Caiu o gate do maior campeonato de supercross do mundo, o AMA Supercross, ou Monster Energy Supercross, que nesta temporada não conta com duas feras da modalidade, Ryan Villopoto e James Stewart. Mas tem gente grande para brigar pelo título, e os candidatos são Ken Roczen (Suzuki), Ryan Dungey (KTM), David Millsaps (Kawasaki), Eli Tomac (Honda), Trey Canard (Honda) e Justin Barcia (Yamaha).
450cc
A primeira etapa aconteceu em Anaheim, na Califórnia, como é de costume, e na principal categoria, Roczen dispara na frente, com Andrew Short (KTM) em segundo e Jason Anderson (Husqvarna) em terceiro.
O “tiozão” das 450cc Andrew Short, surpreendeu com seu rendimento, ele que já é um veterano na classe, teve uma tocada surpreendente na sua bateria classificatória vencendo Ken Roczen e no main event terminou entre os 5 melhores.
Infelizmente teve gente grande que se prejudicou nesta abertura, caindo e perdendo posições, os candidatos ao título da temporada, Davi Millsaps e Eli Tomac, que terminaram na décima nona e vigésima posição respectivamente. Um péssimo começo para esses caras. Mas voltando a prova, ninguém andou com Roczen que garantiu a vitória nesta abertura, com Anderson em segundo, Canard em terceiro, Dungey em quarto e Short na quinta posição.
Assista ao vídeo da bateria final da 450cc completa:
250 lites:
Na 250SX holeshot de Jessy Nelson (KTM), seguido por Malcom Stewart (KTM) e Cooper Webb (Yamaha), mas logo eles acabaram errando e abandono para Stewart, enquanto Nelson liderava a prova, mantendo essa posição até a bandeirada.. Zach Osborne (Husqvarna) se saiu bem nesta abertura, acabou segurando o segundo lugar, seguindo por Tyler Bowers (Kawasaki), Justin Hill (KTM) e Aaron Plessinger (Yamaha).
Tyler Bowers foi uma das grandes surpresas na 250cc o piloto da kawasaki andou muito, mostrando estilo e arrojo.
Assista ao vídeo da bateria final da 250cc completa:
Podemos considerar que esta primeira etapa do campeonato foi um pouco atípica, afinal de contas, alguém esperava ver Anderson em segundo ou Short na quinta posição. Tudo bem, esta é somente a primeira etapa, tem muita disputa pela frente, de qualquer forma, Roczen mostrou que é o cara que está mais bem preparado para levar o título da temporada, será ele o substituto de Villopoto?
JEAN RAMOS #789 foi o BRASIL na abertura do AMA SX
Correndo de moto nova (YAMAHA) e de 250cc o paranaense Jean Ramos, representou nossa nação no maior campeonato do mundo de supercross, honrando aquela bandeira do Brasil hasteada sobre o gate do Monster Energy Supercross. Jean mostrou saber andar entre os caras quando foi o mais rápido do seu grupo classificatório, fechando como 20º mais rápido da primeira etapa e na sua heat (bateria classificatória) andou entre os 10 melhores quando caiu no trecho de areia. Voltou na repescagem (Last Chance Qualify), saiu entre os 10 primeiros e acelerou até alcançar a 4ª posição, lembrando que bons pilotos de fábrica estavam nessa LCQ, porém Jean errou um salto e caiu novamente abandonando assim todas as chances de ir para as finais, mas valeu Jean! Você nos emocionou e nos orgulhou muito é só o começo, vamos com você até o round 8! #goramos
– Faltou pouco. Tinha velocidade e estava me sentindo muito bem na pista. Dois erros meus me tiraram da final! Vamos pra próxima #gobigorgohome | Disse Jean Ramos em publicação pessoal em suas mídias sociais na internet!
A próxima etapa do AMA é no dia 10/01 (sábado que vem) e vocês acompanham ao vivo novamente aqui no SHOW RADICAL, aproveitamos e agradecemos a companhia de milhares de amigos e fãs do esporte que vararam “madruga” a dentro conosco, conectados e comentando tudo em tempo real, pelo facebook/ whatsapp e demais aplicativos da internet, valeu a companhia de todos e elogios pela transmissão, #tamojunto!
Resultados
450Sx
1.Ken Roczen/Suzuki
2.Jason Anderson/Husqvarna
3.Trey Canard/Honda
4.Ryan Dungey/KTM
5.Andrew Short/KTM
6.Justin Barcia/Yamaha
7.Weston Peick/Yamaha
8.Broc Tickle/Suzuki
9.Mike Alessi/Suzuki
10.Chad Reed/Kawasaki
250SX
1.Jessy Nelson/KTM
2.Zach Osborne/Husqvarna
3.Tyker Bowers/Kawasaki
4.Justin Hill/KTM
5.Aaron Piessinger/Yamaha
Texto: Tiago Lopes – Show Radical | Fotos: Vurbmoto.com – Divulgação