Bruno Martins garantiu os títulos da Copa EFX e do Brasileiro de Enduro FIM na categoria E4 – Nacional enquanto Michel Cechet também garantiu o Brasileiro da E35
O final de semana de fortes chuvas em Mogi das Cruzes, SP, onde aconteceu a rodada dupla envolvendo a Copa EFX e o Campeonato Brasileiro de Enduro FIM, foi bastante duro com o Zanol Team Rinaldi ASW. Ainda assim, a equipe pôde comemorar de forma antecipada três títulos, um da Copa EFX e dois do Brasileiro. Bruno Martins e sua CRF 230 mostraram mais uma vez o domínio que apresentou desde o início do ano e venceu os dois dias de prova para garantir os dois títulos de forma antecipada. A única prova que Bruno não venceu este ano foi justamente a que não pôde comparecer por questões pessoais. No mais, se mostrou imbatível na categoria destinada às motos nacionais. Michel Cechet, depois de ter sofrido uma forte queda no início da temporada e lesionar o ombro, dedicou-se com afinco à sua recuperação física e passou a dominar a categoria E35. Mesmo tendo descartado os dois dias da primeira etapa, também conseguiu assegurar o título Brasileiro de forma antecipada. Como Michel não disputa a Copa EFX na íntegra, não tinha aspirações ao título.
Ainda assim Felipe Zanol, chefe da equipe, considera que os resultados do time como um todo não foram bons. É preciso reconhecer que Julio Cesar e Rômulo Bottrel, que sofreram graves lesões este ano, especialmente Bottrel, com lesão mais recente, e que realmente resolveu participar desta etapa na base do sacrifício, se esforçaram demais. Da mesma forma, é visível a evolução de Vinicius Musa ao longo da temporada. Por outro lado, como o próprio Zanol não cansa de reforçar, a equipe foi formada para lutar por todos os títulos que disputa e pela liderança geral dos dois eventos, sempre reconhecendo o alto nível técnico das disputas. Mas, incidentes e dedicação à parte, o resultado geral da equipe não agradou o chefe.
Felipe Zanol, chefe da equipe Zanol Team Rinaldi ASW: “Antes de mais nada, precisamos comemorar os títulos antecipados do Bruno e do Michel, que conseguiram dominar suas classes durante toda a temporada. O Bruno foi impressionante este ano na E4 e o Michel deu a volta por cima para conquistar o título da E35 depois que sofreu séria lesão no ombro. Também preciso ressaltar a evolução que o Vinicius está tendo ao longo da temporada na categoria Junior. Neste final de semana ele foi 11º e 8º na geral e 3º e 2º na categoria no sábado e no domingo respectivamente. O Julio, depois do acidente, ainda está em busca do seu melhor ritmo e fez um 8º e um 13º na geral neste final de semana, o que já demonstra em parte sua recuperação. Já o Rômulo tinha a situação mais delicada. Justo ele, que disputava a liderança nos dois eventos, está enfrentando também uma difícil recuperação da fratura, muito mais recente do que a do Julio. Mesmo assim, fez questão de participar da prova para manter vivas as suas chances até o último minuto. Neste ponto, no campeonato Brasileiro ele consegui, já que os pontos que somou evitaram com que seus principais rivais definissem o título de forma antecipada. As chances são mínimas, sabemos, mas enquanto tiver alguma, estaremos na luta. Já na Copa EFX o Adrien já pôde comemorar o título da categoria e nada mais podemos fazer.
A forte chuva que caiu durante o final de semana foi um grande adversário para nossos dois pilotos que ainda se recuperam de lesão, o que dificultou ainda mais a participação deles. Mas, como somos todos exigentes demais aqui na equipe, apesar de toda a dedicação dos meus pilotos e de todos os integrantes do time, mesmo com os títulos, este não foi definitivamente um final de semana de grandes resultados na geral e vimos nossos principais adversários darem importantes passos adiante. Mas, como tanto discutimos internamente, o campeonato só termina quando completamos a última especial. Só desistiremos das chances de título quando a matemática fechar definitivamente a conta e, como tanto o Julio, como o Vinícius e o Rômulo ainda têm, continuaremos lutando com todas as nossas forças.”
Michel Cechet, piloto Zanol Team Rinaldi ASW, Campeão Brasileiro de Enduro FIM cat. E35:“Evidentemente estou muito feliz com a conquista do meu primeiro título Brasileiro. Eu já tinha vários títulos regionais no currículo, mas este é o meu primeiro nacional. Foi um ano difícil, que começou com uma lesão importante no ombro. Tive que pilotar com bastante dor e ter muita cabeça para não cometer outro erro que pudesse agravar a lesão. Felizmente contei com uma grande equipe, que me deu todo o apoio nos momentos mais difíceis. O Zanol Team Rnaldi ASW me entregou uma moto de qualidade, um apoio e uma estrutura de qualidade, que me permitiu alcançar nosso objetivo. Neste final de semana consegui vencer no sábado, mas no domingo eu quis tentar melhorar meu resultado geral, escolhi um traçado diferente e acabei indo conhecer o hospital de Mogi. Felizmente estou bem e já tinha conquistado os pontos suficientes para fechar o campeonato. Agora vou para a ultima etapa mais relaxado, e vou poder ajudar a equipe sem ter que me preocupar com o título.”
Bruno Martins, piloto Zanol Team Rinaldi ASW, Campeão Brasileiro de Enduro FIM e da Copa EFX, cat E4 Nacional: “Quando a temporada começou, procurei dar o meu máximo desde a primeira especial para tentar fechar os campeonatos o mais cedo possível. O enduro é o meu esporte e acho que ainda posso fazer mais. Minha vida profissional e minha carreira de piloto às vezes entram em conflito. Meu trabalho não segue uma rotina normal, mas a que a natureza manda, afinal trabalho plantando e colhendo batatas, e às vezes, na época da colheita, preciso estar presente para que tudo dê certo. Foi o que aconteceu este ano quando precisei faltar em uma das etapas. Precisei usar o meu descarte, mas voltei ainda mais motivado, sabendo que poderia fechar a pontuação aqui. Felizmente conquistei os dois campeonatos neste final de semana e agora podemos pensar nos próximos passos com mais calma.”
Resultados da equipe Zanol Team Rinaldi ASW em Mogi das Cruzes
Copa EFX – Classificação após 5 etapas
Categoria Elite
1º – Adrien Metge – 127 pontos – Campeão 2015
2º – Rômulo Bottrel – Zanol Team Rinaldi ASW – 103 pontos
3º – Ian Blythe – 94 pontos
4º – Michel Cechet – Zanol Team Rinaldi ASW – 65 pontos
5º – Rigor Rico – 56 pontos
6º – Julio Cesar – Zanol Team Rinaldi ASW – 53 pontos
Cat. Ejunior
1º – Vinicius Calafati – 116 pontos
2º – Ronald Santi – 111 pontos
3º – Vinicius Musa – Zanol Team Rinaldi ASW – 110 pontos
Cat. E4 – Nacional
1º – Bruno Batista Martins – Zanol Team Rinaldi ASW – 135 pontos (Campeão 2015)
2º – Luis Fernando Martins – 58 pontos
3º – Vitor Menino – 56 pontos
Campeonato Brasileiro de Enduro FIM – após 10 etapas
Categoria E1 (com 50 pontos em jogo mais os descartes, a categoria ainda está indefinida)
1º – Ian Blythe – 232 pontos
2º – Felipe Carlette – 186 pontos
3º – Rômulo Bottrel – Zanol Team Rinaldi ASW – 159 pontos
Categoria E2 (com 50 pontos em jogo mais os descartes, a categoria ainda está indefinida)
1º – Rigor Rico – 226 pontos
2º – Lonadro Anton – 187 pontos
3º – Julio Cesar – Zanol Team Rinaldi ASW – 172 pontos
Categoria Junior (com 50 pontos em jogo mais os descartes, a categoria ainda está indefinida)
1º – Bruno Crivilin – 244 pontos
2º – Vinicius Calafati – 218 pontos
3º – Ronald Santi – 186 pontos
4º – Vinicius Musa – Zanol Team Rinaldi ASW – 178 pontos
Categoria E35
1º – Michel Cechet – Zanol Team Rinaldi ASW – 195 pontos – Campeão 2015
2º – Marlon Santos – 148 pontos
3º – Eurico Borgonovi – 85 pontos
Próximos compromissos Zanol Team Rinaldi ASW
18/10/2015 – 11ª e 12ª etapas do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM – Casca, RS
25/10/2015 – 6ª etapa Copa EFX – Local Indefinido
Fotos: Maurício Arruda