Brasileiro de MX 2023 | Dança das cadeiras – saiba tudo aqui!

Dança das Cadeiras BRMX 2023

Estamos iniciando mais um ano, ainda no mês de janeiro onde no Brasil pilotos e equipes estão dando “start” as suas pré-temporadas, devido as chuvas constantes em praticamente todo país não é tradicional termos competições nos dois primeiros meses do ano por aqui. E por esse motivo os centros de treinamentos estão cheios com inúmeros atletas se preparando para o que está por vir no Brasileiro de Motocross de 2023!

Como sempre as expectativas são grandes para um novo ano, uma nova temporada e CLARO, muitos rumores rondam o nosso meio, notícias extra-oficiais, as tradicionais fofocas do segmento ou “fofocross” como a galera curte chamar estão sempre nos bastidores, nos últimos anos nós do Show Radical que temos ligação direta com praticamente todas as marcas e/ou equipes buscamos o mais breve possível trazer um artigo para vocês nossos leitores mesmo que EXTRA-OFICIAL, ou seja, o que está sendo dito aqui pode ou NÃO se confirmar, mas as chances são REAIS de nossas informações serem confirmadas nos lançamentos de cada time!

Foto: Victor Silva | Show Radical – largada do BRMX 2022 – Interlagos SP

Nos últimos dias, nosso repórter fotográfico Tiago Lopes (@tiagoshowradical), bateu de porta em porta para buscar informações o mais “certeiras” possíveis sobre o que será a nossa temporada 2023 do MX Brasileiro e por isso vamos publicar nas linha seguintes, divididos por equipes e as categorias que tivemos acesso (OBS: os rumores maiores estão nas categorias principais, por isso o artigo é mais focado nelas e não significa falta de espaço para as demais categorias, pois também estaremos dando destaque a cada uma delas em artigos específicos em breve!) O intuito principal da nossa publicação é informar e gerar expectativa nos fãs e envolvidos no nosso cenário esportivo, afim de impulsionar cada vez mais a engrenagem de crescimento do nosso tão amado off road nacional!

Sendo assim começaremos a nossa matéria pelas principais equipes dando espaço até aos time privados e equipes satélites que tenham participação expressiva nas categorias principais!

Honda Racing Brasil

Reinaldo Almeida atual chefe do time HRB Enduro e possível aposta da Honda para chefiar o time de MX – Foto: Alberto Barbosa | Dirt Photos

A começar pela atual campeã Brasileira MX1 e MX2 a Honda Racing Brasil até então chefiada por Cale Neto que ficou por inúmeras temporadas a frente da equipe oficial de uma das maiores fábricas do planeta, onde conquistou vários títulos nacionais em todas as principais categorias, mas que ao que tudo indica encerrará seu ciclo a frente da equipe vermelha em 2023, dando lugar a Reinaldo Almeida (diretor do grupo ETAM da tradicional marca Edgers Racing) e atual campeão Brasileiro de Enduro com Vinicius Calafati numa gestão muito positiva para a marca na modalidade em 2022 e ao que apontam os rumores extra-oficiais deve ser o nome a ser anunciado pela Honda para estar a frente da equipe de MX1 para a nova temporada com os pilotos: Jetro Salazar, Hector Assunção e Fredy Spagnol para o seu primeiro ano de 450cc pela marca.

Na MX2 o time deve seguir com a liderança de Frank Galvão que chefiou a base das 250cc na última temporada e segue com o piloto gaúcho Gabi Andrigo e deve abrir as portas para o Goiano: Luiz Filipe jovem talento que vinha competindo pela HQT Racing, Maiara Basso também fará parte da equipe defendendo o título da então disputada MXF a bordo da CRF 250R 2023.

Yamaha Racing Brasil

O último campeão da Yamaha Racing Brasil na categoria principal Fábio Santos em 2021, permanece para a briga pelo título em 2023

Uma das equipes mais vitoriosas nos últimos anos sem dúvidas foi a Yamaha Racing Brasil os investimentos da marca e a estrutura oferecida aos pilotos com certeza ajudou a elevar o nível do motociclismo off road Brasileiro para um outro patamar. Para 2023 a grande mudança do time é a ausência do espanhol Carlos Campano que depois de mais de uma década não disputará o título Brasileiro. O time segue praticamente inalterado com: Fábio Santos e Paulo Alberto para a briga da MX1 e Guilherme Bresolin e Marcello Leodorico para a disputa da MX2, Sarah Raquel também permanece no time para a MXF. Na parte de estrutura e configuração o corpo da equipe deve ser mantido!

KTM Racing Brasil

Lucas Dunka #34 permanece na categoria principal pela KTM Brasil – Foto: Victor Silva | Show Radical

Na marca laranja os rumores dizem que terão um significativo aumento de estrutura, com uma possível carreta e melhorias para os pilotos e para o corpo técnico do time o que tudo indica um possível aumento de investimento nos próximos anos por parte da marca que segue chefiada por Antonio Jorge Balbi Jr. uma lenda viva do motociclismo off road Brasileiro. Na categoria principal Lucas Dunka permanece para briga da 450cc, Gabriel Mielke atual campeão da MX2 Jr. sobe agora para MX2 enquanto Bê Tiburcio que foi o campeão da Junior passa a brigar pela MX2 Jr. o jovem Zion Berchtold também permanece disputando as classes 65cc e 85cc pela fábrica. No exterior Kevyn de Pinho disputará as principais provas norte americanas com apoio do time do Brasil e deverá competir algumas etapas no território nacional também, João Pinho pode aparecer com um possível apoio satélite para a MX1!

Husqvarna Racing Brasil

Antonio Mocelim #618 é um dos nomes que serão anunciados pela 595 Racing Husqvarna nesse sábado!

Sem dúvidas uma das equipes que mais está presente nos rumores dos bastidores da pré temporada é a Husqvarna Brasil, essa que por sua vez contará com três divisões sendo elas as seguintes:

Husqvarna Power Husky
Pietro Piroli na 85cc
Heitor Mattos na 65cc
Maurício Fernandes na MX5

595 Racing Husqvarna

No time da 595 vem grandes novidades, além de uma estrutura enorme adquirida pelo empresário e chefe de equipe Gui Kyrillos o time promete agitar o cenário nacional nessa temporada, grandes marcas estão envolvidas no projeto e já sabemos em off inclusive que empresas da europa entraram junto da equipe como patrocinadoras. Para um projeto tão ousado nas mãos de mais um apaixonado será preciso um time de peso. A apresentação oficial da equipe será nesse sábado em Cajamar-SP e nós do site Show Radical estaremos lá presentes para poder confirmar ou não para vocês se as nossas fontes estão corretas mas, os rumores apontam um possível retorno de Thales Vilardi as pistas pela 595 porém para aquecer ainda mais as disputas da MX3, Antonio Mocelim o “Osso” como é conhecido vai ter uma participação especial na equipe somando na categoria MX1, mas quem é o grande palpite da galera do fofocross é Dudu Lima como o principal piloto do time nas 450cc. Peterson Filho segue com a equipe na MX2 e recebe como companheiro de equipe o grande talento Henrique Henicka jovem promessa que irá brigar pelo título para o time. Bruna Bartz que foi apresentada no fim da temporada passada também segue na equipe com foco na MXF! Nesse sábado a partir das 19h acontece na base da 595 com uma bela festa o lançamento oficial aguardaremos para ver se nossos palpites se consolidarão!

Maguila Team Power Husky

À poucos dias apresentamos aqui uma matéria completa sobre o time do grande treinador Maguila MX, que também terá o apoio da Husqvarna Brasil por isso deixaremos o LINK para vocês acessaram a matéria completa só sobre esse também novo time no cenário nacional, CLIQUE AQUI.

HQT Racing ( Kawasaki )

Caio Lopes #134 Foto: Victor Silva

Um dos times mais queridos do país, a HQT Racing cativa fãs e age de modo diferente desde sua criação, dirigida por um grupo de amigos sonhadores, Samuca, DTO e Caio Lopes a equipe até o momento não deixou vazar seus planos a única certeza que deram é que estarão presentes no cenário, claro, com Caio Lopes em ação e mais alguns atletas apoiados mas o plano é enxugar as vagas e aumentar a estrutura para os pilotos que estarão no time. E a meta será competir mas se divertir em primeiro lugar promovendo ao máximo as marcas patrocinadoras, essa que já é uma especialidade do grupo, vamos aguardar os próximos passos!

Team Gas Gas Brasil

A recém criada equipe GasGas Brasil segue o plano com uma boa expansão, a estrutura do time que já conta com caminhão e um bom cenário terá como piloto principal: Pepê Bueno na MX1, Victor Hugo na MX2, Miguel Boer na 65cc e o mascotinho do time João Vitor na 50cc para sua segunda temporada como piloto profissional de motocross.

JP Racing ( Yamaha )

Fotos: @tiagoshowradical

A famosa equipe JP Racing segue viva mais uma temporada, depois de roubar a cena nos últimos dois anos com feitos incríveis e títulos nas principais categorias o time da loja multimarcas segue seu plano chefiado por João Paulo proprietário da empresa também com os pilotos: Gustavo Pessoa na MX1, Roosevelt na MX3 e na MX4 e Tatá Castro pela MXF.

MT Racing Team ( Kawasaki )

Léo Souza segue pela equipe MT Racing Team que promete chegar com uma forte estrutura nessa temporada | Foto: Tiago Lopes

A equipe MT Racing Team mostrou sua cara na última temporada ao contratar o ex-piloto oficial Honda, Leo Souza para dar o start na categoria MX1 pela equipe, Leo mostrou muita constância durante toda temporada e em várias provas terminou como o melhor piloto Brasileiro levando o nome e a cor verde da equipe para o pódio. Nessa temporada o chefe de equipe Marcos Jean comentou sobre um grande investimento na estrutura do time e que vem com ainda mais vontade para essa temporada. Além de Leo Souza a equipe terá o jovem piloto Otávio Pedro na MX2 Jr, Alexandre Galdino deverá competir pela nacional e existem negociações com um rápido piloto argentino para disputar a MX2 pela equipe, vamos aguardar as confirmações!

Campeonato Brasileiro de Motocross CBM – o que muda!

Para falar dos bastidores do maior campeonato de motocross realizado na América Latina com tantas grandes marcas e grandes projetos envolvidos, falamos também com os atuais responsáveis pela promoção do evento e também com quem está chegando para ajudar a movimentar o cenário, na ocasião Sr.: Firmo Alves pela CBM, e Sr.: Márcio Saldanha CEO da Duas Rodas que deve assumir as ações comerciais e de planejamento do campeonato para essa temporada!

Segundo Firmo Alves, as expectativas são as melhores possíveis e a entidade tem o compromisso de todo ano evoluir e corrigir erros do passado e em cada passo dado tudo está sendo avaliado por cada profissional responsável pela sua área. Grandes marcas e empresas permanecerão como patrocinadoras da temporada incluindo a SportBay que assinou o campeonato e tem mais um ano de contrato pela frente o que deve permanecer garantindo o mesmo formato de transmissões oferecido no último ano pela empresa. A CBM segue como a entidade oficial promotora do campeonato com a gestão de Firmo Alves, o que muda agora é que o Márcio Saldanha estará a frente das relações comerciais e do planejamento das etapas com uma visão mais ampla e moderna o empresário usará toda sua experiência para trazer novas atrações para dentro de cada etapa do campeonato, sendo mais do que apenas um fim de semana de competição! – afirmou Firmo Henrique Alves presidente da confederação!

Para finalizar falamos também com Márcio Saldanha que recebeu super bem o nosso contato e nos mostrou bastante entusiasmo com a nova missão, para quem não sabe Márcio foi o cara por trás da belíssima rodada do campeonato em Interlagos SP, ele é o promotor do Festival Duas Rodas uma experiência única no Brasil para o fã do motociclismo em geral! E o plano do empresário é fomentar cada vez mais as competições aliando cada etapa a um evento único como uma festa com diversas atrações e claro impulsionar cada vez mais a comunicação do evento afim de se popularizar cada vez mais. Parte desse plano é levar o campeonato para diversas regiões do país incluindo o nordeste, a rodada de São Paulo já está garantida novamente em Interlagos, além de rodadas na região sul e outros estados que serão oficialmente confirmados muito em breve. Há também a possibilidade de acontecer juntamente do Brasileiro de Motocross um campeonato Brasileiro de Freestyle Motocross, ou seja um verdadeiro espetáculo para o fã das duas rodas! – disse Márcio Saldanha novo empresário a frente do campeonato Brasileiro de Motocross.

O site Show Radical mais um ano firma seu compromisso de estar presente em todas as etapas do campeonato trazendo o MELHOR conteúdo digital do esporte para a palma da sua mão com o melhor time de profissionais da América Latina, por isso não percam nada aqui no nosso site que é atualizado diariamente com tudo do mundo das duas rodas off road!!!

Já sabe né?… Se é TOP, tá aqui no Show Radical! “The biggest off road media in Latin America!”

Continue arrastando para cima ☝☝☝ para conferir todos os patrocinadores do site Show Radical ⚡

– Clicando no anuncio das empresas você é direcionado ao site da marca!