Neste sábado, o AMA Supercross chega a Glendale para a 4ª etapa da temporada, a primeira no formato Triple Crown em 2025. Disputada no último sábado, a rodada de Anaheim 2 proporcionou grandes momentos, como a primeira vitória de Jett Lawrence e Haiden Deegan neste ano, o bom desempenho de Jason Anderson, o red plate para Ken Roczen após mais uma grande performance e o retorno de Enzo Lopes.
Confira alguns dados e estatísticas dos pilotos após Anaheim 2 e as expectativas para Glendale.
450SX
Jett Lawrence conquistou a sua primeira vitória em 2025 e está a apenas 5 pontos do líder. Com a vitória, Lawrence agora possui nove vitórias na 450SX, o que lhe coloca na 26ª posição no ranking de todos os tempos. Sua 55ª vitória no SMX (SX, MX e SMX) o coloca a uma vitória do top 10 no ranking geral de todos os tempos. A 9ª vitória de Jett em sua 20ª largada, o coloca na segunda melhor marca de vitórias nas primeiras 20 largadas da história da categoria, atrás de Bob Hannah (10 vitórias), e ao lado de Jeremy McGrath (9 vitórias) e James Stewart (9 vitórias).

Curiosamente, seis ex-campeões da 450SX não venceram nenhuma etapa em suas primeiras 20 largadas na classe: Ricky Carmichael, Ricky Johnson, Cooper Webb, Jeff Ward, Jeff Stanton e David Bailey.
Com o seu segundo pódio da temporada e o 71º da 450SX na carreira, Ken Roczen levará o red plate pela primeira vez desde a abertura da temporada 2022. Esta também é a primeira vez em que a Suzuki leva o red plate desde a abertura da Costa Oeste 2018 em Anaheim, quando Justin Hill liderou a classificação. Antes disso, Roczen havia mantido o red plate durante a maior parte do Pro Motocross de 2016 a bordo da RMZ. A última vez que a Suzuki ficou com o red plate nas corridas da 450SX foi nas rodadas 2 a 4 da temporada de 2015, também com Ken Roczen. Isso totaliza 169 rodadas da 450SX com a Suzuki na liderança.

Jason Anderson conquistou o 52º pódio da 450SX em sua carreira e o 92º pódio no SMX, empatando com Johnny O’Mara na 21ª posição do ranking de pódios de todos os tempos. Ele ultrapassou Rick Johnson e agora está em 14º lugar na lista de pódios da classe 450SX. Anderson busca seu 250º top 10 da carreira em Glendale.

OUTROS DESTAQUES:
- Chase Sexton (4º) chegou à sua 180ª largada do SMX em sua carreira, finalizando 48 vezes no top 5 da 450SX e 129 top 5 no SMX. O campeão de 2023 está atualmente em segundo lugar na classificação geral, apenas três pontos atrás do líder.
- Hunter Lawrence (5º) alcançou seu sexto top 5 na 450SX em suas primeiras 18 largadas. Ele também possui 100 top 10 no SMX em 117 disputas.
- Shane McElrath (17º) fez sua 50ª largada na classe 450SX em sua carreira.
- Freddie Noren (215) alcançou sua 200ª largada na carreira no SMX.
História de Glendale | 450
A primeira rodada da 450SX realizada no Arizona foi em 10 de maio de 1986, no Sun Devil Stadium, em Tempe. Na ocasião, Rick Johnson (Honda) venceu e conquistou seu primeiro título da 450SX na penúltima etapa. Na temporada seguinte, Jeff Ward venceu em Tempe, perdendo o título por apenas dois pontos. O Sun Devil Stadium sediou mais três etapas em 1991, 1997 e 1998.
De 1999 a 2015, o Supercross foi transferido para Phoenix (Chase Field), realizando etapas por 17 anos consecutivos. Apenas nove sedes da 450SX sediaram o Supercross por mais anos consecutivos do que o Chase Field. Jeremy McGrath venceu a primeira edição realizada em Chase Field, a caminho de seu sexto campeonato. No último SX realizado em Chase Field, em 2015, Cooper Webb (250SX) e Eli Tomac (450SX) conquistaram suas primeiras vitórias na carreira em suas respectivas categorias. Eles continuam a ser rivais no campeonato e companheiros de equipe uma década depois.
O State Farm Stadium, em Glendale, foi construído em 2006 e é a casa do Arizona Cardinals, clube de futebol americano. O SX marcou presença pela primeira vez nesse estádio em 2016, e Ken Roczen (Suzuki) roubou a cena. Desde então, a competição sediou ao menos uma rodada em Glendale em todas as temporadas até aqui, exceto 2021. O Arizona sediou cinco corridas em Tempe, 17 em Phoenix e 8 em Glendale. Esta será a 31ª rodada da classe 450SX realizada no Arizona e a 9ª no State Farm Stadium.
Não é comum que o vencedor de Glendale torne-se o campeão da 450SX. Eli Tomac, em 2022, é o único atleta a conseguir isso, sendo o piloto mais vitorioso da história da categoria principal no Arizona. Ele conquistou sua primeira vitória na 450SX no Chase Field e venceu uma rodada da 250SX em Phoenix em 2013.
250SX
Haiden Deegan conseguiu sua primeira vitória da temporada e agora está a apenas sete pontos do líder. Com a vitória, Deegan agora acumula quatro vitórias na 250SX e 14 vitórias no SMX em sua carreira. No total, Deegan possui 31 pódios em suas primeiras 52 largadas no SMX, uma taxa de 60% de aproveitamento.

Julien Beaumer, por sua vez, conquistou o seu terceiro pódio consecutivo da temporada, mantendo o red plate em sua KTM. Após uma primeira temporada sem pódios, Beaumer mostrou grande evolução. Por outro lado, a KTM só conseguiu títulos consecutivos na classe 250SX uma vez, conquistando três anos seguidos de 2013 a 2015 com Ken Roczen (2013 Oeste), Jason Anderson (2014 Oeste) e Marvin Musquin (2015 Leste).

Cole Davies subiu ao pódio pela primeira vez na carreira em sua terceira largada na 250SX. Nas três primeiras rodadas, ele registrou seu primeiro top 10, primeiro top 5 e agora, seu primeiro pódio, com colocações de 8º, 4º e 3º lugar, respectivamente.

Neste sábado o brasileiro Enzo Lopes estará de volta ao gate, defendendo as cores da BarX Yamaha. Na semana passada, Lopes mostrou-se com boa velocidade e competitivo nos treinos e heats. No Main Event o brasileiro enfrentou alguns imprevistos, mas está preparado para alinhar neste sábado em Glendale.

OUTROS DESTAQUES:
- Jordon Smith (4º), empatou com Mike Brown em 9º lugar em número de largadas da categoria 250SX e está a apenas três top 5 do recorde de todos os tempos de Martin Davalos (46), com Smith contabilizando 43.
- Drew Adams (8º) estreou na 250SX e alcançou o Main Event, terminando entre os 10 primeiros como reserva da Pro-Circuit Kawasaki. Aos 16 anos, ele havia competido em Ironman durante o Pro Motocross 2024, finalizando em 15-11-12 em sua primeira corrida profissional.
História de Glendale | 250
A primeira rodada da 250SX no Arizona ocorreu em 10 de maio de 1986, no Sun Devil Stadium. Foi a penúltima rodada da Costa Oeste, e Donny Schmit, que tinha 24 pontos de vantagem sobre Willie Surratt, venceu em Tempe e depois na final no L.A. Coliseum, mas ficou 12 pontos atrás do título.
A 250SX compartilha o mesmo histórico de locais que a 450SX no Arizona. Nathan Ramsey venceu o primeiro Supercross da categoria 250SX em Phoenix e repetiu a vitória em 2006, sete temporadas após sua vitória inicial em 1999. Esse é o período mais longo que um atleta da 250SX passou sem vencer em um local específico.
A categoria realizou ao menos uma rodada da Costa Oeste no Chase Field em todas as temporadas de 1999 a 2015, antes de se mudar para o State Farm Stadium em 2016. A edição de 2025 marca a 9ª rodada da categoria no State Farm Stadium e a 31ª no Arizona.
O vencedor da etapa de Glendale na 250SX conquistou o título da Costa Oeste em 4 de 8 temporadas, incluindo RJ Hampshire no ano passado. A porcentagem geral de campeonatos vencidos da 250SX no Arizona é de 13 em 30, ou 43%. Os irmãos Lawrence dominaram o State Farm Stadium entre 2022 e 2023, com Hunter vencendo em 2022 e Jett em 2023, e ambos conquistando o título da mesma Costa nessas temporadas.
TRACK MAP
Adquira o pacote do SuperMotocross Vídeo Pass para assistir ao SX, MX e SMX ao vivo
Acesse o site oficial supermotocross.tv para garantir sua assinatura e viver toda a emoção da temporada 2025 do SuperMotocross (SX, MX e SMX) de forma segura e oficial.
Benefícios da assinatura 2025 do SuperMotocross Vídeo Pass
1 – Todas as corridas da temporada norte-americana do MX, SX e SMX AO VIVO.
2 – 28 etapas da temporada regular de Supercross e Pro Motocross.
3 – Playoffs e final do campeonato Mundial de SMX 2025.
4 – Transmissão AO VIVO em inglês, espanhol e francês.
CRONOGRAMA:
22h06 – 250SX RACE 1
22h31 – 450SX RACE 1
23h07 – 250SX RACE 2
23h25 – 450SX RACE 2
00h10 – 250SX RACE 3
00h37 – 450SX RACE 3
Continue arrastando para cima para conferir todos os patrocinadores do site Show Radical
– Clicando no anuncio das empresas você é direcionado ao site da marca!