BMX Supercross em destaque na América do Sul



    Argentina recebe a 1ª etapa da Copa do Mundo UCI BMX SX e PanAM, depois é Mundial na Colômbia
    Dada a largada da temporada 2016! © Craig Dutton
    Por Andre T.Piva

    América no Sul no centro do BMX mundial!

    Pelo menos nesta semana e retornando em maio, já que a tradicional pista de Santiago Del Estero, na Argentina sediou a primeira etapa da Copa do Mundo UCI BMX Supercross 2016. 

    Depois da Copa do Mundo de BMX SX, os atletas disputaram na sequência e no mesmo local, o Campeonato Pan-americano de BMX e a temporada “latina” encerra-se com o Campeonato Mundial de BMX em Medellin, na Colômbia nos dias 25 a 29 de maio.

    BMX Supercross © Craig Dutton

    Na abertura da Copa do Mundo UCI BMX SX 2016, os “gringos” levaram vantagem nesta primeira rodada do circuito internacional, mas cabe destacar que os atletas sul-americanos demonstraram muita evolução na modalidade. Afinal, a rainha do BMX é a colombiana Mariana Pajón, campeã olímpica, bicampeã mundial e heptacampeã da Copa do Mundo, que vem inspirando muitos novos atletas no continente, principalmente, atraindo mais mulheres ao BMX.

    Mulheres cada vez mais presentes no BMX © Craig Dutton

    Mariana venceu a tomada de tempo individual, mais conhecido como contrarrelógio, prova que ela é soberana e atual campeã do mundo. No masculino, o canadense Tory Nyhaug ficou com o título do primeiro dia de prova.

    Tory Nyhaug e Mariana Pajon vencem contrarrelógio © Craig Dutton

    Brasileiros em ação

    A Seleção Brasileira de BMX marcou presença na Argentina com Anderson Ezequiel, Rogerio Reis, Bianca Quinalha, Priscilla Carnaval e Paola Reis. O principal nome da delegação, Renato Rezende ficou de fora, já que vem recuperando de uma fratura na clavícula.

    No feminino, as atletas Bianca Quinalha, que retorna de lesão, e Priscilla Carnaval pararam nas quartas de final da elite women. A jovem revelação do BMX brasileiro Paola Reis conseguiu o melhor resultado terminando na 23ª colocação. A campeã foi a australiana Caroline Buchanan, seguida pela colombiana Mariana Pajon, segunda, e pela holandesa Laura Smulders.

    Priscilla Carnaval © Craig Dutton

    Assista a bateria final da prova feminina:


    Anderson Ezequiel #380
    , top 4 nos Jogos Pan-americanos de Toronto 2015, levou o Brasil até as oitavas de final da elite men, prova vencida pelo norte-americano Corben Sharrah. A prata ficou com o também americano Connor Fields e o bronze foi para o francês Amidou Mir.

    Assista o Replay da prova masculina:

    Pan-Americano

    Após a Copa do Mundo, a seleção brasileira de BMX, entre outros diversos outros ciclistas brasileiros avulsos buscam o título do Campeonato Pan-Americano, que segue até o início da semana. Em breve todos os resultados.

    Já a próxima (2ª) etapa da Copa do Mundo UCI BMX SX 2016 acontecerá em Manchester (Reino Unido) nos dias 9 e 10 de abril.

    Campeões: Caroline Buchanan e Corben Sharrah © Craig Dutton

    Fonte: Red Bull | Bike