A prova aconteceu no circuito de Assen, onde os organizadores tiveram que construir a pista com muita areia sobre o asfalto, dificultando a vida dos pilotos. Na MXGP, a vitória da primeira bateria ficou com o britânico Shaun Simpson (KTM), com o francês Gautier Paulin (Honda) em segundo, o russo Evgeny Bobryshev (Honda) em terceiro, o holandês Glenn Coldenhoff (Suzuki) em quarto e o francês Romain Febvre (Yamaha) em quinto. Na segunda bateria, vitória de Febvre, com Coldenhoff em segundo, Simpson em terceiro, Paulin em quarto e Bobryshev em quinto. Com o resultado, Simpson venceu o GP.
“Foi uma prova muito dura, mas nossa equipe conseguiu fazer um grande trabalho e saimos daqui com a vitória.” afirmou Simpson.
Com o resultado, Febvre conquista o título da temporada antecipadamente, em seu ano de estreia na MXGP (450cc) e com uma nova equipe, a Yamaha. Um grande trabalho do piloto e da equipe.
Na MX2 Tim Gajser (Honda) venceu na geral com seus primeiros e segundo lugares, seguido por Max Anstie (Kawasaki), que marcou um nono e primeiro lugares, com Brent Vadonink (Yamaha) em terceiro, Julien Libier (Yamaha) em quarto e Jeremy Seewer (Suzuki) fechando os cincos primeiros na prova. O então líder do campeonato, Pauls Jonass (KTM) ficou com a sexta posição com seus segundo e décimo-terceiro lugares (caiu na largada e teve que passar pelo pit para consertar sua motocicleta), perdendo o primeiro lugar na tabela de pontos para Gajser, que agora é o líder com 13 pontos de vantagem sobre Jonass.
Assista ao vídeo com os melhores momentos da etapa:
Classificação geral
MX2
1.Tim Gajser/Honda – 518
2.Pauls Jonass/KTM – 505
3.Max ANstie/Kawasaki – 474
4.Valentin Guilod/Yamaha – 446
5.Jeremy Seewer/Suzuki – 440
MXGP
1.Romain Febvre/Yamaha – 638
2.Gautier Paulin/Honda – 536
3.Evgeny Bobryshev/Honda – 499
4.Shaun Simpson/KTM – 437
5.Antonio Cairoli/KTM – 416