Em nova série, Avancini revive momento decisivo da carreira que quase o separou do ciclismo

Maior nome do MTB brasileiro na história, Henrique relembra fase complicada em que teve de optar entre uma carreira tradicional ou o emprego dos sonhos. Foto: Fábio Piva

A cena é emblemática: nos metros finais, Avancini opta por nova estratégia, pega a dianteira e pedala forte rumo ao título inédito em provas de Copa do Mundo. Dias depois, ele assume a liderança do ranking mundial de MTB XCO e escreve mais um capítulo histórico do esporte no País. Mas, por pouco, essa cena poderia jamais ter acontecido. Apaixonado por bicicleta desde a infância, o atleta olímpico lidou com a resistência dos pais e até o curso de Direito, que havia se matriculado, para seguir o sonho de representar o Brasil em cima de uma bike. Esse período de incertezas, que quase o colocou nas cadeiras da faculdade em vez do selim, é o mote de um dos episódios da segunda temporada da série ‘Until 18 – O Momento da Decisão”, que estreia nesta quarta-feira (13), gratuitamente, pela Red Bull TV, por meio do link www.redbull.com.br/until18

Em episódio dinâmico, “Until 18” mostra como Avancini se confrontou diante da dúvida de seguir uma carreira tradicional ou se render ao sonho, ainda mais sabendo das dificuldades do ciclismo à época. Ao longo da sua vida, ele e a bicicleta não se separam. Contudo, devido à pressão social para entrar na universidade, se matriculou no curso de Direito, mas um momento foi simbólico: quando fez uma viagem que seria ‘tudo ou nada’. E, inspirado nessa fase emblemática, com diversos detalhes inéditos e especiais, além de depoimentos dos pais, Avancini revela essa transição. 

“O caminho que escolhi foi muito alternativo. Uma das lições que tirei gravando a série é que podemos obter sucesso em qualquer área que quisermos, mas precisamos aceitar que às vezes essa escolha pode significar um caminho mais longo e árduo”, diz o atleta.

Foto: Fábio Piva

Daquele período em diante, algumas coisas não mudaram: sua paixão pela natureza, que o fez se aproximar da área ambiental dentro de Direito, e a bicicleta. Atualmente, Avancini é o principal nome do País visando Tóquio, na metade do ano, além de ser o primeiro brasileiro a figurar entre os melhores do mundo, a ser campeão mundial de maratona, a vencer provas de short track e cross-country olímpico e ter inúmeros troféus e honrarias nacionais na estante.  

Foto: Fábio Piva

O público brasileiro pode acompanhar esse episódio pela Red Bull TV, por meio do link https://www.redbull.com/br-pt/episodes/henrique-avancini-until-18-s2-e1. Nesta segunda temporada da série “Until 18 – O Momento da Decisão”, outros personagens também contam as suas histórias, como a vitoriosa e jovem skatista Yndiara Asp; o youtuber Flakes Power; o comentarista de games Gustavo Melão; a tricampeã mundial de kitesurf Bruna Kajiya e a dançarina Itsa, do Cirque du Soleil e campeã brasileira de breaking. O conceito do projeto é brasileiro e foi dirigido por Isadora Canela e Hugo Haddad. 

Sobre a série

A série “Until 18 – O Momento da Decisão” reúne atletas, artistas e personalidades de destaque em profissões pouco comuns para relembrar como eles lidaram com as decisões profissionais no final da adolescência e desbravaram um novo caminho na passagem para a vida adulta. Na temporada de estreia, contamos a história da cantora Tássia Reis, do skatista Sandro Dias e do atleta de e-sports Yoda, entre outros (veja os episódios aqui). A recém-lançada segunda temporada já está disponível na Red Bull TV, com relatos de nomes como a skatista Yndiara Asp, do ciclista Henrique Avancini e da dançarina de breakdance Itsa.

Continue arrastando para cima ☝☝☝ para conferir todos os patrocinadores do site Show Radical 👇⚡!

– Clicando no anuncio das empresas você é direcionado ao site da marca!