Início HONDA RACING Adeus, Tunico Maciel | Rally dos Sertões

Adeus, Tunico Maciel | Rally dos Sertões

Riders Inc

Bom, todos já sabem da fatalidade acontecida com o jovem piloto Honda Racing, de 26 anos, Tunico Maciel no último sábado na etapa final do Rally dos Sertões. Tunico sofreu uma forte queda a aproximadamente 160km/h num trecho com ondulações de areia e teve um sério traumatismo craniano, foi levado com vida ao hospital graças a um excelente atendimento médico com socorro feito via helicóptero. Mas durante o domingo teve a morte cerebral confirmada vindo ao óbito na manhã dessa segunda-feira, uma verdadeira tragédia para o Off Road nacional.

Acima temos os termos técnicos e as informações necessárias para quem não sabe ao certo o que houve com o bi-campeão Brasileiro de Rally e também bi-campeão dos Sertões. Agora eu: Tiago Lopes (Tiago Show Radical) irei contar pra vocês que acompanham o meu trabalho como mídia quem era o Tunico Maciel para mim!

Prólogo Rally dos Sertões 2019 – Foto: Tiago Lopes | @tiagoshowradical

Em 2009, cobria uma das minhas primeiras provas de Enduro como repórter na época do jornal (impresso) Show Radical, que tinha uma pequena circulação regional apenas no Sul de Minas. Onde fui contratado pelo Lúcio da Moto Point para cobrir o Enduro dos Ipês prova tradicional de Lavras-MG, cidade natal de Tunico e próxima a nossa base do Show Radical que é em Varginha. Chegando lá ele me apresentou um loirinho gordinho numa XR 200cc e disse que ele conhecia todos os pontos para fotografar e iria me guiar, esse cara era o Tunico Maciel.

Ele acabou me dando mais trabalho pra ajudar ele a catar a moto nas inúmeras quedas que teve do que me guiou (risos). Mas foi tanta diversão que brotou ali uma grande amizade! Anos depois noticiamos excelentes resultados do mesmo garoto já assessorado pelo chefe de equipe atual, Dário Júlio, no Enduro de Regularidade e uns 4 ou 5 anos mais tarde Dário me contou que ele seria a nova aposta da Honda no Rally, nasce ali o Tunico que conhecemos até então.

Nesse tempo o Show Radical cresceu muito, nossa amizade e a sua carreira também, porém ele fazia questão de vir treinar MX comigo, mesmo eu dando só 3 ou 5 voltas em cada treino como faço até hoje (risos) ele queria era dar risada e já me contar seus projetos futuros pra que ficasse por dentro das novidades da sua carreira antes das demais mídias nacionais!

Cada passo dado pelo site Show Radical eu recebia uma mensagem de incentivo, admiração e apoio desse grande piloto e o mesmo eu fazia quando ele progredia na carreira, nosso último contato foi a cerca de um mês atrás quando programávamos a minha ida a Lavras (pós Sertões), para que eu pudesse ter a experiência de acelerar a sua CRF 450RX de Rally para o quadro Ficha Técnica Honda Racing no site Show Radical e ele ainda frisou que não precisava levar fotógrafo pois ele iria me fotografar enquanto eu testava a moto!

Vídeo gravado pelo @tiagoshowradical na largada do Sertões 2019

Depois disso desejei boa sorte e passei a seguir os boletins diários do Sertões, até que no último dia quando era o vice-líder da competição, Tunico arriscou tudo para tentar vencer e acabou vindo a falecer. É triste, dói, mas quem tem o DNA de competição no sangue sabe que verdadeiros campeões são assim, ou vencem ou morrem e foi exatamente isso que o nosso eterno campeão fez, exemplo de força, determinação, foco e acima de tudo muita, mas muita humildade no coração!!!

Homenagem prestado pela equipe do Rally dos Sertões ao piloto Mineiro

Em nome da família Off Road Brasileira, nossos sentimentos a todos os próximos de Tunico e um muito OBRIGADO, você marcou a história do nosso esporte, vá para o lado de Deus e aguarde que uma hora a gente vai aparecer!!! Descanse em PAZ Tunico Maciel!

Abaixo a nota oficial da Honda Racing Brasil

NOTA DE PESAR – Piloto Tunico Maciel

A equipe Honda Racing de Rally lamenta profundamente o falecimento do piloto Tunico Maciel e presta condolências aos familiares, amigos e fãs do atleta. Tunico estava internado desde sábado (7/11), em São Luís (MA), em decorrência de um acidente sofrido durante a disputa do Sertões 2020, e na manhã desta segunda-feira (9/11), infelizmente, não resistiu aos ferimentos.

Além de exemplo de pessoa, em função do carisma e de seu caráter, Tunico era um piloto extremamente habilidoso e dedicado. Ele estava na equipe Honda Racing desde 2015, na qual conquistou dois títulos no Sertões e o recente bicampeonato brasileiro de Rally Cross Country.

A equipe Honda Racing segue à disposição dos familiares, oferecendo a assistência necessária.
A comunidade do motociclismo está em luto. Ao Tunico Maciel, o nosso muito obrigado. Você é o nosso eterno campeão.

Continue arrastando para cima ☝☝☝ para conferir todos os patrocinadores do site Show Radical 👇⚡!

– Clicando no anuncio das empresas você é direcionado ao site da marca!

Google search engine