De olho nos Jogos Olímpicos do Rio, a tradicional equipe de ciclismo Memorial-Santos/Fupes foi apresentada oficialmente nesta terça-feira (16), no Espaço Tremendão, em Santos. O grupo, que este ano terá o co-patrocínio da Unimes, é formado por 29 atletas, 14 no masculino e 15 no feminino, incluindo alguns destaques, como Gideoni Monteiro, nome quase certo nas provas de pista da Olimpíada, e Rafael Andriato, que após oito anos na Itália, retornou para competir no Brasil e também briga por uma vaga olímpica.
Entre as mulheres, Ana Polegatch e Camila Coelho são as candidatas a representar o Brasil nos Jogos. O time também tem dois nomes certos na Paralimpíada, Lauro Chaman e Soelito Ghor, que competirá pela terceira vez nos Jogos, em busca da sonhada medalha. Junto com a apresentação, houve o lançamento do calendário com fotos sensuais das atletas da equipe feminina, produzidas pelo fotógrafo Ivan Storti e com o objetivo de promover a categoria.
O diretor técnico da equipe, Cláudio Diegues, explicou a produção do calendário, como forma de angariar mais verba para que as atletas disputem mais provas internacionais, em busca de pontos no ranking mundial e, consequentemente, garantam vagas. “Nosso pensamento é de crescer. Queremos ter atletas olímpicos. A Ana e a Camila têm possibilidades e a forma que podemos ajudar é coloca-las em provas internacionais”, disse.
“Os recursos do calendário é para que a equipe feminina consiga fazer provas fora e buscar pontos. Produzimos material legal para trabalhar com nossos próprios talentos”, reforçou Diegues, agradecendo a parceria, desde a criação, da Memorial e da Fupes, em especial o empresário Pepe Altstut. “O patrocínio começou em 2000, quando o Fábio Maradei indicou ao Pepe a criação da equipe e o apoio foi total. Sempre vou agradecer”, contou.
Ele também destacou a nova parceria com a Unimes – Universidade Metropolitana de Santos, fornecendo bolsas de estudos aos atletas e agora co-patrocinadora da equipe. “Isso agrega muito. Eu falo para os ciclistas que eles têm de estar envolvidos com estudos. Esporte é bom, ciclismo é maravilhoso, mas eles têm de saber que depois da prática esportiva, terão uma vida a seguir. Precisam se preparar”, ressaltou.
Gideoni Monteiro falou da chance olímpica e não descarta a briga por medalhas na sua prova, a Omnium. “Estou muito feliz de poder representar o Brasil. É uma honra. Estamos nos dedicando muito, nos preparando. Estou cofiante e quem se classificar tem chance de brigar por medalha. Vou batalhar muito para isso”, falou o ciclista, elogiando a equipe santista. “Estou muito feliz por fazer parte deste grupo. Espero representar da melhor maneira”, afirmou.
Ana Polegatch também mostra animação com uma vaga para a Rio 2016. “Estou bem confiante. Temos de competir voltas internacionais. Coloquei na minha cabeça que vou e estou otimista”, destacou a ciclista.
A equipe Memorial-Santos/Fupes inicia a temporada oficialmente na quinta-feira, competindo no Torneio de Verão, válido pelo ranking nacional e com quatro etapas em Ilha Comprida. O grupo chega forte na disputa. No masculino estarão Gideoni Monteiro, Lauro Chaman, Soelito Gohr, Armando Camargo, Elton Pedroso (campeão do ranking brasileiro de 2015) e Caio Santana, revelado na escola de base da equipe. Na feminina, competirão Camila Coelho, Ana Polegatch, Silvia da Silva, Wellyda Santos, Renata Lopes e Thayná Araújo, também vindo da base.
EQUIPE MEMORIAL-SANTOS/FUPES 2016
MASCULINO
Gideoni Monteiro
Rafael Andriato
Robson Dias, o Grandão
Armando Camargo, o Piá
Soelito Gohr
Lauro Chaman
Mauricio Morandi
Fabrício Morandi
Endrigo Pereira
Elton Pedroso
Wallassy Nascimento
Leandro de Larmelina
Fabiano Trajano
Caio Santana
FEMININA (MEMORIAL GIRLS)
Ana Polegatch
Camila Coelho
Valquíria Pardial
Wellyda Santos
Mariana Ferreira
Luana Lavelli
Thayná Araújo
Mayra Hendi
Giselle Gasparotto
Renata Lopes
Silvia da Silva
Marcella Sodré (Memorial Kids)
Isabela Luz (Memorial Kids)
Catarina Del Giudice Cardoso (Memorial Kids)
Marcia Fanhani (deficiente visual)