KTM apresenta a linha 2023 das motocicletas off road

Na última terça feira (10) a KTM apresentou os modelos da linha SX, SXF e XC. Repletos de novidades e ainda mais tecnologia, na linha SX os modelos sofreram mudanças importantes, já aplicadas nos modelos da linha Factory Edition em 2022. Segundo a marca austríaca, os modelos chegam para remodelar o mercado mundial.

A gama ainda é composta por 12 modelos: desde as motos elétricas para iniciantes até mini-motos 2 tempos (50, 65 e 85 cc) logo depois vem os modelos maiores 2 tempos como 125, 250 e 300cc.

A linha KTM SX-F é composta por motores 4 tempos com 250, 350 e 450cc. Estes destinam-se principalmente a motocross. Abaixo vocês poderão conhecer mais detalhes sobre a linha SX e SXF.

Os modelos quatro tempos passarão a contar com novo chassi, novos motores e acessórios, como o quickskifter. Apesar das grandes novidades, o grande “carro chefe” dos lançamentos dessa temporada estão voltados para os modelos dois tempos, que trocaram o carburador por um sistema completamente inovador, de injeção direta e sem misturador. Além disso, a linha SX ganha uma mais nova integrante, a 300cc, que fará companhia as tradicionais 125 e 250.

Em busca de revolucionar tanto o mercado, quanto suas motocicletas, a KTM buscou renovar sua linha de motocicletas 4 tempos, tudo para alcançar maior potência, e claro, deixar a pilotagem o mais simples possível.

2 tempos

Como já citado acima, o bom e velho carburador das 2 tempos foi substituído por um sistema completamente inovador, a injeção eletrônica, diferente do TPI, utilizado nas motocicletas de Enduro. Na injeção eletrônica implementada nos modelos 2023, dois injetores em diferentes posições (o primeiro no corpo do acelerador, enquanto o segundo na válvula de palheta).

Outra mudança importante, é a chegada de partida elétrica em todos os modelos da linha SX.

As SX 2023 possuem 2 mapeamentos (um mapeamento padrão com entrega de potência suave e outro para comportamento mais responsivo), controle de partida, controle de tração, um sensor de ângulo de inclinação e um horímetro padrão que exibe o status da injeção eletrônica de combustível e o nível de combustível através do sistema de gerenciamento do motor da Keihin.

Graças à nova tecnologia da WP Suspension, a suspensão agora pode ser ajustada sem ferramentas. As novas motos apresentam um novo tanque de combustível de polietileno de 7,2 L que alimenta a bomba de combustível e o filtro de peça única bem protegidos. As rodas de liga leve Excel são mais rápidas e fáceis de controlar graças a um novo design de bocal de raio.

SX 125 2023

Mais potência e pilotagem mais fácil

Ao girar os motores para trás em 2 graus, a centralização de massa pôde ser otimizada e o conceito do quadro melhorado em geral. As novas caixas de 5 velocidades da PANKL Racing Systems com um sensor adicional para os motores 4 tempos, permitem mudanças de marcha ainda mais rápidas e suaves, graças a uma função quickshifter. O quickshifter também pode ser desativado usando um interruptor no guiadão. Um eixo seletor de peso otimizado na transmissão, deve agora garantir que menos potência seja necessária para o processo de mudança.

Por conta do novo sistema de injeção eletrônica, todas os modelos da linha SX apresentam um novo acelerador de 39mm com injetores reposicionados para resposta rápida. As motos 2 tempos possuem sensor de posição do acelerador que torna o motor mais suave em marcha lenta, melhora as partidas e otimiza a mistura ar/combustível. O resultado deve ser mais potência, melhor resposta e consequentemente mais confiança na moto.

Foto: Divulgação

Novo quadro para mais agilidade

Na busca por dinâmica, estabilidade e robustez otimizadas, o conceito de quadro foi considerado na KTM. A estabilidade longitudinal desempenha um papel importante, que, juntamente com um feedback aprimorado para o piloto, visa evitar que a traseira mergulhe ao acelerar. De acordo com a KTM, isso agora foi alcançado com a ajuda de um novo quadro, suportes, sub-quadro, balança, novo posicionamento do motor, ergonomia e tecnologias da WP Suspension.

O amortecedor WP XACT agora é mais curto e mais leve. Nele, o óleo deve circular de forma mais confiável e com mais resistência. O tamanho minimizado do suporte também reduz o risco de entrada de poluentes e sujidade. A sua forma proporciona mais distância ao solo, enquanto a articulação e o amortecimento prolongado, juntamente com a nova geometria, melhoram a tração ao conduzir em terrenos acidentados. As SX 2023 são mais estreitas e desportivas, mas oferecem superfícies de contato maiores para poder levar ainda melhor a moto.

Pneus Dunlop e muitos acessórios para os modelos SX 2023

O Dunlop GEOMAX MX33, que conseguiu se afirmar contra a concorrência no processo de seleção, é usado como pneu de série. Para se manterem firmes contra a concorrência na corrida, muitos pilotos também vão querer otimizar e personalizar as suas próprias motos. Como de costume, a KTM oferece um amplo portfólio de peças de alta performance, especialmente desenvolvidas para os modelos 2023.

No Brasil ainda não há previsão para a chegada dos modelos. Mas com certeza em breve nossos parceiros da KTM Brasil irão trazer os novos modelos da motocicleta laranja ao mercado brasileiro.

Continue arrastando para cima ☝☝☝ para conferir todos os patrocinadores do site Show Radical 👇⚡! 

– Clicando no anuncio das empresas você é direcionado ao site da marca!