2016 e teve como bandeira a confraternização entre diversos pilotos e organizadores em um evento sem formalidades mas que realmente despertou os instintos dos competidores com um mountain bike na sua essência.
Responsável pelo evento, a MTB Monte Verde com a participação de Guto Affonso e Marius Alves, elaborou uma logística bem interessante. Foram 5 especiais com deslocamentos rápidos. O QG foi sediado no Poncianos Backpackers onde foi o início do deslocamento para E1 (chamada de Trilha 4), uma pista rápida e desafiadora que fez o seu papel de climatizar os endureiros.
Antes da cronometragem foi possível realizar uma descida de reconhecimento de forma que rapidamente o piloto avaliasse todos os aspectos da trilha. Assim, informações sobre as curvas, pulos e característica do terreno permaneciam frescas para as tomadas de tempo. Excelente estratégia que se mostrou pelo nível da competitividade.
A E2 (Cata Vento) e E3 (Trilha do Sam) seguiam a mesma característica da E1, lama, terreno escorregadio e belas curvas. O final, que era bem inclinado e comum para as duas pistas, garantiu um show de técnica sobre as duas rodas onde não era possível nem caminhar. Um espetáculo à parte !!!
Já a E4 (Budweiser) e E5 (Sirigrilo) foi realizada em outra parte da cidade onde se predominava o campo aberto. A demanda nesta parte foi resistência e muito pedal para entrar em setores de velocidade onde toda a atenção era pouco, afim de não colocar por agua abaixo todos os segundos conquistados nas etapas anteriores. Acabou não sendo diferente para o piloto Matheus (Joselitos Enduro Team) que teve que abandonar a prova após perder o controle da bike em alta velocidade. A estratégia continuava a mesma, reconhecimento e cronometragem.
A última especial foi fechada com chave de ouro pela belíssima Pista do Sirigrilo. Com curvas perfeitas, drops, bumps e alguns pulos. O trecho foi um presente para todos os pilotos no final da tarde de um sábado ensolarado.
Mais tarde houve uma confraternização ao mais alto estilo com muitas histórias e como disse o Luciano KDra, “uma oportunidade para troca de experiências”.
Por fim, o feriado de Páscoa terminou com o tão esperado rolê que levava as trilhas secretas de Monte Verde. Uma maratona que se iniciou na sexta, bombou no sábado e brilho no domingo.
Parabéns aos organizadores por lembrar-nos que o “MTB for fun” sempre está presente em cada rolê e que venha a próxima edição.
Fonte: XRides.com.br