CBM define pré-calendário do BRMX 2021

O Campeonato Brasileiro de MotocrossBRMX – superou as expectativas dos apaixonados pelo off-road em meio a pandemia do último ano e deve voltar ainda mais forte para 2021. A CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) publicou no site oficial da entidade a lista com datas e locais pré-definidos para a temporada. Serão seis meses intensos de competição, com etapas que vão de abril a setembro deste ano. 

O calendário será composto de sete circuitos: cada um em um local diferente do país. O Paraná deve abrir a temporada no dia 11 de abril e em seguida, no dia 25, a competição segue para Santa Catarina. No dia 15 de maio a federação gaúcha deve encerrar o circuito Sul. Depois as provas vão para São Paulo, que deve sediar a 4 etapa em 20 de junho. Mato Grosso do Sul representa o Centro-Oeste e recebe a 5 no dia 4 de julho.

A 6 etapa será marcada pelo retorno do Rio de Janeiro a competição, no dia 15 de agosto. A última vez que o Estado recebeu provas oficiais de motocross foi em 2016, com etapa em Paty do Alferes, em um circuito que se tornou o preferido para muitos pilotos. Mudanças feitas no mesmo ano deixaram a pista do motódromo carioca mais rápida. Uma delas é a extensão do trecho entre as curvas 1 e 2, que permitiu aos pilotos uma abertura maior do motor.

Outra novidade para a temporada 2021 é que algumas das cidades escolhidas podem receber rodadas duplas, completando assim as dez etapas idealizadas pelo novo regulamento da modalidade. Hoje, o mínimo para exigido nas categorias Pró são seis etapas e nas amadoras quatro. A fórmula foi adotada em 2020, por conta da pandemia, e se mostrou eficaz.

Minas Gerais deve encerrar o ano em 12 de setembro.

Sujeito a alterações

As datas não devem mudar. Assim, as federações conseguem definir seus calendários de competições locais com antecedência. Já os locais do BRMX estão sujeitos a alterações, já que a realização de cada evento depende da aprovação da cidade cotada para sediar as provas. Por isso, os municípios ainda não foram divulgados.

Largada da MX4 durante segunda etapa do Brasileiro de Motocross 2020 – Foto: Tiago Lopes / CBM

Segurança

Até que a situação de pandemia causada pela Covid-19 seja totalmente normalizada a CBM e as organizações locais continuaram seguindo as normas de biossegurança estipuladas pelos órgãos de saúde. A entidade foi a única da América Latina e uma das únicas do mundo a conseguir realizar uma competição completa da modalidade em meio a situação atípica, preservando a saúde do público e dos demais envolvidos.

Confira na íntegra o calendário pré-definido pela CBM:

11/04 – 1 CAMPEONATO BRASILEIRO DE MOTOCROSS – PARANÁ

25/04 – 2 CAMPEONATO BRASILEIRO DE MOTOCROSS – SANTA CATARINA

16/05 – 3 CAMPEONATO BRASILEIRO DE MOTOCROSS – RIO GRANDE DO SUL

20/06 – 4 CAMPEONATO BRASILEIRO DE MOTOCROSS – SÃO PAULO

04/07 – 5 CAMPEONATO BRASILEIRO DE MOTOCROSS – MATO GROSSO DO SUL

15/08 – 6 CAMPEONATO BRASILEIRO DE MOTOCROSS – RIO DE JANEIRO

12/09 – 7 CAMPEONATO BRASILEIRO DE MOTOCROSS – MINAS GERAIS

Continue arrastando para cima ☝☝☝ para conferir todos os patrocinadores do site Show Radical 👇⚡!

– Clicando no anuncio das empresas você é direcionado ao site da marca!