Em clima de homenagem a Henrique Avancini, competição de quartetos contra o atleta olímpico reúne dezenas de participantes em cartão-postal fluminense
Paisagem estonteante, campeão olímpico, coração a mil por hora e dezenas de ciclistas em busca de um objetivo: superar Henrique Avancini, atual Top 5 mundial no Mountain-bike, em seu torneio inédito de revezamento no ‘Estado natal’. Divididos entre quartetos, os bikers tiveram de mostrar toda a força, neste domingo (29), para encarar a subida da Vista Chinesa no Red Bull Hill Challenge. Liderando boa parte da prova, Rio de Janeiro Cycling Team conseguiu superar os demais competidores e o ícone do MTB brasileiro para ficar com a primeira colocação geral do torneio, que contou até com a presença do medalhista de ouro no vôlei dos Jogos de Atenas 2004, Nalbert Bitencourt. Na categoria feminina, o Soul Race Power Girls não deu chances para as adversárias e faturou o lugar mais alto do pódio.
Ao nascer do Sol, os times já estavam posicionados na base da subida da Vista Chinesa e começaram a distribuir os componentes em cada trecho do revezamento. Os grupos tiveram de encarar o percurso de 4.800m e, de 1.200m em 1.200m aproximadamente, o ciclista tinha de dar o objeto de transição para o seu parceiro prosseguir a prova. Enquanto isso, Avancini fazia o mesmo percurso, mas sozinho e sem parada.
Impondo um ritmo forte desde o início, a equipe Rio de Janeiro Cycling Team abriu vantagem logo após a primeira transição. De lá para cima, conseguiu se distanciar do atleta olímpico Henrique Avancini para fechar o inédito Red Bull Hill Challenge em primeiro lugar, com o tempo de 13min25s.
“Foi um grande trabalho em equipe, a dedicação de todos foi fundamental. Conseguimos entregar cada trecho muito bem. Como é uma prova curta para cada atleta, temos de ter explosão e ir no limite. Agora, vamos esperar o training-camp para adquirirmos novos conhecimentos. Vai ser legal”, relata Maicke Pereira, ressaltando o prêmio especial que o time receberá no segundo semestre em Petrópolis, na base de treinamentos do Top 5 mundial.
Entre as mulheres, o Soul Race Power Girls mostrou garra, determinação e animação para superar as demais concorrentes e concluir em 19min08s. Uma das componentes, Paula Campos, de 41 anos, é ex-jogadora de vôlei e já conquistou alguns títulos na categoria máster do ciclismo. “Foi ela quem ganhou a vaga para nós e nos convidou. Gosto muito de revezamento, pois você faz força pelos outros e demonstra toda união do time. A nossa capitã é muito forte, por isso, queríamos este título”, afirma Ana Luiza Barbosa, que fez o último quarto da prova.
Feliz com a presença da família e de todos os amantes do ciclismo, Henrique Avancini foi saudado pelos participantes neste reencontro ao seu ‘Estado Natal’, após sequência de recordes. Nesta temporada, já fez a melhor marca da história do País em etapa da Copa do Mundo, subiu ao pódio na principal ultramaratona de MTB do planeta e figura entre os cinco principais ciclistas no ranking internacional.
“Quando o participante saía da transição, nos 15, 20 segundos seguintes, era algo impossível de eu alcançar. Meu coração já estava entre 185, 190 batimentos. Eu tentei recuperar o tempo em cada transição, mas não consegui alcançar os primeiros. A gente sabia que, muito provavelmente, eu seria batido. Eu fiz uma boa subida, com muita força, mas o objetivo principal era confraternizar com a galera. Fiquei muito feliz, a competição foi divertida e todos puderam curtir juntos”, declara o atleta olímpico.
Ícone do MTB brasileiro, o fluminense chegou em terceiro lugar no geral, ombro a ombro com o segundo colocado na parte final da subida. Por conta da prova, a via da Vista Chinesa esteve fechada para veículos motores, bicicletas e pedestres das 6h às 8h30 da manhã. O Red Bull Hill Challenge foi realizado em parceria com Cannondale, Strava, La Maglia, Gu Energy e Wollner. Confira, abaixo, a classificação final:
Categoria Masculina:
1º – 13min25s – Rio de Janeiro Cycling Team (Alessandro Ferreira, Felipe Marques, Maicke Pereira e Vinicius Costa)
2º – 14min53s – Amarildo Personal/IBS (Alvimanio Silva, Amarildo Ferreira, Marcio Machado e Vitor de Andrade)
3º – 14min55s – Henrique Avancini
Categoria Feminina:
1ª – 19min08s – Soul Race Power Girls (Aline Carvalho, Ana Luiza Barbosa, Fernanda de Assis e Paula Campos)
2º – 20min38s – Top Gun (Adriana Marzan, Ana Vitória Magalhães, Juliana Pimentel e Paula D’Ecclesia)
3º – 23min19s – Tribus (Carolina Weber, Isabela de Almeida, Marcella Ribeiro e Paula Faria)