O Monster Energy Cup é a prova que oferece o maior prêmio de vitória, 1 milhão de dólares para o piloto que vencer as três provas da noite. Na sua primeira edição, Ryan Villopoto foi o grande vencedor, levando para casa a mala com essa “pequena” quantia, sendo o único desde então a realizar este feito, pois os outros vencedores, Justin Barcia e James Stewart não conseguiram esse feito. Falando em Bubba, ele ficou de fora desta prova, mas a nova edição do Monster Energy Cup estava repleta de celebridades, e muitas com suas novas equipes, como Davi Millsaps na Kawasaki, Blake Bagget na Suzuki, Justin Barcia na Yamaha entre outros.
Provas
Na primeira prova vitória de Trey Canard, (Honda), com Justin Hill (KTM) em segundo, Davi Millsaps (Kawasaki) em terceiro, Eli Tomac (Honda) em quarti e Blake Baggett (Suzuki) o quinto colocado. O favorito, Ryan Dungey (KTM) ficou com a oitava posição.
Na prova seguinte, Canard e Millsaps dispuraram a liderança, mas na última volta, o piloto da Kawasaki acabou caindo e Canard venceu novamente, com Hill em segundo, Tomac em terceiro Millsaps quarto e Dungey em quinto.
Canard tinha tudo para tentar vencer a terceira e última prova da noite e levar a bela quantia de 1 milhão de dólares, e na terceira e última prova da noite, ele e Millsaps novamente disputaram a liderança, mas Carnard acabou caindo e dando adeus as suas chances de levar o prêmio milionáiro. A vitória ficou com Millspas, e como Canard terminou na oitava posição, o recém contratado da Kawasaki levou o título da nova edição do Monster Energy Cup.
Na prova Tomac foi segundo, seguido por Dungey, Jason Anderson (Husqvarna) e Malcolm Stewart.
Na geral, primeiro para Millsaps, seguido por Tomac, Canard, Dungey e Stewart.
Classificação geral
1. Davi Millsaps 8pts
2. Eli Tomac 9pts
3. Trey Canard 10pts
4. Ryan Dungey 16pts
5. Malcolm Stewart 21pts
6. Justin Hill 22pts
7. Jason Anderson 26pts
8. Jake Weimer 26pts
9. Justin Barcia 28pts
10. Blake Baggett 34pts
Assistam aos vídeos das baterias: