Início BIKE Nino Schurter vence XCO e se iguala a Julien Absalon em vitórias...

Nino Schurter vence XCO e se iguala a Julien Absalon em vitórias na Copa do Mundo de MTB, confira os resultados das categorias disputadas nesse fim de semana.

Ciclista garantiu a vitoria em um emocionante sprint final, batendo o francês Maxime Marotte e levando o público ao delírio em Petrópolis/RJ. Foto: Marcelo Rypl
Riders Inc

Emoção até o último segundo. Foi desta forma que o suíço Nino Schurter conquistou a vitória neste domingo (10) da elite masculina no XCO – Cross Country Olímpico, na etapa brasileira Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike. Com um sprint final de tirar o fôlego nos últimos metros, Nino terminou a disputa com o tempo de 1h26min52, com o francês Maxime Marotte em segundo lugar, no photo finish. Vlad Dascalu terminou na terceira colocação, apenas três segundos atrás. O pódio ainda contou com o dinamarquês Sebastian Fini, em quarto, e Filippo Colombo, da Suíça, em quinto.

Sete vezes campeão geral da Copa do Mundo Mercedes-Benz Mountain Bike e nove vezes campeão mundial, Nino sempre figurou entre os líderes da disputa. Aos 35 anos, mostrou a ótima forma com uma incrível reta final de prova. Muito ovacionado pelo público brasileiro após a sua 33ª vitória em etapas da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike, o que o fez igualar ao francês Julien Absalon, Nino Schurter vibrou bastante com o resultado.

“Foi muito legal vencer aqui. Os fãs brasileiros são insanos pelo mountain bike e eu os amo. Só tenho que agradecer pelo apoio que me deram”, agradeceu Nino. “Durante a prova eu pensei se decidiria nas subidas da última volta. Quando passamos na reta oposta a chegada, eu tentei acelerar mas eu percebi que Marotte e Dascalu estavam na minha rota. Então, eu sabia que na última subida seria tudo ou nada. Dei meu melhor, o Marotte me passou e eu sabia que ainda faltavam muitos metros para a linha de chegada. Foi nos últimos metros mesmo. Vencer corridas como essa, em que você tem que batalhar até o metro final, é legal demais. Foi uma das vitórias mais saborosas e vou guardar para sempre.”

Com o retorno do público às provas da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike, o suíço ressaltou os mais de 20 mil presentes que agitaram o São José Bike Club, no Vale do Cuiabá, neste domingo.

“Foram dois anos sem presença maciça de público e eu estava sentido falta disso. Vir para o Brasil, com tantos fãs, foi legal demais de ver. Eu realmente amo os brasileiros. Eles são loucos pelo esporte e vivem por isso. Só posso dizer obrigado aos torcedores. Estou muito agradecido pelas pessoas que fizeram a festa do lado de fora da pista. Agradeço também ao Avancini, por ter feito um trabalho tão bacana pelo esporte, aqui na América do Sul, principalmente no Brasil. É legal ver como o esporte tem sido desenvolvido pelas ações dele em seu país natal”, destacou.

Destaques também para Marotte e Dascalu, que abriram mais de 50 segundos de vantagem para o quarto colocado, o dinamarquês Sebastian Fini. O desempenho do trio foi, inclusive, um dos pontos ressaltados pelo francês.

“Foi uma boa corrida. Acredito que nós três, Nino, Vlad e eu, fomos os protagonistas do começo ao fim. Lutamos pela vitória desde o início. Chegamos juntos na subida final, tentei ficar na frente deles, mas perdi no sprint. Honestamente, estou desapontado, porque sigo em busca da minha primeira vitória em etapas da Copa do Mundo. Faz parte do jogo, o Nino foi mais forte do que eu e é assim que é”, lamentou o francês.

Julien Absalon comenta feito de Nino

Julien apoiando atleta de sua equipe (Crédito: Fabio Piva)

Manager da equipe BMC MTB Racing, o francês Julien Absalon esteve presente na competição acompanhando sua equipe e falou sobre a vitória de Nino Schurter, que o igualou em número de vitórias em etapas da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike.

“Ele já estava há algum tempo próximo de igualar meu recorde e agora ele conseguiu. Vamos ver se ele chega na 34ª vitória, para bater meu recorde, o que para mim não é um problema, porque ele mereceu chegar até aqui. Nino fez uma linda corrida e é muito legal vê-lo à frente de tantos atletas da nova geração. Novos ciclistas jovens vem vindo e o Nino segue forte o suficiente para vencê-los”, analisou Absalon.

Avancini vai às lágrimas em chegada

Avancini é ovacionado pelo público (Crédito: Ney Evangelista)

Melhor brasileiro na prova, o petropolitano Henrique Avancini cruzou, em lágrimas, a linha de chegada em 13º lugar – chegou a completar em segundo na segunda volta. Ele foi ovacionado pelo público, que gritava “Avança, Avança” a todo momento. Avancini, que não conseguia conter a emoção, agradecia a todo momento à torcida que entoava gritos de apoio. O petropolitano ainda foi cumprimentado por outros atletas, que reconheciam seu grande esforço em ter trazido esta etapa da Copa do Mundo para o Brasil. Emocionado, ele falou sobre o momento vivido.

“Foi o momento mais especial, intenso e marcante da minha carreira. Eu gostaria muito de ter entregado um resultado muito melhor do que entreguei nas duas provas. Para mim, o dia de hoje mostra o significado de uma vida dedicada ao esporte. O carinho e o apoio intenso que recebi das pessoas, é algo inexplicável. É a prova de que valeu a pena dedicar a vida a isso. Faria tudo de novo, as mesmas renúncias e as mesmas escolhas. Porque esse fim de semana foi especial para mim e para o esporte que eu amo tanto.”

O Brasil também foi representado por Luiz Henrique Cocuzzi (31º), Ulan Galinski (38º), Kennedi Sampaio De Oliveira (51º), Nicolas Machado (53º), Guilherme Muller (54º), Bruno Martins Lemes (56º) e Wolfgang Soares Olsen (60º).

Resultado especial para ciclista dinamarquês
Primeira vez em um pódio em etapas de Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike, o dinamarquês Sebastian Fini comemorou muito a quarta colocação obtida em Petrópolis. Fini, provavelmente, foi um dos ciclistas que mais conquistou posições durante a corrida. Após fechar a primeira volta em 18º lugar, o ciclista foi evoluindo volta a volta, ultrapassando ciclistas e ganhando confiança, para alcançar a quarta colocação só na última volta.

“Eu sou apaixonado pelo Brasil. Fiz corridas tão boas aqui no passado. É louco terminar em quarto lugar. Cheguei aqui com a expectativa de fazer um bom trabalho e, quem sabe, conseguir um top 10. Na última semana, na Copa Internacional Michelin de Mountain Bike, me senti tão mal. E, por isso, minhas expectativas diminuíram para hoje (domingo). Algumas vezes, consigo meu melhor quando vou para uma prova com o pensamento de me divertir. Foi isso que aconteceu. Foi inacreditável”, vibrou.

Pódio com os cinco primeiros (Crédito: Cesar Delong)

Top 10 – Elite masculina XCO

9º Alan Hatherly (RSA) – 1:28:42
10º Ondrej Cink (CZE) – 1:28:49

Rebecca McConnell (AUS) vence a disputa do XCO Feminino

Australiana adotou a estratégia perfeita para conseguir a vitória da etapa brasileira da competição. Ainda na tarde deste domingo (10), os homens competem também no XCO – Cross Country Olímpico.
Foto: César Delong

A disputa foi marcada pela alternância de posições, que teve a australiana Rebecca McConnell como a grande vencedora, com o tempo de 1h29min41. Anne Terpstra, da Holanda, na segunda colocação, e a francesa Loana Lecomte, em terceiro, completaram o pódio.

O início da prova teve a francesa Loana Lecomte ditando o ritmo do pelotão da frente. Lecomte, que liderou metade da disputa escapada, conseguiu abrir vantagem de 14 segundos para Rebecca McConnell, até então segunda colocada, nas duas primeiras voltas. A alternância de posições entre as cinco primeiras colocadas ditava a competição, que levantava o público a cada volta completada.

Rebecca, na quarta volta, assumia a liderança, que ainda teve a holandesa Anne Terpstra ocupando o posto. A indefinição sobre o resultado final e quem seria a grande vencedora agitava ainda mais o público, que na última volta, vibrava a cada passagem das atletas. Com um final de prova forte, a australiana, que se mantinha no pelotão de frente durante toda a disputa, cruzou a linha de chegada na liderança, e foi para os braços da galera.

“Vencer aqui diante deste público, provavelmente o maior que já vi em uma etapa de Copa do Mundo, é muito especial e incrível. O momento em que cruzei a linha de chegada, eu jamais esquecerei na minha vida. Fui conservadora no início. Me preocupei com a temperatura e com a hidratação o tempo todo. Geralmente não sou a ciclista que dita o ritmo na frente do pelotão, então procurei observar as adversárias e como elas se comportavam. Aproveitei a oportunidade que tive na volta final e conquistei a vitória”, analisou McConnell.

Anne Terpstra, que terminou na segunda colocação, falou sobre a pista e o quão ela exige dos atletas. “O percurso foi muito difícil, principalmente fisicamente. Essa é a realidade do mountain bike, mas eu amei correr aqui. Eu acho essa pista muito boa para a Copa do Mundo, e foi muito bom estar aqui. Consegui um grande resultado e estou muito satisfeita”, completou.

Pódio da elite feminina (Crédito: Marcelo Rypl)

Melhor brasileira
A melhor brasileira nesta etapa da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike na elite feminina foi a goiana Raiza Goulão, que terminou na 31ª colocação. Raiza, que fez uma prova de recuperação, falou sobre as dificuldades enfrentadas na prova, e a energia do público presente no São José Bike Club.

“Pode não ter sido o resultado mais expressivo da minha carreira, mas foi, de longe, o mais expressivo para o meu coração. Rolou uma queda na minha frente, e por isso larguei na última posição e consegui me recuperar. Minha meta era o Top 20. Sabia da minha realidade, e estava muito próxima disso, mas furei o pneu na última volta”, disse Raiza.

“Tive que colocar um pouquinho de força no pedal, e consegui recuperar algumas posições. Me senti muito bem durante a prova, acho que estava no páreo para ficar entre as 20. De qualquer forma, só tenho a agradecer à torcida, à organização da Copa do Mundo. Essa energia da galera que vai me levar em frente na temporada 2022. Eu estou voltando”, completou.

O Brasil também foi representado por Letícia Jaqueline (40º), Hercília Najara (42º), Luma Diniz (45º), Aline Simões (46º), Paula Regina Novais (48º), Isabella Lacerda (51º).

Chegada da brasileira Raiza Goulão (Crédito: Ney Evangelista)

Top 10 – Elite feminina XCO
9º Kate Courtney (USA) – 1:34:01
10º Anne Tauber (NED) – 1:34:06

Brasil e Argentina levam a melhor na Junior Series na Copa do Mundo de MTB

Eiki Leôncio na chegada (Crédito: Cesar Delong)

No masculino, o brasileiro Eiki Leôncio faturou o título com o tempo de 56min29. Já no feminino, a argentina Julieta Benedetti foi a vencedora, em 55min13. As duas disputas foram a principal atração na manhã de sábado (9) dentro das pistas durante programação oficial da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike.

Entre os homens, Eiki conseguiu abrir boa vantagem durante a prova e, no fim, apenas administrou o ritmo, vencendo com mais de um minuto de vantagem para o segundo colocado, o mexicano David Elias Rico. O brasileiro comemorou bastante o primeiro lugar, e ressaltou a felicidade de vencer no Brasil. “Eu tô muito feliz! A Copa do Mundo veio até nós e nada melhor do que representar o Brasil e, mais do que vencer, competir bonito e fazer uma grande festa com a galera. Foi minha primeira vez disputando uma etapa durante uma Copa do Mundo, então estou super feliz e empolgado para os próximos desafios”, comemorou.

Já entre as mulheres, Julieta Benedetti foi a campeã. A atleta argentina venceu com o tempo de 55min13, desbancando a brasileira Luiza Cocuzzi, que terminou a prova com o segundo lugar em 56min46.

Julietta agradeceu a todos que dão suporte à sua carreira, e enfatizou os treinamentos e a disciplina como os ingredientes para mais conquistas, como o título da Junior Series na Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike, seu grande objetivo. “Agora é continuar trabalhando passo a passo, competindo outras provas para ganhar experiência, porque muitos desafios ainda estão por vir”, ressaltou a campeã.

Chegada da categoria feminina (Crédito: Cesar Delong)

A conquista também teve outro fator especial para Julietta, que ao cruzar a linha de chegada foi recepcionada pelo compatriota Catriel Soto, que vibrou com a conquista para o país. “Muito feliz em vê-la competindo forte, com essa competência no circuito e conquistando o primeiro lugar. Uma alegria para nós (argentinos), que competimos há tantos anos, ver que esta geração vem pisando forte e que teremos grandes talentos no futuro do país”.

Soto também ficou impressionado com o apoio que os ciclistas brasileiros estão recebendo e ressaltou a necessidade do ciclismo ser enxergado, também desta forma, em seu país.

Top 5 masculino/Junior Series:

3º Salome Cortes Bautista (COL) – 57:49
4º Ana Laura Oliveira de Moraes (BRA) – 01:01:41
5º Gabriela Ferrolla (BRA) – 01:04:50

Atual campeão mundial sub-23, chileno Martin Vidaurre vence etapa da Copa do Mundo Mercedes-Benz de MTB em Petrópolis

Categoria feminina da sub-23 foi marcada pela vitória da francesa Line Burquier. Brasileiros Gustavo Xavier e Giuliana Morgen ficam em nono e em quinto lugar, respectivamente.
Foto: Marcelo Rypl

Também nesse sábado (9), Vidaurre – que também conquistou no último fim de semana a prova XCO super elite da CIMTB Michelin – cruzou a linha de chegada com o tempo de 1h03min32. O suíço Janis Baumann e o ucraniano Oleksandr Hudyma completaram o pódio. O terceiro lugar, inclusive, teve disputa até a linha de chegada, com Hudyma levando a melhor por apenas um segundo em relação ao americano Riley Amos.

Quem acompanhou a prova pôde testemunhar a garra dos atletas, que buscavam o pódio e pedalavam mais forte a cada volta em busca de uma melhor classificação – a distância do terceiro colocado para o sexto, ao fim da disputa, foi de apenas 12 segundos.

Vencedor da prova masculina, Martin Vidaurre, que brincou ao dizer que já se sente em casa no Brasil – fazendo referência à conquista deste sábado e a do último fim de semana – destacou a energia do público brasileiro e a estratégia de ter feito uma largada de prova forte.

“Me encanta correr no Brasil! A torcida é muito empolgante, eu gosto muito! Semana passada corri na elite (CIMTB Michelin – também realizada em Petrópolis) e também foi muito bom. A estratégia na prova deste sábado foi fazer uma largada forte. Não poderia cometer erros e consegui desempenhar bem meu trabalho. Estou muito feliz!”.

Gustavo Xavier faz bonito e termina em nono lugar

Gustavo Xavier durante corrida (Crédito: Nataniel Giacomozzi)

O brasileiro Gustavo Xavier fez bonito na disputa e terminou a prova em nono lugar, levando a torcida à loucura com o seu desempenho e tendo seu nome gritado pelo público próximo a linha de chegada. Gustavo, que passou por dificuldades na prova – perdeu a dianteira na entrada do pump track, caindo em uma poça de lama logo na primeira volta – conseguiu se recuperar e terminar entre os dez melhores. Ele falou sobre as dificuldades ao longo da prova.

“A torcida brasileira deu um show! Isso com certeza nos motiva durante a prova. Na primeira volta acabei sentindo um pouco o ritmo, perdi algumas posições, mas consegui terminar no top 10. A pista exige muito do atleta, mas só tenho a agradecer. Valeu a todos pela torcida”, avaliou Xavier.

Line Burguier vence na categoria feminina

Line Burquier comemora vitória (Crédito: Cesar Delong)

A competição feminina do sub-23 foi marcada por muita emoção e adrenalina. Em primeiro lugar ficou a francesa Line Burquier, que garantiu a vitória com o tempo de 1h00min22. Burquier imprimiu um ritmo forte durante a disputa e terminou 56 segundos à frente da segunda colocada, a italiana Sara Cortinovis. O Brasil conquistou grande resultado com a petropolitana Giuliana Morgen. Em uma prova de recuperação, Giugiu foi atrapalhada por uma queda logo após a largada, mas ainda assim, saiu do décimo para o quinto lugar na disputa, garantindo a colocação com 1h06min27.

A campeã da competição, Line Burquier, de 18 anos, disputou pela primeira vez uma edição de Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike. A atleta falou sobre a emoção de estar disputando uma prova deste nível de competitividade. “Essa pista aqui no Brasil é uma loucura. Os brasileiros são muito apaixonados. Vê-los vibrando, emocionados, isso é muito bom depois de tanto tempo sem corridas”, disse a vencedora.
Diferente da disputa entre os homens, a categoria feminina teve grande diferença de distância da quarta colocada, Sofie Pedersen para a quinta, Giuliana Morgen. As atletas ficaram cerca de quatro minutos de distância uma da outra.

Natural de Petrópolis/RJ, Giugiu, também de 18 anos, saiu literalmente nos braços da galera. Após a prova, ela foi até ao público presente para comemorar o grande desempenho na corrida “Não tem preço isso, nem nos meus melhores sonhos eu imaginava viver tudo isso”, falou animada.

Sub-23 masculino

8ª Roxane Vermette (CAN) – 1:07:39
9ª Catalina Vidaurre (CHI) – 1:08:01
10ª Emilly Johnston (CAN) – 1:09:05

Continue arrastando para cima ☝☝☝ para conferir todos os patrocinadores do site Show Radical 👇⚡!

– Clicando no anuncio das empresas você é direcionado ao site da marca!