Jett Lawrence, do time Honda HRC, está de volta ao degrau mais alto do pódio com uma vitória no geral do Playoff 2 do Campeonato Mundial de SuperMotocross no Chicagoland Speedway. A vitória de Lawrence veio por meio dos resultaods de 1º e 2º nas duas baterias do evento.

A pista criada exclusivamente dentro do Chicagoland Speedway era longa, rápida e acidentada. A segunda pista do Campeonato Mundial de SuperMotocross desafiou os pilotos e equipes na primeira corrida pós-temporada do esporte. Crédito da foto: Feld Motor Sports, Inc.
Ken Roczen, da Progressive Insurance ECSTAR Suzuki, conquistou um emocionante segundo lugar geral poucos dias após o nascimento de seu segundo filho; a vitória levou Roczen ao terceiro lugar em pontos, com caminho claro para vencer o campeonato no próximo fim de semana. Chase Sexton, do time Honda HRC, conquistou o terceiro lugar geral na pista de SuperMotocross de alta velocidade que se estendia pela famosa pista de carros. Na classe 250, Hunter Lawrence, da Team Honda HRC, estava de volta ao topo, vencendo as duas baterias e recuperando a liderança dos pontos da classe 250.

Jett Lawrence parecia em casa na pista que favorecia a técnica do motocross em detrimento da sutileza do Supercross. Crédito da foto: Feld Motor Sports, Inc.
Jett Lawrence saiu na frente na primeira bateria da classe 450 com Justin Barcia, da Troy Lee Designs Red Bull GASGAS Factory Racing, Sexton, Phil Nicoletti da Muc-Off FXR ClubMX Yamaha e Dylan Ferrandis da Monster Energy Yamaha Star Racing logo atrás. Sexton, vencedor das duas baterias no Playoff 1, rapidamente atacou para assumir a liderança, mas Lawrence manteve sua posição. Pouco antes de cinco minutos terminarem no cronômetro da corrida, Sexton cometeu um pequeno erro ao sair de uma das curvas na areia; isso foi o suficiente para Lawrence passar e abrir vantagem. Os dois companheiros de equipe da Honda fizeram tempos de volta semelhantes, cada um adotando uma abordagem de configuração diferente para suas motos de corrida. Sexton estava usando uma suspensão rígida no estilo Supercross e Lawrence usava sua suspensão estilo motocross mais compatível. A diferença demonstrou o desafio de todas as equipes em encontrar uma configuração da moto ideal para a pista SMX personalizada. Pouco depois dos cinco minutos dos 20 minutos mais uma volta de corrida, Ken Roczen assumiu o terceiro lugar de Barcia em uma emocionante ida e volta que fez os pilotos trocarem a liderança várias vezes em várias seções. O grupo da frente parecia praticamente resolvido naquele momento, mas Aaron Plessinger, da Red Bull KTM, estava em movimento depois de uma má largada que o deixou fora dos dez primeiros no início da corrida. Plessinger alcançou a sexta colocação com pouco mais de seis minutos e atacou Ferrandis. Na última volta, Plessinger passa para o quinto lugar. Na bandeira quadriculada estavam Lawrence, Sexton, Roczen, Barcia e depois Plessinger.
A segunda bateria da classe 450 saiu da linha e o veterano da corrida Nicoletti agarrou o tiro e liderou Barcia, Lawrence, Sexton e Roczen. Lawrence e Roczen estavam em movimento na primeira volta. Lawrence assumiu a liderança de Nicoletti antes de um minuto e meio terminar no cronômetro de corrida. Roczen ultrapassou Nicoletti quarenta segundos depois e passou direto no para-lama traseiro de Lawrence e pressionou pela liderança. Sexton ficou em terceiro lugar, mas a batalha estava fora de alcance, já que o ritmo de Lawrence e Roczen levou os dois primeiros a uma corrida própria. Atrás de Sexton, Cooper Webb, da Monster Energy Yamaha Star Racing, alcançou o quarto lugar com Ferrandis logo atrás. Ao longo da corrida, Roczen recuava dois segundos, depois dava um empurrão e voltava para Lawrence. Faltando pouco mais de oito minutos para o final da corrida, Plessinger passou para o quarto lugar e o grupo da frente parecia resolvido. Mas nas últimas voltas Roczen voltou a diminuir a diferença e pressionou Lawrence. Faltando pouco mais de um minuto para o final, Lawrence acenou para Roczen passar, abrindo mão da liderança, mas também eliminando a pressão. Os fãs suspeitaram de um problema mecânico, mas Lawrence explicou mais tarde que foi uma tentativa de ajudar Roczen a terminar à frente de Sexton no resultado geral; foi uma estratégia para ganhar o máximo de pontos sobre o líder da série, Sexton. Roczen abriu uma vantagem confortável enquanto Lawrence mantinha a liderança sobre Sexton. Lawrence conquistou a vitória geral e Roczen terminou em segundo lugar geral, com Chase em terceiro. No entanto, a estratégia de corrida não convencional de Lawrence não teve impacto na ordem geral de chegada. Indo para a final no próximo fim de semana, que paga o triplo de pontos, Sexton está à frente de Lawrence por apenas dois pontos e Roczen está em terceiro, a apenas dez pontos do primeiro lugar. Isso cria uma final do tipo ‘o vencedor leva tudo’ entre Lawrence e Sexton, com Roczen posicionado para levar o campeonato se vencer a final e Sexton não conseguir terminar em segundo.
Assista os melhores momentos das 450cc:
Hunter Lawrence recuperou a liderança de 250 pontos da classe com fortes pontuações de 1-1 na moto para vencer no Chicagoland Speedway.

Quando o portão caiu para a primeira bateria, Haiden Deegan, da Monster Energy Yamaha Star Racing, da classe 250, disparou para a liderança, à frente de Tom Vialle, da Red Bull KTM, Hunter Lawrence e Jo Shimoda, da Monster Energy Pro Circuit Kawasaki. Shimoda, vencedor do Playoff 1, parecia agressivo indo atrás do terceiro, mas Lawrence o segurou. Na primeira volta da moto de 20 minutos mais uma volta, Lawrence avançou sobre Vialle para assumir o segundo lugar, ao mesmo tempo em que RJ Hampshire, da Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing, contornou Shimoda para empurrá-lo de volta para o quarto lugar. Durante a primeira metade da corrida, todos os olhos estavam voltados para a diferença flutuante entre Deegan na liderança e Lawrence na perseguição; cresceu e apertou entre 1,3 a 2,2 segundos. Aos sete minutos de corrida, Shimoda aumentou a sua agressividade e recuperou o quarto lugar. Treze minutos de corrida, Lawrence subiu no volante de Deegan em uma tentativa de assumir a liderança. Um minuto depois, Deegan cometeu um erro em uma das curvas profundas da pista e não conseguiu pular a linha de chegada em dobro. Lawrence passou voando e logo depois abriu uma pequena brecha para Deegan. Com 2:15 restantes no cronômetro de corrida, Shimoda passou por Vialle e voltou sua atenção para Deegan. O piloto japonês deu voltas emocionantes e aproveitou o impulso de uma linha externa para ultrapassar Deegan. Shimoda voltou sua atenção para Lawrence, que tinha dois segundos de vantagem na bandeira branca. Shimoda rapidamente diminuiu a diferença e acertou no pneu traseiro de Lawrence. Então Shimoda levou um forte solavanco em um sulco externo com um gancho afiado. Shimoda mordeu a língua e cortou o queixo no guidão; e então ele reduziu seu ataque da última volta. Lawrence conquistou a vitória na moto, Shimoda passou para segundo e Deegan manteve-se em terceiro.
A segunda moto da classe 250 proporcionou ainda mais emoção. Justin Cooper, da Monster Energy Yamaha Star Racing, acertou em cheio com Shimoda, Lawrence, Ryder DiFrancesco da Monster Energy Pro Circuit Kawasaki e Hampshire a reboque. Logo na primeira volta, Lawrence ultrapassou Shimoda em uma curva, apenas para ser ultrapassado por Shimoda em um contra-ataque imediato. Shimoda voltou sua atenção para Cooper e quatro minutos e meio de corrida Shimoda assumiu a liderança enquanto Lawrence estava em terceiro e Deegan em quarto. Um minuto depois, Lawrence ultrapassou Cooper momentaneamente, mas foi necessária mais uma volta de corrida para garantir a vaga. Lawrence agora sentou-se apenas um segundo atrás; entre ele e Shimoda, o vencedor da moto levaria o evento geral e o bônus de vitória na corrida de $ 50.000. Vialle deu um forte impulso e subiu para o terceiro lugar faltando oito minutos e meio para o final da corrida. Mas Vialle quebrou a alavanca de câmbio e, com a moto presa na segunda marcha, estava fora da busca pela vitória na corrida. A menos de cinco minutos do fim, a batalha pela liderança tomou um rumo dramático quando Shimoda sentiu algo errado com a sua moto. Mais tarde, ele disse que diminuiu o ritmo para aliviar o estresse da moto e garantir a finalização. Lawrence rodou suavemente até a bandeira quadriculada, a vitória da moto e, com isso, a vitória geral também. A vitória devolveu a Lawrence a liderança de pontos na final do Campeonato Mundial de SuperMotocross no próximo fim de semana.
Carson Wood conquistou a vitória na dramática corrida Supermini World All-Stars de 112cc.

No meio do evento, o Evento Principal Supermini World All-Stars abriu as portas para os melhores pilotos com idades entre 12 e 16 anos a bordo de motos de corrida de 112 cc. Carson Wood, da Monster Energy Team Green Kawasaki, acertou em cheio com Benjamin Moya, da MTF Ogio Dunlop, Darren Pine, da B’s Moto Lab JM Racing, e Vincent Wey, da Husqvarna Answer Racing, à frente do grupo gritante de motos de corrida de dois tempos. Wey passou para terceiro em menos de um minuto da corrida de oito minutos mais uma volta. A batalha foi acirrada e o piloto que mais progrediu foi Max Shane, do Fasthouse X Hot Wheel. No meio da corrida, Shane assumiu o segundo lugar. No final da corrida, Wey fez uma grande dobradinha e caiu no pouso, derrubando Seth Dennis, da KTM Orange Brigade, que estava logo atrás dele. Faltando menos de um minuto para o fim do cronômetro da corrida, Wood manteve o controle da corrida com uma vantagem confortável. Na bandeira quadriculada, os finalistas do pódio foram Woods, Shane e Moya, com Dennis se recuperando bem da queda para terminar em quarto.
A temporada inaugural do Campeonato Mundial de SuperMotocross termina e coroa dois campeões no próximo fim de semana, 23 de setembro, no Los Angeles Memorial Coliseum, em Los Angeles, Califórnia evento que contará com a cobertura completa do site Show Radical. A final do Campeonato Mundial de SuperMotocross distribuirá pontos triplos pelas posições finais para pesar o evento final do ano como o mais significativo. As bolsas são as maiores da história do esporte, incluindo um bônus de US$ 1.000.000 para o campeão da classe 450 e US$ 500.000 para o campeão da classe 250. Cada posição paga mais do que qualquer outra série em corridas off-road de duas rodas como parte da bolsa total de US$ 10.000.000 para 2023.
Pódio da classe 450 (pilotos da esquerda para a direita) Ken Roczen, Jett Lawrence e Chase Sexton. Crédito da foto: Feld Motor Sports, Inc.
Resultados do Playoff 2 do 450SMX
- Jett Lawrence, Austrália, Honda (1-2)
- Ken Roczen, Clermont, Flórida, Suzuki (3-1)
- Chase Sexton, LaMoille, IL., Honda (2-3)
- Aaron Plessinger, Hamilton, Ohio, KTM (5-4)
- Dylan Ferrandis, Bedarrides, França, Yamaha (6-5)
- Justin Barcia, Greenville, Flórida, GASGAS (4-10)
- Cooper Webb, Newport, NC, Yamaha (8-7)
- Phillip Nicoletti, Bethal, NY, Yamaha (7-9)
- Jason Anderson, Rio Rancho, N.Mex., Kawasaki (13-6)
- Colt Nichols, Muskogee, OK, Kawasaki (12-8)
Classificação do campeonato da classe 450SMX
- Chase Sexton, LaMoille, IL., Honda (90)
- Jett Lawrence, Austrália, Honda (88)
- Ken Roczen, Clermont, Flórida Suzuki (80)
- Aaron Plessinger, Hamilton, Ohio, KTM (74)
- Dylan Ferrandis, Bedarrides, França, Yamaha (71)
- Cooper Webb, Newport, NC, Yamaha (60)
- Justin Barcia, Greenville, Flórida, GASGAS (59)
- Jason Anderson, Rio Rancho, N.Mex., Kawasaki (58)
- Garrett Marchbanks, Coalville, Utah, Yamaha (44)
- Adam Cianciarulo, Murrieta, Califórnia, Kawasaki (42)
Resultados do Playoff 2 de 250 SMX
- Hunter Lawrence, Austrália, Honda (1-1)
- Jo Shimoda, Suzuka, Japão, Kawasaki (2-2)
- Haiden Deegan, Temecula, Califórnia, Yamaha (3-3)
- RJ Hampshire, Wesley Chapel, Flórida, Husqvarna (5-4)
- Maximus Vohland, Granite Bay, Califórnia, KTM (8-5)
- Jordon Smith, Belmont, NC, Yamaha (10-8)
- Seth Hammaker, Bainbridge, Pensilvânia, Kawasaki (9-9)
- Cozinha Levi, Washougal, Wash., Yamaha (6-12)
- Ryder DiFrancesco, Bakersfield, Califórnia, Kawasaki (12-7)
- Jalek Swoll, Belleview, Flórida, Husqvarna (7-13)
Classificação do campeonato da classe 250SMX
- Hunter Lawrence, Austrália, Honda (89)
- Jo Shimoda, Suzuka, Japão, Kawasaki (86)
- Haiden Deegan, Temecula, Califórnia, Yamaha (82)
- Cozinha Levi, Washougal, Wash., Yamaha (63)
- RJ Hampshire, Wesley Chapel, Flórida, Husqvarna (62)
- Jordon Smith, Belmont, NC, Yamaha (62)
- Maximus Vohland, Granite Bay, Califórnia, KTM (59)
- Tom Vialle, França, KTM (54)
- Ryder DiFrancesco, Bakersfield, Califórnia, Kawasaki (54)
- Seth Hammaker, Bainbridge, Pensilvânia, Kawasaki (49)
Resultados SMX Supermini World All Stars
- Carson Wood, Zephyrhills, Flórida, Kawasaki
- Max Shane, Oceanside, Califórnia, KTM
- Benjamin Moya, Santiago, Chile, GASGAS
- Seth Dennis, Brooksville, Flórida, KTM
- Logan Mortberg, Pierson, Flórida, KTM
- Darren Pine, Montgomery, Texas, GASGAS
- Jayce Wolf, Franklin, Wisconsin, KTM
- Wyatt Duff, Lexington, Kentucky, KTM
- Carson Millikan, Surpresa, Arizona, KTM
- Kane Bollasina St.