Início MOTO Preparador de suspensão dos principais pilotos do Brasil, “Serginho Suspensões” comenta sobre...

Preparador de suspensão dos principais pilotos do Brasil, “Serginho Suspensões” comenta sobre a pré-temporada e as expectativas para a abertura do MX1 GP Brasil

Foto: Tiago Lopes
Riders Inc

Um dos principais preparadores de suspensões do Brasil, Serginho Suspensões é apoiador das maiores equipes do motocross brasileiro para a temporada 2025. Tanto a equipe Honda, quanto a Yamaha, maiores vencedoras do motocross brasileiro nos últimos anos, tem Serginho Suspensões como o preparador oficial das suspensões de alguns de seus principais pilotos.

Durante o mês de janeiro, Serginho esteve presente nos EUA, na base da Enzo Racing e em etapas do AMA Supercross, em busca de novas técnicas, evolução e conhecimento do mais alto nível de competitividade em alta performance para aplicar com seus pilotos e também clientes do motocross brasileiro.

Serginho e Ross Maeda, na base da Enzo Racing, nos EUA.
Foto: Tiago Lopes

“Apesar da abertura do BRMX ser apenas neste fim de semana, os preparativos começaram no final de dezembro, quando embarquei para os EUA. De la pra cá, os trabalhos não pararam”, disse Serginho. “No final de janeiro voltei para o Brasil e as semanas seguiram intensas, em busca de desenvolver as suspensões e sempre em contato com os pilotos, mesmo a distância, para chegar ao melhor setup possível”, completou o preparador.

No time Yamaha, Serginho é o responsável pelas suspensões de Marcello Leodorico, Fábio Santos e Paulo Alberto, enquanto no time Honda, o preparador apoia Guilherme Bresolin, Vitor Borba e Be Tibúrcio.

Durante a pré-temporada, Serginho atravessou o Brasil para atender seus respectivos pilotos, com viagens até Belo Horizonte, sede da equipe Honda Racing e também até a Yamaha Racing, que fez a pré-temporada, em Rio Fortuna e e tem sua base em Florianópolis, Santa Catarina. Um período importante na realização de testes e mais testes para chegar com os equipamentos perfeitos e alinhados às competições.


“Penso que o campeonato se ganha na abertura, e não na final, sendo assim os trabalhos da pré-temporada são de extrema importância para que o piloto possa chegar o mais preparado e com o equipamento em dia na competição. Mesmo com as suspensões preparadas e ajustadas durante meses e testes e mais testes, no fim de semana de corrida realizamos alguns ajustes finos, pois quando se trata de alta performance fatores como: clima, tipo de terreno entre outros, interferem no funcionamento”, disse.

“Fábio Santos e Guilherme Bresolin são os novos pilotos com quem estou trabalhando esse ano, portanto além de preparar e ajustar as suspensões deles e dos demais pilotos, a troca de informações principalmente com eles é muito importante, pois preciso entender o estilo de pilotagem de cada e por outro lado eles tem que entender o estilo de suspensão que preparo”, disse o preparador sobre as idas nas sedes das equipes durante os primeiros meses do ano.

Ás vésperas da etapa de abertura do Brasileiro de Motocross, o primeiro grande desafio da temporada 2025, equipes e chefes de equipe trabalham a todo o vapor, enquanto isso, Serginho, que atende aos dois lados, trabalha intensamente para que tudo esteja 100% para as disputas.

“O fim de semana de corrida é bastante tenso. Apesar de grande parte do trabalho já ter sido realizada, é o momento de colocar tudo em prática. Quando cai o gate torço para que as suspensões preparadas por mim trabalhem da melhor maneira possível com todos os pilotos”, completou

Atendendo a pilotos amadores e profissionais, Serginho diz que um dos grandes beneficiados por todo esses trabalhos com pilotos profissionais e competições internacionais, são os pilotos amadores. “Baseado nos testes, preparações e etc, aprendemos muito sobre a preparação para os pilotos amadores que buscam uma suspensão segura e de acordo com o seu estilo de pilotagem”.

Serginho também foi o responsável pelas suspensões de Dean Wilson, quando o escocês disputou o Arena Cross pela Honda Racing.
Foto: Arquivo Pessoal

Serginho Suspensões estará na etapa de abertura do Brasileiro de Motocross com sua oficina móvel, atendendo à todos os pilotos que precise de algum tipo de serviço nas suspensões de suas motocicletas.

Em seu time de atletas apoiados, estão seis atuais campeões brasileiro de motocross, Supercross, Arena Cross e Mini Os. Além disso, alguns de seus pilotos já foram campeões nos primeiros meses da temporada atual.

Temporada 2024

Lorenzo Ricken – Campeão Brasileiro de MX, SX e AX e Mini Os
Pietro Fraga – Campeão Brasileiro de MX, SX e AX
Bernardo Tibúrcio – Campeão Arena Cross
Fábio Santos – Campeão Brasileiro de Motocross – MX1
Vitor Borba – Campeão Brasileiro de Motocross – MX2 e MX2Jr
Marcello Leodorico – Campeão Brasileiro de Supercross – SX2
Paulo Alberto – Campeão Português de MX e SX

2025

Bernardo Tibúrcio – Campeão do SX Champs Series – SX2
Marcello Leodorico – Campeão Latino-Americano – MX2
Fábio Santos – Campeão Latino-Americano – MX1

Continue arrastando para cima  para conferir todos os patrocinadores do site Show Radical 

– Clicando no anuncio das empresas você é direcionado ao site da marca!

Google search engine