Dobradinha Caloi Elite Team no Brasileiro de MTB XCO‏

    Riders Inc

    A camisa especial de campeão brasileiro de mountain bike tem um novo dono: o mineiro Frederico Mariano. O atleta da Caloi Elite Team conquistou o direito após vencer a competição mais importante do calendário nacional do MTB, o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Cross Country (XCO), disputado neste domingo (21/7), no bike Park Cemucam, localizado em Cotia, Grande São Paulo.

    A vitória de Fred surpreendeu os espectadores, já que o mineiro, de Uberaba, considerado uma das promessas do MTB brasileiro desbancou todos os favoritos ao título. “Eu não esperava a vitória, mas trabalhei muito para chegar neste resultado e sei do meu potencial. Quando eu vi na penúltima volta que estava entre os primeiros colocados pensei, esse título é meu. Me dei um presente, já que fiz 23 anos anteontem”, disse, visivelmente emocionado, após a garantir seu primeiro título nacional.

    Porém, o dia da revelação do ciclismo nacional não foi fácil. Frederico fez uma incrível corrida de recuperação. O mineiro largou na frente, mas perdeu muitas posições logo na primeira curva por causa de uma queda e foi para a 30ª posição. “Tomei um tombo na largada, cai para último. Mas não desanimei. Eu estava na frente, mas fiz a curva aberta, cai, o pessoal me atropelou, mas levantei e segui. Foi uma prova quase perfeita”, disse Frederico.

    Quem também se superou na pista foi Henrique Avancini, que apesar de não ter conseguido manter a camisa de campeão nacional, também fez uma excelente prova de recuperação. Durante a segunda volta, o pneu do biker furou e ele caiu para a 12ª posição, ficando a um minuto e meio do líder.

    Mesmo assim, o carioca proporcionou ao público um espetáculo digno de um campeão e do atual melhor mountain biker brasileiro no ranking internacional, ultrapassando o na última volta nada menos que 10 concorrentes, levando os espectadores a loucura. “Tentei buscar forças para fazer uma recuperação na prova e fui ganhando posição por posição, mas foi muito difícil andar sozinho, vindo de trás depois de ter feito muita força furado. Foi muito empolgante ver a galera vibrando na beira da pista”, disse extenuado o biker.

    Outro mountain biker que se destacou no domingo foi Sherman Trezza. O biker que até o começo da competição era o atual vice-campeão brasileiro, terminou na quarta colocação, porém comemorou sua evolução após ficar mais de 3 meses afastado por causa de uma grave lesão na coluna. “O pódio me escapou por muito pouco, mas fiquei contente com o resultado. Faz pouco tempo que voltei a competir e estar entre os cinco melhores do país é muito bom”.

    Com o final de uma prova com ótimo resultado para a Caloi Elite Team, os bikers já focam a atenção para os próximos desafios da equipe. Henrique, não ganhou o título, mas continua como o melhor brasileiro colocado no ranking internacional e terá pouco tempo de descanso após o nacional.

    Na semana que vem já segue rumo à América do Norte para as próximas duas etapas da Copa do Mundo de MTB. As provas serão realizadas no Canadá e nos Estados Unidos, no final de julho e início de agosto. Após a Copa, ele retornará para o Brasil para a terceira etapa da Copa Internacional de MTB e segue à Europa para o Campeonato Mundial de Mountain Bike, na Noruega.

    Google search engine