Início ENTREVISTAS Entrevista com o piloto Lucas Dunka #34 da KTM Racing após o...

Entrevista com o piloto Lucas Dunka #34 da KTM Racing após o grande feito no Arena Cross Brasil

Fotos: Rodrigo Junior | #ShowRadical
Riders Inc

Lucas, você teve uma reviravolta incrível na última etapa do Arena Cross Brasil em Jundiaí. Como foi a sensação de alcançar o 2º lugar em uma competição tão acirrada?

Pra mim foi incrível poder disputar com esses caras. Todos sabem do nível do campeonato, é realmente muito satisfatório poder subir ao pódio ao lado deles.

Você enfrentou momentos difíceis com maus resultados, quedas e muitas críticas. O que mudou em sua preparação e mentalidade para dar essa volta por cima?

Nesses dois anos se passaram muitas coisas. Eu sempre busquei outros tipos de treino pensando que esse era o problema, mas, na verdade, me faltava buscar mais a Deus. É isso que estou fazendo de diferente agora.

Competir contra um multi-campeão como Dean Wilson e conseguir duelar com ele por algumas voltas deve ter sido desafiador. Como você se preparou para esse nível de competição?

Depois de Interlagos, estive a ponto de devolver as motos e encerrar minha carreira. Mas, no último momento, Deus enviou meu amigo Gustavo Profeta. Depois de muita oração, me animei e treinei apenas na terça e quarta-feira antes da corrida e o resultado acabou sendo o que vocês assistiram aqui.

Apesar do ótimo desempenho no Arena Cross, você ainda busca um resultado similar no motocross. Quais são suas estratégias e preparações para alcançar esse objetivo?

Eu confio muito no meu planejamento de treino. Agora que todo aquele mal que me perseguia foi embora, vou continuar firme nos treinos para poder dar batalha nas finais.

Como você está se preparando para a rodada final do Arena Cross em São Paulo? O que você espera dessa etapa decisiva?

Como eu disse na pergunta anterior, confio demais no meu planejamento de treino. Espero chegar muito bem para a final e poder disputar de igual para igual.

A crítica nas mídias sociais pode ser muito dura. Como você lidou com essa pressão e usou isso como motivação para melhorar?

Isso foi algo que me machucou bastante no começo. Cheguei a bloquear as mensagens porque o pessoal me atacou demais, parecia que eles não tinham coração. Foi a primeira baixa que tive em minha carreira profissional, então no começo eu não soube lidar. Agora, já sei que você vale o seu resultado (risos). Mas isso não me importa mais.

Representar o Brasil contra pilotos estrangeiros de alto nível é uma responsabilidade enorme. Como você se sente sendo um dos grandes nomes brasileiros no motocross?

Talvez eu não tenha noção do quanto represento para o motocross nacional, mas é muito satisfatório receber as crianças e pessoas no box me apoiando. É motivador.

A parceria com grandes marcas como a KTM Racing e Fox Racing tem sido crucial para seu desenvolvimento. Como a sua equipe tem te apoiado em sua jornada de recuperação e sucesso? Fique à vontade para agradecer as pessoas que fazem parte disso.

Ter a KTM e a Fox em um mesmo ano é um sonho realizado. Poder pilotar as melhores motos com os melhores equipamentos é incrível. Com certeza, sem eles nada disso seria possível. Também recebo apoio da equipe CMX Latam, com quem muitas vezes treinamos juntos e trocamos informações, o que soma muito no fim de semana de prova. Sem contar a Renova Grafix, que deixa minha moto sempre impecável, a Zoombie que faz as capas de banco para eu ter uma melhor performance, e a MX Center que cuida das minhas suspensões desde 2018. Também agradeço à Mobius Braces, que protege meus joelhos, e à Drop Mud, que me ajuda muito com os cuidados na hora de lavar a moto.

Qual foi o momento mais desafiador dessa fase difícil e como você conseguiu superá-lo?

Descobrir o que estava acontecendo. Sempre treinei bem e me preparei bem, mas na hora da corrida algo acontecia, e todos pensavam que eu estava dando desculpa. Isso me frustrava muito, mas com muita oração e ajuda do Gustavo consegui dar a volta por cima.

Para os fãs e jovens pilotos que te admiram, qual mensagem você gostaria de passar sobre perseverança e determinação no esporte?

Que nunca desistam dos seus sonhos e sempre coloquem Deus na frente, porque se for da vontade dele tudo vai acontecer.

Parabéns, Lucas, por sua resiliência e conquistas. Estamos ansiosos para ver seus próximos passos e torcendo por mais vitórias!

Google search engine