Aconteceu nos dias 29 e 30 de novembro a grande final da 2ª temporada do maior campeonato privado do país a Copa Minas Gerais de Motocross. Dessa vez sem o apoio de nenhuma cidade, o local escolhido foi o Mega Space um dos maiores centros esportivos do país, grandes eventos já passaram pelo local, como: Brasileiro de Supercross, Brasileiro de Motocross entre outros e dessa vez o espetáculo ficou por conta da grande final da Copa Minas Gerais de Motocross!
Assistam ao vídeo oficial do evento com os melhores momentos e melhores detalhes da festa “molhada” no Mega Space
Chegamos ao evento na sexta feira junto do piloto Fábio Santos “Moranguinho” que representa nosso site nas maiores competições do país, logo que começamos a montar a estrutura do piloto a chuva chegou era aproximadamente 17:00hs da sexta-feira 28/11 e já haviam muitas equipes instaladas no local. Os comentários eram somente sobre o tempo, previsões de chuvas por todo fim de semana, mas não desanimaram pilotos nem público que na sexta já circulava e tirava fotos com os pilotos nos boxes.
Com uma área muito ampla de boxes foi assim que amanheceu o sábado da final da Copa Minas no Mega Space, porém o leve sol que tentou secar a pista desistiu da sua tarefa na parte da tarde e a chuva voltou a cair.
Mesmo com a chuva sendo teimosa em cair no circuito a organização não baixou a cabeça e foi para luta contra o mau tempo, deixando a pista sempre em ordem e em condições de receber as baterias, nessa foto é possível ver como a pista estava na hora da entrada para os treinos livres da primeira categoria do sábado!
O organizador Cassios Racing, chamou a atenção de muitos com sua habilidade e manejo nas máquinas, ele mesmo é o construtor dos circuitos, ele mesmo da a manutenção na pista quando necessário e em Santa Luzia a chuva obrigou “Cassinho” a trabalhar como um escultor em suas máquinas.
Como de costume o sábado da Copa Minas Gerais é voltado as categorias de base e amadoras e os mesmos sofreram com a pista pesada desde os treinos, mesmo sem chuvas pela manhã a pista já estava pesada de uma forte pancada que caiu na tarde da sexta feira levada por uma garoa durante toda a noite. Quem curtia barro se sobressaiu nessa etapa e a pista mais uma vez fenomenal é praticamente impossível os pilotos não curtirem as pistas da Cassios Racing, mesmo tão pesadas devido a chuva, o que mais ouvi nos boxes foram os comentários de pilotos de amadores aos prós, se estivesse seco essa pista daria pegas animais!
50cc
Para começar as competições do sábado a 50cc foi a primeira a competir com a pista um pouco reduzida para desviar de pontos onde as motinhas não iriam nem conseguir rodar. Mais uma vez o destaque absoluto da categoria foi o “paulisitinha” Diogo Moreira que venceu sua 4ª bateria na temporada e garantiu o título, ele que encerrou sua participação na categoria 50cc esse ano!
Assista ao vídeo da prova da 50cc:
Resultado etapa e ranking:
1. Diogo Moreira
2. Henrique Hemicka
3. Rodolfo Bicalho
4. Bruno Ferreira
5. Gustavo Abrahão
Resultado final do campeonato
1. Diogo Nascimento
2. Bruno Ferreira
MX4
Logo em seguida foi realizada a corrida da categoria MX4 e o mineiro Yuri Moreira, mais uma vez, realizou uma prova impecável e venceu outra etapa. O piloto termina o campeonato invicto, com a excepcional marca de cinco vitórias este ano.
Assista ao vídeo dessa bateria:
Resultado da etapa e ranking:
1. Yuri Moreira
2. Alessandre Pereira
3. Dário de Oliveira
4. Gilson Alves
5. Guto Lima
Resultado final do campeonato
1º #40 Yuri Moreira
2º #11 Guto Lima
Intermediária
Essa categoria tinha tudo para ser a mais disputada do sábado pois já nos treinos cronometrados rolaram as classificatórias pois se inscreveram 58 pilotos e o gata acomodava apenas 30, porém pouco antes de largar essa categoria uma forte pancada de chuva caiu e fez com que a organização desse uma pausa no evento, assim que a água deu trégua, Cassios Racing entrou em ação dando aquele tapa na pista e em seguida liberou a largada da Intermediária quem levou a melhor nessa etapa foi Vitor Igor de Almeida de Curitiba no Paraná, porém o campeão já havia sido definido na etapa anterior, o paulista Gustavo Beazim.
Veja o vídeo da prova:
Resultado da etapa e ranking:
1. Vitor Igor
2. Túlio Lourenço
3. Diogo Somenzari
4. Gustavo Beazim
5. Rodinaldo Lemos
Resultado final do campeonato
1. Gustavo Beazim
2. Túlio Lourenço
Nacional
Já na classe das motos Nacionais, o campeonato estava em aberto e o título seria definido na prova. Caio Lopes era o favorito, mas o piloto acabou abandonando a prova por problemas na moto. Quem venceu a corrida foi o paulista Arthur Gas, que largou bem e manteve a liderança até o final da prova. O campeonato ficou com Gabriel Montagner, que ficou em terceiro nesta etapa.
Arthur Gas #200 vencer da etapa.
Assista ao vídeo completo da bateria nacional:
Resultado da etapa e do ranking:
1. Arthur Gas
2. Ismael Rojas
3. Gabriel Montagner
4. Bruno Vinícius
5. Rodinaldo Lemos
Resultado final do campenato
1. Gabriel Montagner
2. Caio Lopes
Junior
Na última prova do dia, a disputa do primeiro lugar ficou entre Enzo Lopes e Leonardo de Souza. Enzo largou bem e assumiu a liderança. O gaúcho, que é a maior aposta da nova geração, manteve a ponta até a penúltima volta quando caiu e foi ultrapassado por Leonardo. O favorito ao título era Gabriel Soares, que terminou em nono e não levou o campeonato. Quem levantou a taça foi Fábio Santos, que terminou a prova em quarto lugar, mas venceu as quatro primeiras etapas. A corrida da categoria MXF foi transferida para amanhã devido a condição da pista.
Assista como foram as disputas da Junior:
Resultados da etapa e ranking:
1. Leonardo de Souza
2. Enzo Lopes
3. Wilgner Francisco
4. Fabinho Santos
5. Victor Martins
Resultado final do campeonato
1. Fabinho Santos
2. Gabriel Soares
Com essas disputas enlameadas encerramos o sábado da Copa Minas Gerais de Motocross, a organização teve muito trabalho na noite do sábado e no amanhecer do domingo para cuidar da pista e deixá-la com as condições básicas para receber os profissionais no domingo novamente com chuva, confira a seguir como foi o domingo grande dia da final da Copa Minas Gerais de Motocross 2014.
Provas do domingo – MX2
Assim como no sábado a manhã do domingo deu leves mostras de sol, porém bastou as motos começarem a treinar e a garoa chegou, logo após a 1ª bateria da MX2 alinhou no gate para dar início a disputa dos títulos das principais categorias!
Dudu Lima comemora esse importante título e garante uma moto 0km.
Após vencer as duas baterias da categoria MX2 com uma pista muito pesada Eduardo Lima o “Dudu” garantiu o título e mostrou que em 2015 vem muito forte para o seu último ano na categoria das motos de 250cc. Hector Assunção compareceu para final, ele que não pode seguir todo calendário da Copa mas mesmo assim fez uma ótima final conquistando dois segundos lugares bem disputados com Fabio Santos o “Moranguinho” que também tinha chances de levar o título já de equipe nova (Yamaha – Geração) mas não foi dessa vez, Hector ficou em 2º na etapa e na somatória ainda foi o vice-campeão. Fabio foi apenas o 4º no ranking.
Assista aos vídeos das duas baterias da MX2:
1ª bateria MX2
2ª bateria MX2
Resultado da etapa e ranking:
Soma das baterias
1. Dudu Lima
2. Hector Assunção
3. Leonardo de Souza
4. Fabinho dos Santos
5. Ismael Rojas
Final do campeonato
1. Dudu Lima – 191 pontos
2. Hector Assunção – 172 pontos
MX1
Durante a MX1, o público acompanhou a disputa entre Wellington Garcia e Jean Ramos. Wellington largou bem, mas Jean buscou o primeiro lugar, que não demorou a chegar. Após realizar a ultrapassagem, o piloto abriu uma vantagem significativa em relação ao segundo colocado e venceu a etapa e o campeonato.
“Quando chove eu sempre me sobressaio um pouco. Eu sou de Curitiba e lá sempre chove. Então quando chove eu sempre fico um pouco mais tranquilo do que os outros pilotos. E hoje Graças a Deus deu tudo certo”, conta Ramos.
Veja o vídeo das 2 bateria da MX1:
1ª bateria MX1
2ª bateria MX1
Resultado da etapa e do ranking:
Soma das baterias
1. Jean Ramos
2. Wellington Garcia
3. Marcello Lima
4. Michael Dochert
5. Humberto Martin
Final do campeonato
1. Jean Ramos – 172 pontos
2. Humberto Martin – 161 pontos
65cc
Na categoria 65cc, a pista pesada em função da chuva não facilitou a vida dos pequenos pilotos, de 7 a 12 anos, que tiveram que insistir para continuar na prova. Carlos Eduardo largou bem e manteve a liderança até o meio da corrida, quando foi ultrapassado por Joaquim, que venceu a prova e também levou o campeonato.
Veja o vídeo dessa bateria:
Resultados da etapa e ranking:
1. Joaquim Neto
2. Carlos Eduardo
3. Rafael Ribeiro
4. João Pedro
5. Rodolfo Bicalho
Final do campeonato
1. Joaquim Neto – 105 pontos
2. Rafael Ribeiro – 100 pontos
85cc
Os garotos da 85cc também sofreram com a chuva. Houve várias quedas durante a prova. O líder, Carlos Tavares, também foi para o chão, terminou em sétimo lugar, mas não chegou a perder a liderança da categoria. Quem venceu a prova foi Leonardo de Almeida.
Assista ao vídeo da bateria:
Resultados da etapa e do ranking:
1. Leonardo de Almeida
2. Renato Paz
3. Leonardo Zequinão
4. Renan Goto
5. Yuri Campelo
Final do campeonato
1. Carlos Tavares – 89 pontos
2. Yuri Campello – 82 pontos
MXF
No caso das mulheres, nem a chuva e nem a pista pesada foram capazes de intimidá-las. A paulista Stefany Serrão, que já havia conquistado o título com antecedência, disputou o primeiro lugar da prova com a mineira Mariana Balbi. No decorrer da corrida aconteceram várias quedas e alternância de posições, mas Stefany superou as dificuldades e cruzou a linha de chegada em primeiro.
Confira o vídeo da bateria:
Resultados da etapa e do ranking:
1. Stefany Serrão
2. Mariana Balbi
3. Marcely Lobato
4. Lays Lobato
5. Ana Paula de Souza
Final do campeonato
1. Stefany Serrão – 119 pontos
2. Mariana Balbi – 72 pontos
MX3
Na categoria MX3, disputada por homens acima de 30 anos e mulheres acima de 17, não teve para ninguém. Mariana Balbi largou em último lugar e logo nas primeiras voltas assumiu a liderança da prova. Essa foi umas das corridas mais empolgantes e que contou com a participação maciça da torcida que assistiu com entusiasmo a vitória de Mariana que deixou para trás muitos homens, entre eles, pilotos campeões em outras categorias.
Assista ao vídeo da bateria MX3:
Resultados da etapa e do ranking:
1. Mariana Balbi
2. Vinicius Rachid
3. André Stocovich
4. Marcely Cazadini
5. Tiago Bueno
Final do campeonato
1. Mariana Balbi
2. André Stocovich
Super Final Scud
Assim como na MX1, a Super Final Scud foi marcada pela briga direta entre Wellington Garcia e Jean Ramos. As torcidas de ambos vibravam com cada manobra e com a performance dos competidores. Garcia liderou toda a prova, mas foi muito pressionado por Jean. Porém, faltando poucos metros da linha de chegada, Jean caiu e o primeiro lugar ficou com Wellington, que levou o prêmio de R$6.000,00.
Veja o vídeo da bateria:
Resultado Super Final:
1. Wellington Garcia
2. Jean Ramos
3. Hector Assunção
4. Dudu Lima
5. Marcello Lima
Mesmo com mau tempo e toda lama no circuito cerca de 12 mil pessoas acompanharam as disputas com tempero diferente devido a lama, os saltos as rápidas ultrapassagens deram lugar para a perícia, a raça e a força de vontade de se manter de pé com a moto e competitivo ao mesmo tempo no barro e na chuva. O bom número de público vibrou e transmitiu muita energia a cada vitória e a cada queda na lama!
O GP Santa Luzia tem o patrocínio da X11, Scud, Ampla Yamaha e Epa. Co-patrocínio ASW, Edgers Racing a Arcata. Apoio Mega Space, TV Globo Minas, 98fm, jornais O Tempo e Super Notícia. Supervisão da Federação de Motociclismo do Estado de Minas Gerais e organização do Moto Clube Cassios Racing.
Palavra de agradecimento do organizador Cassio Marques (Cassios Racing):
“Gostaria de agradecer imensamente a todos que de alguma forma colaboraram com a Copa Minas Gerais de Motocross em 2014 e em especial a minha equipe, todos que trabalham ao meu redor e dão o sangue para esse evento se manter sempre na crescente. Ao público maravilhoso que hoje já vem de outros estados para prestigiar as provas, aos pilotos de todo país e também aos estrangeiros fica aqui o meu muito obrigado a todos vocês. E um agradecimento exclusivo ao meu parceiro Ricardo Bento o “Cadinho” que também se empenha do meu lado, sem ele, sem dúvida alguma a Copa Minas não teria essa dimensão e também a minha esposa Rita Panzera e aos meus dois filhos Arthur e Gabriel que me suportam em dias de stress, me dão apoio e incentivo, é por vocês e pelo esporte que eu luto sempre!
Pra finalizar gostaria de desejar a todos, equipes, patrocinadores, cidades em que passamos, um FELIZ NATAL e um ano novo repleto de Motocross e de uma Copa Minas Gerais cheia de novidades e de surpresas aguardem!” Disse Cassio Marques exclusivamente ao Show Radical.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS DE 1000 FOTOS DO SÁBADO NA COPA MINAS
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS DE 1000 FOTOS DO DOMINGO NA COPA MINAS
Texto: Tiago Lopes / Divulgação (Ana Claudia Ulhoa)
Fotos: Tiago Lopes / William Miguel
Vídeos: Ox Vídeos / Cassios Racing