A 16ª etapa do Campeonato Mundial de Motocross começou de forma enérgica, neste sábado (6), em Trindade (GO). As provas classificatórias, que levantaram o público que esteve na arena com capacidade para 20 mil pessoas, colocaram os favoritos como coadjuvantes para que o alemão Max Nagl, na MXGP (motos 450cc), e o francês Romain Febvre, na MX2 (motos 250cc), pudessem brilhar.
Francês Romain Febrve (Husqvarna) leva melhor na prova classificatória da MX2
Os competidores venceram suas corridas de maneira tranquila, com ampla vantagem sobre os adversários. Contudo, o que o primeiro dia do evento – marcado por uma temperatura de 30 graus – mostrou é que a pista brasileira é surpreendente. Por isso, a posição de largada não indica algum tipo de definição sobre os resultados das quatro baterias deste domingo (7).
As atividades no traçado de 1.590 metros de extensão começam a partir das 10h20, com os warm-ups. A partir das 12h10 acontecem as baterias, que serão transmitidas ao vivo pelo canal BandSports. Já o Fox Sports 2 exibe todas as emoções das corridas da MXGP, às 13h15 e às 16h10, que podem dar a Antonio Cairoli o oitavo título do campeonato.
MXGP: O alemão Max Nagl, da Team HCR, não deu chances aos rivais na corrida classificatória, realizada nesta tarde. Ele tomou a frente logo na largada e, sem errar, venceu a bateria. Ele gostou de seu desempenho no traçado que, à princípio, causou surpresa, por ser diferente das pistas europeias. “Espero sair com um bom resultado aqui do Brasil”, frisou.
O alemão ainda teve sorte, já que Jeremy Van Horebeek, da Yamaha Factory Racing e único piloto que pode estragar a festa de Cairoli, abandonou na sétima volta, quando era segundo. Assim, o francês Gautier Paulin, da Monster Energy Kawasaki Racing, herdou a posição, seguido por Shaun Simpson, da Hitachi Construction Machinery UK KTM.
Já Antonio Cairoli adotou estratégia comedida e terminou em 10º lugar. Ele defende a equipe Red Bull KMT Racing e pode levar o oitavo título caso conquiste 20 pontos no somatório das duas baterias deste domingo. A pontuação é equivalente a um 3º lugar.
O piloto Jean Ramos foi o melhor entre os competidores brasileiros, com o 12º lugar. “Fiz uma boa corrida, como o planejado. Consegui imprimir uma boa velocidade. Espero manter o meu desempenho e quem sabe terminar no top 10”, comenta Jean. O prata da casa Wellington Garcia, da Equipe Honda Mobil, apesar de ter sofrido uma queda na largada, se recuperou e terminou em 13º.
MX2: Domínio quase total do francês Romain Febvre, que terminou dez segundos à frente do belga Julien Lieber, da Standing Construct KTM. Bastou isso para a torcida fazer a festa. Apesar da vitória, o competidor da Wilvo Nestann Husqvarna Racing está fora da disputa do título. Com 489 pontos, ele é o terceiro no geral. “Meu objetivo é brigar pelo vice-campeonato. O Jordi cometeu erros hoje e agora eu tenho a corrida para fazer o que sei”, afirmou.
Somente Jordi Tixier (FRA), da Red Bull KTM Factory Racing, que terminou a corrida na 11ª colocação, ainda tem chances de tomar a ponta (537 pontos). O líder da categoria e companheiro de equipe de Tixier, o holandês Jeffrey Herlings (594 pontos) está fora em razão de uma fratura no fêmur.
O russo Aleksandr Tonkov, da Wilvo Nestaan Husqvarna Factory Racing, foi o terceiro na prova classificatória. Caio Lopes foi o representante nacional com o melhor desempenho. Ele chegou em 16º.
Resultado corrida classificatória MX2
1º Romain Febvre (FRA) #461
2º Julien Lieber (Bel) #33
3º Aleksandr Tonkov (RUS) #59
4º Dylan Ferrandis (FRA) #122
5º Glenn Coldenhoff (HOL) #259
16º Caio Lopes (BRA) #134
17º Kioman Munhoz (BRA) #299
Resultados corrida classificatória MXGP
1º Max Nagl (GER) #12
2º Gautier Paulin (FRA) #21
3º Shaun Simpson (GBR) #24
4º Kevin Strijbos (BEL) #22
5º Tommy Searle (GBR) #100
12º Jean Ramos (BRA) #992
13º Wellington Garcia (BRA) #421
Confira a programação do MXGP Estado de Goiás:
Domingo (07/09)
10h20: Warm-up MX2
10h50: Warm-up MXGP
12h15: 1ª Bateria MX2 (30min + duas voltas)
13h15: 1ª Bateria MXGP (30min + duas voltas)
15h10: 2ª Bateria MX2 (30min + duas voltas)
16h10: 2ª Bateria MXGP (30min + duas voltas)
Pódio (premiação do 1º, 2º e 3º lugar da MXGP e MX2, imediatamente após o fim da segunda corrida)
Confiram uma prévia da galeria de fotos que virá durante a semana
[Best_Wordpress_Gallery gallery_type=”thumbnails” theme_id=”1″ gallery_id=”34″ sort_by=”order” order_by=”asc” show_search_box=”0″ search_box_width=”180″ image_column_number=”3″ images_per_page=”30″ image_title=”none” image_enable_page=”1″ thumb_width=”180″ thumb_height=”90″ gallery_name=”Mundial de Motocross | 16ª etapa – GP Brazil ” thumb_click_action=”undefined” thumb_link_target=”undefined” popup_fullscreen=”0″ popup_autoplay=”0″ popup_width=”800″ popup_height=”500″ popup_effect=”fade” popup_interval=”5″ popup_enable_filmstrip=”1″ popup_filmstrip_height=”50″ popup_enable_ctrl_btn=”1″ popup_enable_fullscreen=”1″ popup_enable_info=”1″ popup_info_always_show=”0″ popup_enable_rate=”0″ popup_enable_comment=”1″ popup_hit_counter=”0″ popup_enable_facebook=”1″ popup_enable_twitter=”1″ popup_enable_google=”1″ popup_enable_pinterest=”0″ popup_enable_tumblr=”0″ watermark_type=”none” watermark_link=”http://web-dorado.com”]