Início MOTO MXoN 2025: Brasil garante vaga nas finais e Austrália lidera classificatórias

MXoN 2025: Brasil garante vaga nas finais e Austrália lidera classificatórias

Foto: @vmtcomoffroad
Riders Inc

Em um dia marcado pela superação, o Time Brasil garantiu sua vaga nas finais do Motocross das Nações 2025, realizadas nos Estados Unidos. Com atuações determinadas de Enzo Lopes, Be Tiburcio e Fábio Santos, o Brasil conquistou a 17ª colocação geral, resultado que assegura a classificação para as corridas finais pelo terceiro ano consecutivo.

Foto: @vtmcomoffroad

A Austrália, atual campeã da competição, reafirmou seu favoritismo ao dominar as provas classificatórias deste sábado. Os irmãos Lawrence venceram duas das três baterias realizadas em Ironman Raceway.

Jett Lawrence
Foto: @vtmcomoffroad

Jett na MXGP e Hunter na Open. Na MX2, Kyle Webster terminou em quinto lugar. Com o descarte do pior resultado, a equipe australiana somou apenas dois pontos, liderando com folga a classificação geral.

Destaque também para a Bélgica, que venceu a MX2 com o jovem Sacha Coenen, e Alemanha, que classificou-se em segundo, com os resultados de Ken Roczen (2º na MXGP) e Simon Lanengelfelder (4º na MX2).

Sacha Coenen
Foto: @vtmcomoffroad

Pelo Brasil, Enzo Lopes protagonizou uma grande prova de recuperação na categoria MXGP. Após sofrer uma queda nas primeiras voltas e cair para a 30ª colocação, o piloto manteve o ritmo forte e realizou diversas ultrapassagens, encerrando a bateria em 12º lugar, atrás apenas dos principais nomes do motocross norte-americano e mundial.

Enzo Lopes
Foto: @vtmcomoffroad

Na MX2, Be Tiburcio, atual campeão brasileiro da categoria, também mostrou garra e foco. Após largar bem e figurar entre os 15 primeiros, uma queda o fez perder várias posições, chegando a estar na 34ª colocação. Com consistência e determinação, Tiburcio recuperou-se volta a volta e finalizou em 18º lugar, contribuindo decisivamente para a pontuação do time brasileiro.

Be Tibúrcio
Foto: @vtmcomoffroad

Último piloto a entrar na pista, Fábio Santos selou a classificação do Time Brasil com a 18ª colocação na categoria Open. Ainda em processo de recuperação após quedas sofridas na reta final do MX1GP Brasil, Fábio demonstrou força e resiliência para garantir a presença brasileira nas baterias finais em seu 8º Motocross das Nações representando o Brasil.

Largada de Fábio Santos
Foto: @vtmcomoffroad

DEPOIMENTO DOS PILOTOS DO TIME BRASIL

FÁBIO SANTOS – OPEN

“Estou bastante feliz pela classificação. Fiz uma boa largada, mas infelizmente não tive um bom resultado na corrida — tinha ritmo para andar entre os dez. É um pouco frustrante, porque sei que posso mais, e não conseguir entregar isso por conta da lesão não é fácil. Mas resta aceitar a situação. Já cheguei sabendo da lesão e até cogitei não vir para o MXON, pois sabia que seria difícil. O mais importante é que conseguimos classificar, que era o principal objetivo. Amanhã é repetir as boas largadas, finalizar bem as baterias e contribuir para um bom resultado do time.”

BE TIBÚRCIO – MX2

“Larguei bem, apesar de termos ficar como o 37º time à escolher o gate, então estava bem por fora, o que acabou sendo positivo, já que houve uma confusão por dentro. Fiquei no TOP 15 durante a primeira volta, mas acabei levando uma uma forte queda nas costelas. Consegui ajustar a moto e dei tudo o que tinha, fiz boas ultrapassagens e terminei em 18º lugar. Estou bem feliz com isso pois conseguimos classificar o Brasil em 17º. Hoje o dever está cumprido, mas amanhã é dia de acelerar com tudo para levar o Brasil ao topo. Obrigado a todos pela torcida, amanhã tem mais!”

ENZO LOPES – MXGP

“Muitas emoções! Fizemos boas largadas e estava em 13º, mas acabei caindo na primeira volta. Na hora, veio à mente a lembrança da Inglaterra, quando fiquei sem freio, e coloquei na cabeça que não podia deixar o time na mão de forma alguma. Ataquei muito, levei muita pedrada, recuperei até a 12ª posição. O braço travou, mas consegui manter a colocação. Acredito que, se não tivesse caído, teria entrado no TOP 10. Estou muito feliz com o desempenho do time — é motivo de muita comemoração. Mas quero que essa classificação se torne rotina, até porque somos grandes pilotos. Temos que vibrar, sim, mas o foco agora é no domingo, em busca do melhor resultado. Estou feliz, muito grato à torcida, e amanhã é dia de acelerar.”

O Brasil também foi destaque com o campeão brasileiro da YZ 125 bLU cRU Cup. Valendo a final do Mundial de YZ 125 bLU cRU, o catarinense Kauã Vieira foi o 10º colocado neste sábado, em Ironman. A prova final acontece neste domingo e vocês poderão acompanhar através da transmissão.

Torcida brasileira em peso
Foto: @vtmcomoffroad

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE COMO ASSISTIR AS PROVAS DESSE DOMINGO.

Cronograma de domingo, 5 de outubro de 2025

11h – Corrida BLU CRU 125 (20 min + 2 voltas)
12h – Corrida de Consolação (20 min + 2 voltas)
14h – 1ª bateria: MXGP + MX2 (30 min + 2 voltas)
15h30 – 2ª bateria: MX2 + Open (30 min + 2 voltas)
17h – 3ª bateria: MXGP + Open (30 min + 2 voltas)

RESULTADOS DE HOJE

Melhores momentos

Cobertura Show Radical

Diretamente de Ironman Raceway, o Show Radical estará mostrando tudo em tempo real através do nosso site e nossas redes sociais, @showradicalpontocom com ADS Productions e Tiago Lopes em mais uma cobertura internacional da principal mídia off-road da América Latina. 

Essa cobertura internacional é um oferecimento: @230brasil | @revmxracing | @rksracing | @hondaracingbr | @yamaharacingbrasil | @bikeracessorios | @110racing.mx | @focoracing | @borilliracing | @durag.fr | @mrprobraces | @dropmud_offroad | @moto1parts | @desigual.graphic_design | @reddragon_racing | @santoforte_nacionalcompany

Google search engine