O atleta da GT Bicycles, Bernardo Cruz, destacou-se neste final de semana como um dos melhores atletas de downhill do mundo. O brasileiro ficou em terceiro lugar no campeonato europeu de whip off – manobra radical que consiste em entortar ao máximo a bicicleta no ar à frente do corpo – e garantiu a décima colocação no Polygon Air DH. Ambos os campeonatos são disputados na França e fazem parte do Crankworx Les Deux Alpes, uma das mais importantes competições do calendário mundial da modalidade, disputada pelos melhores bikers do mundo, como o também atleta da GT Bicycles Gee Atherton, que foi campeão da competição.
Os bons resultados começaram logo na sexta-feira, quando Bernardo subiu ao terceiro lugar do pódio na competição de whip off. “Saltei para ser campeão, mas é um resultado mais do que satisfatório, é uma honra disputar com tanto piloto de alto nível”, festejou Bernardo, que é bicampeão mundial nessa especialidade.
No sábado foi dia de volta de classificação para o Polygon Air DH. O atleta da GT Bicycles se familiarizou com a pista e comemorou o nono lugar no qualify. “Foi uma boa descida para me classificar. Cometi alguns pequenos erros, mas é normal em uma pista rápida e com alguns saltos.”
No domingo, dia da prova oficial, Bernardo conseguiu se superar e terminar entre os 10 melhores da competição. “Abaixei cinco segundos do qualify. A pista era rápida e estava muito seca, fiz uma descida muito boa e o vento estava fraco, o que também ajudou a melhorar o meu tempo.”
A décima posição é importante para Bernardo, já que Crankworx Les Deux Alpes conta para o IXS downhill Cup, o campeonato europeu de DH. Após o ótimo resultado, o mineiro volta ao Brasil depois de uma ótima temporada pelo Velho Continente.