Wellington Garcia
Realizado em conjunto com provas dos Estaduais, o Campeonato Brasileiro de Velocross segue com eventos regulares em 2016. Neste fim de semana por exemplo, a competição foi a região Centro-Oeste do país para a quinta etapa da temporada, promovida em Anápolis (GO) simultaneamente com a abertura do Campeonato Goiano. Segundo os organizadores, mais de 100 pilotos prestigiaram a corrida que teve o piloto de motocross Wellington Garcia como grande destaque das principais categorias.
Com a rodada do Velocross passando pelo seu estado, o atleta da Equipe Honda aproveitou a chance de competir, driblando a atual escassez de provas da sua modalidade de origem. Mas, se engana quem acha que foi moleza para Wellington se tornar o principal nome do evento, pois o representante local enfrentou pilotos já bem habituados com o formato do Velocross e em pleno ritmo com as frequentes disputas.
Nos treinos cronometrados de sábado, o paranaense Rodrigo Taborda fez o melhor tempo na VX1 e VX2, em ambos seguido pelo gaúcho Lucas Basso. Desta forma os dois largaram no domingo também como favoritos. Na corrida da VX1, o trio comandou as emoções e Wellington acelerou para superar Taborda já nos minutos finais, faturando a vitória com cerca de quatro segundos de vantagem. Basso não conseguiu o mesmo ritmo dos adversários e terminou mais distante, em terceiro, sem ser incomodado pelo quarto Edinilson Batista. O quinto colocado foi Marcos Guilherme de Lima.
Na VX2 Taborda também foi o principal concorrente de Wellington, só que mais uma vez o comando foi do goiano que abriu uma vantagem maior até vencer com tranquilidade. Jacson Keil tentou brigar mais a frente no pelotão, mas terminou isolado na terceira posição. Marcos Guilherme de Lima e Lucas Basso completaram os cinco primeiros.
Redação MotoX.com.br – Fotos: Divulgação
Na VX3, Wolney Ferreira de Lima não deu chance aos adversários e venceu com boa margem sobre Fabiano Ribeiro e Paulo Stedile, segundo e terceiro colocados. Na VX4 Especial, Fabiano conquistou um resultado ainda melhor e subiu no topo do pódio seguido por Bráz Santos e Fernando Berwanger.
Nas duas categorias para motos nacionais Jacson Keil foi o mais rápido. Na Nacional Força Livre ele liderou o pelotão seguido por Edinilson Batista, enquanto na 230cc o segundo lugar ficou com Márcio Lago. Nas duas classes Matheus Ribeiro conquistou o terceiro lugar.
Depois de passagens pelos Estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná, este por duas vezes, o calendário passa agora por um longo intervalo até 24 de julho, quando será retomado em Agrolândia, novamente em Santa Catarina, na penúltima etapa da temporada.