Brasileiro de Rally Cross Country retorna com disputas no Jalapão, em Tocantins

    Riders Inc

    Após quase dois meses de espera, os pilotos de Rally Cross Country da equipe Honda Racing voltam a acelerar nesta sexta-feira (8) em Palmas, no Tocantins, onde será dada a largada para o 4º Rally Jalapão 500. A prova vale como quinta, sexta e sétima etapas do calendário do Campeonato Brasileiro da modalidade e promete alto nível técnico, com muita areia e calor no roteiro de 1133 quilômetros – 823 km de especiais (trechos cronometrados). O time vermelho entra na disputa com força máxima para seguir na liderança das principais categorias para motocicletas.

    Além da capital Palmas, que também é palco da chegada no próximo domingo (10), a prova terá como base as cidades de Ponte Alta e São Félix do Tocantins. A passagem pelo famoso terreno arenoso do Parque Estadual do Jalapão é o maior desafio.

    A Honda Racing defende a ponta da classificação geral e da classe Super Production no Campeonato Brasileiro com o piloto Gregorio Caselani, seguido pelo companheiro de equipe Jean Azevedo. A dupla acelera a motocicleta Honda CRF 450RX, o mesmo modelo utilizado por Tunico Maciel, líder da classe Production Aberta e terceiro colocado da geral. O time estará completo com Júlio “Bissinho” Zavatti, primeiro colocado da categoria Rally Brasil com a moto CRF 230F.

    Gregorio Caselani vai em busca do bicampeonato no Jalapão, já que o gaúcho venceu a edição de 2016 na classificação geral das motos e na Super Production. “Serão três dias com especiais longas, em um terreno predominantemente de areia pesada, diferente do que a gente pegou no Rio Grande do Norte”, afirmou o piloto, referindo-se ao Estado que sediou as quatro primeiras etapas do calendário nacional no Rally RN 1500. “Acho que o preparo físico e a resistência da moto vão contar muito no Jalapão”, acrescentou.

    Jean Azevedo – Foto: Fábio Davini/Mundo Press

    Para Jean Azevedo, a região do Jalapão é um dos melhores lugares para a prática do Rally Cross Country no Brasil. “É uma região bem deserta, então não tem muito problema de trânsito e a organização consegue fechar os trechos com maior facilidade. É uma região boa para se fazer rali, eu tenho prazer de voltar lá para essa etapa do Brasileiro”, disse o piloto paulista, decacampeão nacional da modalidade.

    Azevedo lembrou que a prova também servirá como treino para o Rally dos Sertões – que, segundo o piloto, “é o grande foco do ano”. “No Rally dos Sertões, teremos etapas com condições parecidas com as que vamos encontrar no Jalapão. Então, com certeza, além de ser uma etapa do Brasileiro, vai ser um grande treino para o Sertões”, garantiu.

    Tunico Maciel – Foto: Doni Castilho/Mundo Press

    Destaque da Production Aberta, Tunico Maciel quer esquentar ainda mais a disputa pelos primeiros lugares na tabela da classificação geral do Brasileiro. “Vou com a cabeça de que posso ser o mais rápido. Estou confiante para acelerar no tipo de terreno do Jalapão, que tem muita areia, calor e altas quilometragens. Tenho me dedicado bastante, tanto na parte física quanto nos treinos com a moto, então a expectativa para o rali é a melhor possível”, contou Maciel.

    Júlio “Bissinho” Zavatti – Foto: Doni Castilho/Mundo Press

    Júlio “Bissinho” Zavatti ganhou as quatro etapas disputadas na temporada pela Rally Brasil, categoria que reúne apenas motocicletas nacionais. “Venho treinando forte para o Rally Jalapão 500. As especiais serão longas, quase 100% disputadas na areia, e o calor também promete ser forte. A prova, sem dúvidas, irá exigir demais – tanto dos pilotos quanto das motos. Estou preparado para desbravar o Jalapão e trazer um ótimo resultado para a Honda”, concluiu.

    A equipe Honda Racing de Rally conta com o patrocínio da Honda, Michelin, Mobil, D.I.D correntes, Edgers, BRC, Race Tech e Alex Design.

    Programação* do 4º Rally Jalapão 500

    Sexta-feira – 8/6 – 1ª etapa
    Palmas (TO) / Ponte Alta (TO)
    Percurso do dia: 242 km (227 km de especiais)

    Sábado – 9/6 – 2ª etapa
    Ponte Alta (TO) / São Félix do Tocantins (TO)
    Percurso do dia: 356 km (341 km de especiais)

    Domingo – 10/6 – 3ª etapa
    São Félix do Tocantins (TO) / Palmas (TO)
    Percurso do dia: 535 km (255 km de especiais)
    21h – Premiação no Shopping Capim Dourado – Av. JK, Quadra 107 Norte, Lote 1, s/n – Plano Diretor Norte – Palmas (TO)

    TOTAL DA PROVA: 1133 km
    TOTAL DE ESPECIAIS: 823 km.

    *A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações.

    Google search engine