Foi neste domingo (7) o último dia de competição do 32º Enduro da Independência. Competição que começou no último dia 3 em Mariana (MG), passou por Manhuaçu (MG), Venda Nova do Imigrante (ES) e chegou hoje no Complexo Esportivo Tancredão, na região central de Vitória, capital do Espírito Santo. Depois de percorrerem no total 800km, Emerson Loth Bombadinho (Pro Tork), piloto do Paraná, foi o grande campeão, depois de vencer os três primeiros dias e chegar em sexto na etapa de hoje. Ele entra para história como o primeiro piloto paranaense a vencer a prova na categoria principal.
“Hoje foi um dia bem tranqüilo, relativamente fácil, administrei o resultado e estou muito feliz. Gostaria de desejar o título de campeão à Deus, que nos protegeu em diversas situações durante a prova e principalmente aos meus patrocinadores, minhas família, que sofre com a distância durante as viagens e aos amigos que estão sempre na torcida”, disse Bombadinho.
O percurso do dia final foi de 193km percorridos, sendo bastantes trilhas técnicas na primeira parte e muitos deslocamentos em estradas de terra e asfalto, na segunda parte. O piloto da casa, Jomar Grecco (Sherco) e o Francês Adrien Metge (Honda Motofield) venceram e somaram 47 pontos cada. O primeiro critério de desempate deu a vitória ao brasileiro, que ficou como vice-campeão da competição.
A novidade deste domingo foi a categoria Adventure, destinadas a motociclistas e garupas em motos big trail. Foram 26 mototuristas inscritos, que se somaram aos mais de 400 pilotos de 14 estados do Brasil, que vieram de Mariana à Vitória. Ao todo foram 12 categorias que prestigiaram pilotos amadores e profissionais. Destaque para a categoria Feminina, que contou com 4 participantes e a Dupla, que teve pais e filhos na mesma competição. Os resultados das categorias de base estão sendo apurados e serão divulgados até o final do dia.
Para o diretor de comunicação do Trail Clube de Minas Gerais (TCMG), Téo Mascarenhas, a prova deste ano teve um número alto de pilotos estreantes e novatos. Isso comprova que o Enduro de Regularidade está mais vivo que nunca. “É importante vermos crescer o números de novos pilotos. O Independência 2014 inovou e está mais jovem do que nunca, os pilotos saem de Vitória muito satisfeitos”, disse o dirigente, afirmando ainda que não houve nenhum acidente grave durante a prova deste ano.
O Enduro da Independência 2014 teve o apoio de ASW, Microcity, Triumph BH, Honda, Yamaha, Mobil Super Moto, Motostreet Racing, RS Motos, Luchese Motos, Morato Motosil Império, Plena Alimentos, Prefeitura Municipal de Mariana (MG), Prefeitura Municipal de Manhuaçu (MG), Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante (ES), Prefeitura Municipal de Vitória (ES) e SETUR – Secretaria de Turismo do Estado do ES.
Confira abaixo os 10 primeiros da categoria Máster – EI – 4º dia
Colocação – Nome piloto – pontos ganhos – colocação duas etapas do dia
1º – Jomar Grecco 47 (2-1)
2º – Adrien Metge 47 (1-2)
3º – Oriel Neto 38 (3-4)
4º – Michel Cechet 32 (5-5)
5º – Ronald Santi 31 (10-3)
6º – Emerson Loth Bombadinho 31 (10-3)
7º – Mario Gonçalves Vignate 27 (9-6)
8º – Carlos Minet 27 (8-7)
9º – Rodrigo Amaral 27 (6-9)
10º – Erasmo Klering 22 (7-13)
Confira abaixo os 5 primeiros da categoria Máster – EI
Classificação Geral – Final
1º – Emerson Loth Bombadinho 172
2º – Jomar Grecco 165
3º – Oriel Neto 143
4º – Michel Cechet 131
5º – Adrien Metge 120
Resultados completos aqui: http://www.rallyvirtual.com.br