Brasil conquista pódio no Pan Americano MTB

    Riders Inc

    Dois dos ciclistas do Shimano Sports Team foram responsáveis por garantir duas das nove medalhas conquistadas pelo Brasil, terceiro colocado geral no Campeonato Pan-Americano de MTB em Cota, na Colômbia. O País ficou atrás dos donos da casa, campeões com 40 medalhas, e dos EUA, vice-campeão com sete, porém conquistando quatro de ouro contra três dos brasileiros. Na abertura, Luiz Cocuzzi (Scott/Shimano/Lar) garantiu a medalha dourada no Cross Country Eliminator (XCE). No dia seguinte, foi a vez de Bernardo Cruz (GT Bicycles/Shimano) subir no pódio, com a terceira colocação do Downhill (DH). O Pan deste ano teve importância adicional, por permitir que os brasileiros somassem pontos no ranking olímpico, visando as vagas na modalidade Cross Country Olímpico (XCO) para Rio 2016.


    O ouro de Luiz Cocuzzi foi a primeira medalha brasileira na edição. “Foi um dia inesquecível em minha curta carreira de ciclista. A prova foi cheia de surpresas, mas graças a Deus alcancei o objetivo de ser campeão pan-americano de XCE”, comemorou o paulistano de 21 anos. Completaram o pódio o venezuelano Yonathan Mejia e o colombiano Juan José Carreiro. Cocuzzi ainda voltaria a competir, terminando em quarto lugar na categoria sub-23 do XCO.

    Prova do mountain bike realizada em percurso reduzido, o Eliminator favorece a explosão física, uma das principais características de Cocuzzi. Técnico da seleção brasileira de Cross Country, Carlos Eduardo Polazzo enalteceu a atuação do ciclista. “Cocuzzi fez bonito e mereceu o ouro, o que nos deixou muito felizes. Ele tem potência explosiva e resistência aeróbica. O XCE é uma prova que exige muito dessas características e de uma pilotagem agressiva”, avaliou Cadu.


    No Downhill, a medalha de bronze de Bernardo Cruz veio acompanhada de um bom resultado de seu companheiro de Shimano Sports Team, Lucas Borba (Santa Cruz/Shimano), quinto colocado. “Após ser o terceiro na qualificação, repeti o bom resultado e diminui meu tempo em 4s. Não esperava melhorar tanto. Diminuí de três para um segundo a diferença para o campeão. Todo mundo falou que este foi o Pan mais equilibrado, tanto pelo nível técnico dos pilotos quanto pela qualidade da pista, o que faz esse resultado me deixar muito animado”, vibrou Bernardo. Neko Mulally (EUA) foi o campeão do DH, com Marcelo Gutierrez (COL) em segundo.

    Mais resultados Shimano – Representante brasileira na júnior, Jaqueline de Borba (Scott/Shimano/Lar) concluiu a prova na sétima colocação. A vitória ficou com Lepikhina Ksenia (EUA), seguida de perto por Maria Fernanda Arevalo e Maria José Delgado, ambas colombianas. Na elite feminina, Isabella Lacerda, Equipe LM/Shimano, foi a 15ª colocada, enquanto o título ficou com Daniela Campuzano (MEX), campeã da abertura da CIMTB, em Araxá (MG). As norte-americanas Erin Huck e Chloe Woodruff completaram o pódio.

    Entre os homens do Shimano Sports Team, Guilherme Muller (LM/Shimano) competiu na sub-23 e ficou em oitavo lugar. Na elite, o melhor resultado foi de Ricardo Pscheidt (Trek/Shimano), 21º colocado. “Senti demais os efeitos da altitude, e por pouco não abandonei na segunda volta, porque estava muito difícil. Decidi continuar e fui me sentindo melhor conquistando posições, até chegar em 21º e conquistar 30 pontos nos rankings internacionais”, destacou Pscheidt.

    Além de Pscheidt, outros quatro ciclistas Shimano participaram da elite no Pan-Americano da Colômbia. Daniel Grossi (Groove/Shimano) foi 31º colocado e Marcelo Candido (LM/Shimano), o 35º. Ambos do Caloi Elite Team/Shimano, Sherman Trezza e Frederico Mariano, terminaram em 38º e 39º, respectivamente. A medalha de ouro foi conquistada pelo brasileiro Henrique Avancini (Cannondale), com os colombianos Luis Anderson Mejía e Héctor Leonardo Páez completando o pódio.

    O Shimano Sports Team (SST) é um projeto do marketing esportivo da Shimano Latin America para proporcionar maior estrutura, visibilidade e assistência técnica especial aos atletas patrocinados, oferecida pelo Suporte Neutro da Shimano nas principais competições do mundo. O principal objetivo do SST é ajudar os profissionais do ciclismo durante o período pré-olímpico, preparando e motivando-os na busca pelas vagas no Rio 2016.

    Sobre a Shimano – Empresa líder de mercado em componentes e acessórios para bicicleta, pesca e remo, a Shimano foi criada em 1921 e possui sede em Sakai, no Japão. O escritório da Shimano Latin America (SLA) foi fundado em 2007 e conta com sete parceiros comerciais no Brasil: Biape, Ciclo Cairu, Isapa, Joytech, JR Comércio, LM Bike e Mix Bicicletas.

    A Shimano desenvolveu as exclusivas tecnologias STI (Shimano Total Integration – alavanca de marchas e freio integrados), SPD (Shimano Pedaling Dynamics – para sapatilhas e pedais) e SIS (Shimano IndexSystem), reconhecidos e referência no mundo todo. Possui entre suas marcas nomes que são sinônimos de qualidade e performance no universo ciclístico: XTR, Dura Ace, Ultegra, DI2.

    Mais informações no site bike.shimano.com.br

    Google search engine