O terceiro dia da Brasil Ride 2014 – Ultramaratona de Mountain Bike – que aconteceu nesta terça-feira (21) na cidade de Rio de Contas (BA) ficou marcada por muita adrenalina, força e um show de habilidade dos melhores ciclistas do mundo em ação na Chapada Diamantina.
O espanhol Sérgio Mantecón, da equipe Trek Factory Racing, parceiro do brasileiro Ricardo Pscheidt na competição, foi o grande vencedor individual da etapa após um super duelo com o brasileiro Henrique Avancini, ambos são cotados como promessas de medalha para os Jogos Olimpicos Rio 2016.
“Foi uma etapa específica para corredores de cross-country, como eu por exemplo, que estou em busca de pontos para estar nas Olimpíadas do Rio em 2016, e esse é o tipo de etapa que temos que aproveitar, já que as outras etapas são mais longas e nos exigem mais”, comentou Mantecón, considerado o 6º melhor ciclista do mundo atualmente.
“É uma oportunidade de competir com atletas renomados em nosso país. Estamos em pleno ciclo olímpico e absorver técnicas, táticas e vivência de competição ao lado de atletas de alto nível,” comenta o ciclista Henrique Avancini, que conquistou a segunda colocação na etapa e mantém-se como a melhor equipe brasileira na competição ao lado deSherman Trezza de Paiva.
A modalidade olímpica é uma das etapas clássicas da Brasil Ride desde 2012, consolidando um compromisso de capacitar os atletas de alto rendimento. Disputada num circuito com 6,9km de distância e subidas acumuladas de 1.205 metros de altimetria, foram cinco voltas eletrizantes, com destaque para a passagem pela capela da Diocese de Livramento da Conquista, com direito ao tradicional benção do padre no topo da colina. A novidade foi a criação de uma trilha alternativa para os menos habilidosos que tiveram que contornar a montanha para evitar o downhill super técnico.
“Na verdade foi um trajeto de puro mountain bike, duro, muito técnico e onde realmente se pode fazer a diferença”, acrescentou Mantecón.
Entre as mulheres, a vitória ficou com Ally Stacher, da equipe Specialized, parceira de Rebecca Rusch. Nina Baum e Sonya Looney, ambas do time Notubes/Ergon, completaram o pódio com o segundo e terceiro lugares, respectivamente.
A melhor brasileira foi Isabella Lacerda, atual campeã brasileira de mountain bike cross country que participa pela 1ª vez na Brasil Ride: “Esta é a minha modalidade, então acabei conseguindo andar melhor. A etapa de ontem (de Maratona) foi dura mas hoje consegui andar muito bem. Aqui é muito técnico, então acaba sendo uma preparação muito boa para os Jogos Olímpicos porque o nível técnico aqui é bem parecido com o que se tem no Mundial e na Copa do Mundo. Estou curtindo bastante o Brasil Ride, apesar de estar sendo bastante sofrido. Vai valer a pena esses pontos e no final vai ser de grande importância,” relata Lacerda.
A competição Brasil Ride 2014 oferece aos atletas a oportunidade de conquistar 80 pontos no ranking internacional da UCI (União Ciclística Internacional), como acontece desde 2013, favorecendo os atletas nacionais a obterem em “casa” a pontuação necessária para conquista de vagas por nação nos Jogos Rio 2016! Com isso, a organização preparou 3 simpósios técnicos com especialistas no assunto.
Nesta terça feira o “papo olímpico” foi sobre \”Como se tornar um Campeão Olímpico\” com Bart Brentjens (Holanda). A conversa contou com dicas e o passo a passo para conquistar a medalha de ouro olímpica, considerado o sonho de todo desportista de alto rendimento. O assunto foi abordado por um dos maiores ciclistas do mountain bike de todos os tempos, que conquistou a primeira medalha de ouro olímpica no MTB XCO (cross country) nos Jogos de Atlanta 96, assim como a medalha de bronze nos jogos de Athenas 2004.
“É muito importante fomentar os valores olímpicos, especialmente para os jovens: esforço, superação, trabalho em equipe, “fair play”, respeito às normas, o esporte é uma filosofia de vida”, comenta Javier Moracho, atleta olímpico atletismo, que participei de 3 Jogos Olímpicos (Moscou 80, Los Angeles 84 e Seul 88) e desde quando aposentou-se, adotou o ciclismo como esporte. “Estou gostando muito, já tinha ouvido falar bem da prova na Espanha e por isso decidi vir. Parabéns a vocês, não só pelo nível técnico, como pela grande organização e vocês cuidam muito bem do atleta, isso é o mais importante\”, completa Javier.
“É um orgulho poder contribuir na conquista por mais vagas para os atletas nacionais nos jogos do olímpicos do Rio, além de fomentar o desenvolvimento do esporte olímpico”, acrescenta Mário Roma.
O maior desafio de bicicleta de montanha da América Latina – BRASIL RIDE 2014 – que vai percorrer no total cerca de 600 quilômetros entre trilhas e caminhos históricos da região da Chapada Diamantina, reunindo competidores profissionais e amadores, oriundos de 20 países e mais de 20 estados brasileiros, para uma experiência única no coração do país, com 7 dias de muito pedal, autoconhecimento e contato com a natureza.
Assista ao vídeo do 3º dia ficou de arrepiar:
Resultados completos no site: www.brasilride.com
Brasil Ride 2014 conta com os patrocínios: MINISTÉRIO DO ESPORTE – SUDESB/ GOVERNO DA BAHIA – CAIXA – SHIMANO -TREK – GORGEOUS EVENTOS – THULE – OAKLEY – KAILASH
Apoios: Continental Pneus, Red Bull, JC Bikes, Café Mucuge, Prefeitura Municipal de Rio de Contas, Roma Comunicação, Penks. Mídias parceiras: Revista Bike Action, Rádio Bradesco Esportes FM, Bike Magazine Portugal, Revista Go Outside, Webventure e Bike na Mídia Assessoria de Imprensa. Supervisão: UCI (União Ciclística Internacional), CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) e FBC (Federação Baiana de Ciclismo). Realização: REC e Prefeitura de Mucugê.