Finalmente começou a temporada 2016 do campeonato Mundial de Motocross, e na primeira etapa, no Catar, a grande surpresa foi a dupla vitória do estreante da categoria MXGP, Tim Gajser (Honda), campeão da temporada passada na MX2.
Em segundo na geral ficou o atual campeão da categoria, Romain Febvre (Yamaha), com seus terceiro e segundo lugares, seguido por Evgeny Bobryshev (Honda), com seus segundo e terceiro lugares nas provas, Jeremy Van Horebeek (Yamaha) e fechando os cinco primeiros Antonio Cairoli (KTM), com seus sexto e quinto lugares. Gajser lidera com oito pontos de vantagem sobre Febvre.
Outros favoritos ao título da temporada não foram bem nesta abertura, com Gautier Paulin (Honda) na 16a. posição, depois de não marcar pontos na segunda prova, Nax Magl (Husqvarna), que até a metade da temporada passada liderou a categoria, mas acabou se lesionando e dando adeus ao título, fico na 10a. posição, o ex-campeão mundial, Ben Townley (Suzuki), marcou a 11a. colocação.
Clement Desalle (Kawasaki) que competiu lesionado, não passou da penúltima posição (vigésima).
Na MX2 nenhuma surpresa, pois o favorito, Jeffrey Herlings (KTM) venceu as duas baterias. Dylan Ferrandis (Kawasaki) foi segundo na geral com seus dois segundos lugares, seguido por Pauls Jonass (KTM), Jeremy Seewer (Suzuki) e Brent Van doninck (Yamaha).
Confira o vídeo com os melhores momentos da etapa:
Resultados MXGP e MX2: