Aconteceu nos últimos dias 20 e 21 de setembro a 4ª etapa da Copa Minas Gerais de Motocross, realizada na cidade de Itabirito na região metropolitana da capital mineira, terra do idealizador da Copa, Cassio Marques, que se mostrou muito feliz por poder levar o seu sonho pela primeira vez para o quintal de casa!
Como de costume a festa foi daquele jeito, estrutura de ponta, internet grátis para todo cidadão que estivesse presente portando da tecnologia do wi-fi, onde podiam além de utilizar do serviço de internet, interagir ao vivo na transmissão com a equipe de locução, simplesmente demais! Praças de alimentação cobertas, amplas e com mesas e cadeiras, arquibancadas, banheiros, área de camping e uma pista que mais uma vez se superou, como costumo fazer, andei pelos boxes nos intervalos colhendo os comentários e ao invés de dar a minha opinião vou repassar o que ouvi dos pilotos presentes num resumo geral: pista sensacional, essa foi a melhor até agora o Cassios está se superando, mais nesse traçado e nesse terreno ele acertou a mão, os saltos estão perfeitos e está um “tesão” para acelerar, simplesmente SHOW. Foi o que ouvi de 99% dos pilotos que conversei desde os prós até os mais iniciantes!
Mais uma vez um mar de gente rodeou todo a área da pista.
Vamos para as corridas a começar pela primeira bateria do dia.
A primeira categoria do dia a MX2 teve sua primeira bateria disputadíssima, com a ausência dos pilotos oficiais devido a coincidência de datas com o Brasileiro, porém, outros pilotos profissionais e pilotos revelações do motociclismo nacional deram o sangue para mostrar serviço e tentar avançar na tabela rumo ao título desse importante campeonato. Fabio Santos largou na ponta mas com uma forte pressão de Dudu Lima durante toda primeira bateria o jovem de Jarinu, acelerou muito e mostrou que está pronto para andar com os tops da MX2 no país, mas a experiência de Dudu Lima sobressaiu e na penúltima curva da última volta Dudu deu o bote certeiro e deixou Fabio na 2ª colocação com Endrews Armstong que fez uma corrida bem constante em 3º, na 4ª colocação ficou Caio Lopes que largou em 7º e se recuperou até a 4ª colocação, Gabriel “Tomatinho” também não fez boa largada e teve que vim de trás fazendo várias ultrapassagens para concluir a primeira bateria com a 5ª colocação.
Na 2ª bateria o resultado foi praticamente o mesmo porém com acontecimentos diferenciados, dessa vez Dudu saiu na ponta, chegou até a sofrer uma leve pressão de Fabio no início, que por sua vez errou logo na segunda volta e caiu para terceira colocação. No decorrer da prova Endrews também errou e Fabio que já vinha muito forte se recuperando apenas assumiu a 2ª colocação, Endrews ainda garantiu o 3º. Em 4º lugar Gabriel Tomatinho que largou melhor e conseguiu andar mais junto do pelotão da frente dessa vez, já Caio veio do fundo se recuperando para fechar no 5º posto.
Eduardo Lima saiu vencedor e segue para final como líder do ranking na categoria.
Confiram o resultado geral MX2:
1º #2 Eduardo Lima “Dudu”
2º #987 Fabinho Santos
3º #112 Endrews Armstrong
4º #119 Gabriel Lucas
5º #134 Caio Lopes
Vídeos das 2 baterias:
Para firmar o nome da família Lima como grande destaque do GP Itabirito, Ratinho Lima entrou focado para grande disputa da MX1, sem a presença de alguns grandes representantes, porém com a participação de outros, como o norte americano Kevin Rookstool e o Venezuelano que também compete nos EUA, Carlos Badiali que juntos de Machito, Pipo Castro e muitos outros proporcionaram um verdadeiro espetáculo para o público que não deixou sobrar espaço nas arquibancadas.
Assim como na MX2 a MX1 na Copa Minas Gerais é disputada em duas baterias, na primeira o gringo Rookstool que corre pela equipe Honda largou na frente mas teve com ele Ratinho colado o tempo todo, logo atrás vinham, Machito, Badiali e Pipo. Após uma boa insistência Ratinho conseguiu ultrapassar Rookstool e assumiu a ponta empurrado pelo público que lotava o recinto atrás do norte americano vieram os Venezuelanos, Humberto Martin, Carlos Badiali e o Catarinense Pipo Castro fechando os 5 mais rápidos.
Já na 2ª bateria Machito veio muito focado conseguindo sair de ponta e administrar uma boa vantagem até que aos 70% da corrida errou em um salto e se ejetou da moto o que danificou sua moto por inteiro e por sorte o atleta não se machucou gravemente, mesmo com tamanho susto, Machito voltou a pista com a moto toda torcida e finalizou com a 7ª colocação o suficiente para subir no pódio em 5º lugar, assumindo a liderança do ranking. Ratinho dessa vez também sofreu uma queda mas voltou a tempo de brigar pelas primeiras colocações e garantiu um terceiro lugar vencendo a etapa no geral. O Venezuelano “americanizado” Carlos Badiali venceu sua primeira prova em terras tupiniquins, Pipo Castro foi o 4º colocado e Gabriel Montagner fechou os 5 primeiros.
Confiram o resultado geral da MX1:
1º #5 Marcello Lima “Ratinho”
2º #122 Kevin Rookstool
3º #22 Carlos Badiali
4º #8 Pipo Castro
5º #101 Humberto Martin
Vídeos das 2 baterias:
Público e familiares sempre simpáticos e alegres nos boxes e bastidores da Copa Minas Gerais.
Na MX3, categoria dos pilotos acima de 30 anos e livre para mulheres o reino foi delas, mesmo com uma excelente largada de André Stocovich, Mariana e Stefany vieram muito forte e colocaram pressão pra cima do “Stoco” que bem que tentou representar, mas não foi fácil segurar as meninas, Mariana assumiu a ponta e em sequência Stefany ficou com o 2º lugar deixando André no 3º posto. Em 4º ficou o mineiro Yuri Moreira e após uma boa corrida ultrapassando Ney Marcolin na última volta o piloto local Rodrigo Senem garantiu o pódio para cidade na 5ª colocação!
Confiram o resultado:
1º #81 Mariana Balbi
2º #29 Stefany Serrão
3º #27 André Stocovich
4º #40 Yuri Moreira
5º #216 Rodrigo Senem
Vídeo da bateria:
Finalmente Dadal, depois de algumas provas de azar o talentoso menino virou a casaca no GP Itabirito largando de ponta e fazendo barba, cabelo e bigode.
Rafael Ribeiro, o segundo colocado, tentou perseguir o adversário de todas as maneiras, mas finalizou a prova com o segundo lugar e assume a liderança da categoria, empatado com Joaquim Neto, quinto colocado na etapa, com 80 pontos. Diogo Moreira foi o terceiro e João Pedro o quarto.
Confiram o resultado:
1º #77 Carlos Eduardo “Dadalzinho”
2º #99 Rafael Ribeiro
3º #2 Diogo Moreira
4º #221 João Pedro
5º #11 Joaquim Neto
Vídeo da Bateria:
Autoridades e responsáveis pela festa acontecer em Itabirito.
Na 85cc, Yuri Campello fez uma prova de recuperação saindo da última posição até vencer e chegar à vice-liderança da categoria, com chances de brigar pelo título na última etapa. A largada foi tumultuada, com três pilotos caindo na primeira curva. Marcus Henrique saiu na frente e permaneceu na ponta por algumas voltas, até ser ultrapassado por Campello. Matheus Corradini chegou na briga e tomou a vice-liderança de Henrique, que terminou no terceiro lugar. David Martins e Rafael Ribeiro fecharam o pódio na quarta e quinta posições, respectivamente.
Confiram o resultado:
1º #818 Yuri Campello
2º #7 Matheus Coradini
3º #92 Marcus Henrique
4º #34 David Martins
5º #9 Rafael Ribeiro
Vídeo da bateria:
Duas participações internacionais inéditas aconteceram no GP Itabirito, com a moto #22 o Venezuelano que mora e compete nos EUA Carlos Badiali que em sua primeira prova no Brasil já venceu uma bateria da MX1 e a Super Final e na moto #122 o norte americano Kevin Rookstool que compete pela equipe oficial Honda.
Na prova extra do dia, a Superfinal SCUD, com os melhores colocados da MX1 e MX2, a vitória ficou nas mãos do venezuelano Carlos Badiali. Kevin Rookstool e Marcello “Ratinho” Lima, que duelavam pela liderança da bateria, se envolveram num incidente e Badiali aproveitou o momento para terminar com a vitória em Itabirito. Endrews Armstrong foi o quarto colocado e o português Luiz Oliveira fechou o pódio.
Confiram os resultados:
1º #22 Carlos Badiali
2º #122 Kevin Rookstool
3º #2 Dudu Lima
4º #112 Endrews Armstrong
5º #31 Luiz Oliveira
Vídeo da bateria:
Confiram os resultados, vídeos e fotos das provas do sábado no GP Itabirito CLICANDO AQUI
O GP cidade de Itabirito tem o patrocínio da X11, Scud e Arcata. Apoio Prefeitura de Itabirito, Edgers Racing, TV Globo Minas, 98fm, jornais O Tempo e Super Notícia. Supervisão da Federação de Motociclismo do Estado de Minas Gerais e organização do Moto Clube Cassios Racing.
Texto e Fotos: Tiago Lopes – Show Radical
Apreciem todas as fotos do dia do domingo
[Best_Wordpress_Gallery id=”6″ gal_title=”GP Itabirito | Copa MG MX | Domingo”]