Depois de um longo período e muito trabalho, finalmente o encerramento da temporada 2015 do maior campeonato privado do país, a Copa Pro Tork Minas Gerais de Motocross. A economia atual do país prejudicou o andamento da maioria dos campeonatos, vimos muitas datas sendo alteradas e também etapas sendo canceladas pelo corte de gastos na maioria das cidades e na Copa Pro Tork Minas Gerais não foi diferente. Mesmo com todas essas dificuldades o organizador Cassios Marques, correu atrás e trabalhou duro para fechar a temporada com muito sucesso.
Itabirito foi o palco do encerramento, a cidade também abriu essa temporada e a encerrou com chave de ouro, uma verdadeira “cidade” foi montada no motódromo, o organizador mais uma vez pensou em cada detalhe, nas arquibancadas que permaneceram lotadas por todo fim de semana, tendas de cobertura contra chuva foram instaladas para proteção do público, por ser época de chuva o organizador não queria ver seu público desprotegido, mas a sorte foi tamanha que no sábado as provas rolaram todas antes da chuva e no domingo o sol veio forte secando o circuito e deixando o terreno extremamente técnico para os mais rápidos pilotos do país.
As provas do sábado em Itabirito consagraram os campeões da temporada 2015 nas categorias MX4, Júnior, Intermediária, 50cc e Nacional
Seis campeões foram conhecidos na tarde do sábado, na última etapa da temporada 2015 da Copa Pro Tork Minas Gerais de Motocross, que ocorreu na pista do Córrego do Bação em Itabirito. A piloto Mariana Balbi faturou o título inédito do campeonato. As categorias MX4, Júnior, Intermediária, Nacional e 50cc também tem seus campeões definidos.
Marcely Cazadini venceu a última etapa na MXF.
Na MXF, a capixaba Marcely Cazadini quebrou os 100% de aproveitamento de Mariana Balbi na temporada ao vencer a etapa. A mineira fez grande largada e abriu distância sobre Cazadini, porém, a motocicleta de Mariana apresentou problemas e o desempenho de seu equipamento diminuiu, deixando a liderança livre para a adversária.
Mesmo com problemas, Mariana administrou a situação e terminou a bateria em segundo. Iris Stefanie foi a terceira colocada, Ana Paula de Souza a quarta e Juliana Alcici fechou o pódio da categoria feminina. A paulista Stefany Serrão, única competidora com chances de tomar o título da adversária, não disputou a prova.
Mesmo com problemas na moto Mariana Balbi ficou com o segundo lugar e garantiu o título 2015.
Intermediária
Diogo Malheiros faturou o título da categoria intermediária após terminar a corrida em terceiro, administrando a prova em Itabirito. Com 20 pontos de vantagem na tabela de classificação, Malheiro precisava de apenas 6 pontos para levar o título e poderia chegar até em 15º lugar na prova que ainda assim levaria o troféu.
Após uma largada perfeita e abrir vantagem nas primeiras curvas, Malheiro sofreu uma queda, mas se recuperou para permanecer no pódio. Phelipe de Pinho assumiu a liderança da corrida e venceu, seguido por Reginaldo Ribeiro, o vice-campeão. Diogo Malheiro fechou a temporada com 95 pontos e o vice-campeonato ficou com Reginaldo Ribeiro com 77. Philipe de Pinho terminou em terceiro, com 50.
MX4
Willian Guimarães, que assumiu a liderança do campeonato da categoria na segunda etapa, em Ibirité, confirmou o favoritismo e faturou o título da MX4. Ele, que foi o mais rápido dos treinos classificatórios, disputava o título com mais três pilotos, Vagner Lachi, Hudson Olegário e Walter Tardin.
Guimarães tomou a liderança da prova ainda no holeshot, não deu chances para Tardin se aproximar durante a corrida e venceu a etapa final da Copa. Os dois primeiros terminaram a corrida com boa vantagem sobre os adversários. No campeonato, Guimarães ficou com 97 pontos, Tardin e Olegário ficaram empatados com 71, mas Tardin, com dois segundos lugares na temporada, levou a melhor nos critérios de desempate.
Júnior
Enzo Lopes dominou de ponta a ponta a prova da MX Júnior e não deu nenhuma chance aos adversários. Numa tocada agressiva e abusando das entortadas, o piloto gaúcho garantiu o título da MX Júnior, vencendo com ampla vantagem sobre os rivais, quase 30 segundos à frente do segundo colocado.
As disputas pelas demais posições foram intensas. João Victor Cintra, José Brayan e Frederico Spagnol brigaram pela segunda colocação da prova. Brayan terminou a disputa em segundo, seguido por Spagnol e Cintra. Leonardo de Almeida completou o pódio da Júnior, com a quinta colocação.
50cc
O título da categoria foi um dos mais disputados da etapa. Gustavo Abrahão e Bruno Ferreira estavam separados por apenas cinco pontos na disputa do campeonato da 50cc. Nos treinos classificatórios, Abrahão terminou na dianteira por uma diferença mínima sobre Felipe de Menezes, 0.082s. Adversário direto de Abrahão, Ferreira fez o quarto tempo na sessão.
Na corrida, o goiano Felipe de Menezes liderou de ponta a ponta, deixando que os rivais pelo caneco lutassem pelo título na pista. Bruno Ferreira terminou em segundo, mas não conseguiu retirar os pontos necessários para tirar o título de Gustavo Abrahão, que finalizou a prova em terceiro e o campeonato com 92 pontos, três a mais que Bruno Ferreira. Bernardo Eto foi o quarto e Gustavo Rodrigues o quinto na etapa.
Nacional
Para Ismael Rojas e Gabriel Montagner só a vitória em Itabirito interessava na luta pelo título da Nacional. Rojas venceu a prova da categoria e conquistou o campeonato. Anderson Amaral fez o holeshot e liderou por sete voltas. Porém, pressionado por Rojas, perdeu a liderança da etapa e terminou na segunda colocação.
Gabriel Montagner, que vinha em terceiro em busca dos líderes, caiu na oitava volta e se distanciou da briga pelo campeonato. O piloto caiu para o sétimo lugar na corrida, mas, mesmo com a moto um pouco danificada pela queda, terminou a bateria na quarta colocação, atrás de José Ronaldo, o terceiro. Maicon Rosa fechou o pódio na quinta posição.
Confiram ao vídeo com os melhores momentos do sábado pela nossa produtora, ADS Productions:
Provas do domingo –


O paulista Hector Assunção venceu com superioridade a bateria da Superfinal seguido pelo piloto belo-horizontino, que fez corrida agressiva para terminar à frente do adversário direto pelo título. Ramos havia chegado à etapa final com 61 pontos na classificação, contra 60 de Balbi.

Porém, o piloto mineiro controlou o ritmo, aguardando as investidas do adversário que o acompanhava, mas que não efetuava o ataque decisivo. Somente nas últimas voltas, Jean Ramos teve mais ação, contudo, Balbi segurou o oponente para faturar a segunda colocação da prova e o título de 2015.

Ditando ritmo forte, o paranaense liderou mais da metade da prova. Porém, passou a ser pressionado por Antônio Jorge Balbi, que assumiu a liderança na 17ª volta e não a largou mais. Balbi abriu vantagem sobre o adversário, que controlou a segunda colocação para levar o título da categoria. O inglês Adam Chatfield terminou a prova em terceiro e com o vice-campeonato. Rafael Faria foi o quarto, seguido por Marcello Lima “Ratinho”.
Jean Ramos foi o grande campeão da MX1.

Fabinho Santos tomou as posições de Enzo Lopes, Dudu Lima e ultrapassou o líder Caio Lopes na parte final da prova. Caio sofreu uma queda e a vice-liderança passou a ser disputada por Dudu Lima e Enzo Lopes. Dudu resistiu à pressão do rival e conquistou o segundo lugar na etapa. Anderson Amaral terminou em quarto lugar e Caio Lopes fechou a prova em quinto.
Anderson apresentou problemas na moto, que o fez perder ritmo e posições. Numa grande jogada, Caio Lopes deixou Enzo Lopes e Anderson para trás no final da subida e tomou a ponta. Enquanto isso, Fabinho Santos também se recuperou e entrou definitivamente na briga pela vitória.
Dudu Lima fechou como campeão 2015 e Enzo foi o vice na MX2

Mariana Balbi assegurou o tricampeonato da MX3 na Copa Pro Tork Minas Gerais de Motocross neste domingo com o terceiro lugar conquistado na MX3. A piloto mineira, que faturou o título da MXF no sábado, administrou o ritmo na última etapa para ficar com o troféu da temporada 2015.

Willian Guimarães levou a melhor nos treinos classificatórios e liderou a bateria de ponta a ponta para chegar ao lugar mais alto do pódio. Mariana Balbi terminou a primeira volta na quinta colocação e rapidamente buscou a recuperação na prova. Walter Tardin terminou a bateria com o segundo lugar, Anderson de Souza finalizou a prova atrás de Mariana Balbi e Diogo Otaviano fechou o pódio.

Renato Paz conquistou o título da categoria com 88 pontos, seguido por Renan Goto com 81. Na bateria, Goto fez o holeshot e permaneceu na liderança da prova até a quarta volta, quando foi ultrapassado por Leonardo de Almeida, que não largou mais a liderança.

Renato Paz, que vinha em terceiro durante a bateria foi ultrapassado por Joaquim Neto e caiu para a quarta colocação, terminando a etapa nesta colocação. Iuri Beltrão fechou o pódio da categoria e finalizou a temporada em terceiro lugar, com 60 pontos. Davi Martins foi o quarto com 56 e Joaquim Neto o quinto, com 46.

Na 65 cc a disputa pelo título ofereceu emoções até as últimas curvas. O goiano Marcello Leodorico faturou o título de forma dramática com o quarto lugar na prova. Carlos Eduardo “Dadal” foi o mais rápido na sessão classificatória, à frente de José Antonio Filho e do líder da temporada, Marcello Leodorico, e venceu a bateria com sobras.
O vencedor da bateria chegou a ter o título nas mãos e o faturaria pelos critérios de desempate caso Leodorico terminasse a etapa em quinto lugar. Porém, Leodorico conseguiu permanecer à frente de Fellipe Souza para finalizar na quarta colocação. José Antonio Filho foi o segundo colocado e Caique Yoshihide o terceiro.
Confiram o vídeo da ADS Productions com os melhores momentos do domingo:
A família Cassios Racing, em nome de todos seus parceiros e patrocinadores, agradecem a presença de todos nas etapas de 2015 e desejam um Feliz Natal e 2016 repleto de disputas e emoções no quarto ano da Copa Pro Tork Minas Gerais de Motocross.
O GP cidade de Itabirito contou com o patrocínio da Pro Tork, NOS Energy Drink e Supermercados BH. Co-patrocínio da X11, Scud, Ingá, Motul, Edgers Racing e Arcata. Apoio Prefeitura de Itabirito, TV Globo Minas, 98fm, jornais O Tempo e Super Notícia. Supervisão da Federação de Motociclismo do Estado de Minas Gerais e organização do Moto Clube Cassios Racing.
– Resultados provas do Sábado
MXF
1 #222 Marcely Cazadini
2 #81 Mariana Balbi
3 #119 Iris Stafanie Vieira
4 #404 Ana Paula de Souza
5 #659 Juliana Alcici
MX4
1 #21 Willian Guimarães
2 #125 Walter Tardin
3 #75 Hudson Olegário
4 #147 Evaristo Lemos
5 #22 Sandro Ignacchi
Júnior
1 #16 Enzo Lopes
2 #31 José Bryan Soares
3 #61 Frederico Spagnol
4 #258 João Victor Cintra
5 #62 Leonardo de Almeida
Intermediária
1 #54 Philipe de Pinho
2 #411 Reginaldo Ribeiro
3 #88 Diogo Malheiro
4 #221 Rodinaldo Lemos
5 #659 Danilo Veltroni
Nacional
1 #127 Ismael Rojas
2 #111 Gustavo Amaral
3 #61 José Ronaldo
4 #303 Gabriel Montagner
5 #411 Maicon Rosa
50cc
1 #160 Felipe de Menezes
2 #34 Bruno Ferreira
3 #22 Gustavo Abrahão
4 #3 Bernardo Eto
5 #55 Gustavo Rodrigues
– Resultados Campeonato provas do sábado
Intermediária
1 #88 Diogo Malheiro 95 pontos
2 #411 Reginaldo Ribeiro 77
3 #54 Philipe de Pinho Ferreira 50
4 #110 Diego Clayton dos Reis 43
5 #585 Thiago Farias 39
MXF
1 #81 Mariana Balbi 97pontos
2 #29 Stefany Serrao 66
3 #222 Marcely Cazadini 63
4 #2 Lays Cazadini 54
5 #119 Iris Stefanie Vieira 48
MX4
1 #21 Willian Guimarães 97 pontos
2 #125 Walter Tardin 71
3 #75 Hudson Olegário 71
4 #731 Vagner Lachi 56
5 #15 Dario de Oliveira Jr. 50
50cc
1 #22 Gustavo Abrahao 92 pontos
2 #34 Bruno Ferreira 89
3 #55 Gustavo Rodrigues 76
4 #45 Gustavo Lima 60
5 #25 Guilherme Lima 58
Nacional
1 #127 Ismael Rojas 97 pontos
2 #303 Gabriel Montagner 87
3 #629 Bruno Vinícius 63
4 #35 Leonardo Lima 51
5 #411 Maicon Rosa 49
Júnior
1 #16 Enzo Lopes 95 pontos
2 #61 Frederico Spagnol 76
3 #7 Pedro Bueno 62
4 #258 João Victor Cintra 48
5 #119 Gabriel Lucas 46
_____________________________________
Texto: Ana Cláudia Ulhôa | Comentários: Tiago Lopes
Fotos: Tiago Lopes