Início MOTO Projeto de Customização YZF 450 e MXF 125 do piloto de Freestyle...

Projeto de Customização YZF 450 e MXF 125 do piloto de Freestyle Motocross Tatá Mello

Riders Inc

O piloto profissional de Freestyle Motocross Tatá Mello, em parceria com a 4Riders.Ind, desenvolveram um projeto de customização focado na pintura de suas motocicletas e o resultado você confere em primeira mão aqui no Show Radical.

Eu já via há algum tempo as motos dos pilotos gringos com a pintura customizada e tinha muita vontade de fazer na minha moto também, mas não tinha noção de como era o processo pra chegar naquele resultado. Foi em uma conversa despretensiosa com meu patrocinador, Alexandre da Rocket Escapamentos, em que ele mencionou sobre a técnica de pintura com Cerakote que o Alexandre Guerra da 4Riders estava trabalhando e vinha se destacando. Conferi alguns trabalhos dele no Instagram e mandei mensagem elogiando. A partir desse contato começamos a conversar e surgiu a oportunidade de parceria para fazer a customização das minhas motos.” Comentou Tatá.

Alexandre Guerra é proprietário da 4Riders.Ind e customizador de peças de automóveis, motocicletas, náutica e aviação. Para iniciar todo projeto, Guerra conta que a partir da ideia do cliente são feitos vários estudos para então formalizar as adequações de cores e quais locais serão aplicadas. Sobre a técnica de customização, Guerra diz que o processo consiste na modificação das características de pintura da moto, cores e texturas das peças.

Primeiramente é verificado o estado de conservação da peça, para identificar se há desgastes e trincas, se houver, é comunicado ao cliente para providenciar a troca da peça ou sua recuperação, se for possível. Após verificação, é feita uma limpeza e jateamento com óxido de alumínio, que proporciona uma preparação 100% para pintura, essencial para obter um fino acabamento na peça. Na parte da pintura são utilizadas duas técnicas, a pintura eletrostática a pó e o revestimento cerâmico com Cerakote, produto de alta qualidade muito utilizado nos EUA e na Europa. Sua aplicação é feita através de uma pintura líquida com efeito acetinado, característica exclusiva da marca. Sua capacidade de resistência chega a mais mil graus de temperatura, é altamente resistente a solventes, criando uma barreira térmica dentro da peça e também é anticorrosiva“.

Na YZF 450 do Tatá, foram utilizadas as duas linhas de pintura. Na técnica em revestimento cerâmico Cerakote, a pintura do motor, das mesas, ponta da suspensão dianteira, mola do amortecedor, pares de manetes e do escapamento na cor Glacier Black. Algumas peças do motor tais como a tampa do cabeçote, tampa do filtro de óleo, os tubos de saída das mangueiras de água, tampa de ignição, pares de manicoto, nas duas pinças de freio e nos reservatórios de óleo na cor Desert Send. Na suspensão dianteira, amortecedor traseiro, no link, cubos das rodas, porca da mesa central, travas das rodas e tampas das válvulas dos pneus na cor azul NRA Blue. Nos adaptadores de guidão, nas presilhas de flexível do freio dianteiro, radiador e tampas das bombas de freio na cor Burnt Bronze. Já a técnica com pintura eletrostática a pó foi aplicada no quadro, subquadro, balança, coroa, pinhão, protetor de pinhão, nos aros das rodas, no guidão, pedal de freio e pedaleiras na cor Preta semi brilho. Zinco branco em alguns parafusos e banho químico na corrente“.

YZ 450F

Na pit bike MXF 125 Pró Séries, Tatá optou por seguir a mesma linha de cores para que as duas motos ficassem parecidas, porém, deixando algumas peças nas cores originais.

MXF 125

O resultado não poderia ter sido melhor, foi muito satisfatório ver a expressão de alguns clientes e amigos impressionados ao verem a moto finalizada, principalmente o Tatá, que sempre se mostrou receptivo a todas as ideias e dedicação que a 4Riders teve com esse projeto.” Comentou Alexandre Guerra.

Eu tinha minhas ideias baseadas no que eu via das motos dos outros pilotos, mas o Guerra me apresentou uma proposta totalmente fora do tradicional e ousada, com a pintura da moto basicamente 70% em revestimento cerâmico Cerakote, eu curti na hora e confiei na experiência dele“.

Estava acompanhando o desenvolvimento do projeto à distância, fui à oficina algumas vezes, mas no final só via as fotos que eles me mandavam. O Japa da Point Graphics desenvolveu o layout dos gráficos acompanhando fielmente o projeto que o Guerra apresentou a ele. Quando fui buscar as motos fiquei muito impressionado ao ver aquela obra de arte ao vivo. Realmente superou minhas expectativas.” Finalizou Tatá, muito satisfeito com o resultado do projeto.

Confira mais fotos da YZ

Confira mais fotos da MXF 125

Patrocinador do projeto: @4riders.ind
Apoio: @point_graphics @rocket_escapamentos @borilliracing @mastereciabr
Colaboradores: @calilracing @crc.racing

Agradecimento aos demais patrocinadores: @imsracingwear @gaia_mx @mxf_motors @rocket_escapamentos @ctikneebracesbr_hcmproducts @racetechbr

Continue arrastando para cima ☝☝☝ para conferir todos os patrocinadores do site Show Radical 👇⚡!

– Clicando no anuncio das empresas você é direcionado ao site da marca!

Google search engine