Confira os vídeos mais incríveis dos primórdios do mountain bike.
Relembrar é viver. Quem acompanha o mountain bike recentemente, provavelmente não assistiu as façanhas e “performances” de pilotos como John Tomac, Shaun Palmer, Greg Herbold, Miles Rockwell, entre outros atletas especialistas em downhill, que praticamente deram muito estilo a versão moderna deste esporte.
Em 1990 foi organizado o primeiro Campeonato Mundial UCI de Mountain Bike, em Durango, Estado do Colorado (EUA), dando início a um dos esportes mais progressivos com uso da bicicleta. Na ocasião, o evento consagrou o ciclista Ned Overend, campeão mundial de cross country, e Greg “HB” Herbold, como campeão do mundo de downhill.
Confira no vídeo abaixo os registras de competições entre os anos 92 e 94, realizadas na Áustria.
Na época, as provas de downhill eram disputadas com bicicletas com apenas suspensão dianteira e devidamente preparadas para as descidas, como por exemplo, pedivelas com coroas grandes (54 dentes), adapatadas das bicicletas do ciclismo de estrada.
Um dos eventos lendários era o temido Kamikaze Downhill, disputado em descidas eliminatórias entre dois atletas na longa e inclinada montanha da Mamonth Mountain, no norte da Califórnia.
No vídeo abaixo, a competição épica realizada em 93.
Grandes duelos marcaram essa época, com destaque para o ciclista norte-americano John Tomac, que por muito tempo dominou tanto a modalidade downhill, como o cross country. Atualmente Tomac desenvolve sua própria marca de bicicletas (Tomac Bikes), assim como outros produtos que levam os seu nome, como os pneus Kenda.
As provas na Europa também eram reconhecidas por percursos super técnicos e geralmente enlameados. Uma das etapas mais difíceis do circuito mundial era disputado em Kaprun, na Áustria, como é possível ver no vídeo acima gravado na década de 1990.
E pra encerrar com chave de ouro uma série de filmes que marcou a nova era do Down Hill Extremo os filmes que marcaram a adolescência de muitos de nós, a série New World Disorder, relembre a primeira produção da série que durou 10 anos.
Fonte: Red Bull | Bike