Ricky Brabec vence etapa e inicia o Rally Dakar 2023 na liderança das motos

Equipe Monster Energy Honda é destaque no pelotão de elite das motos acelerando a Honda CRF 450 Rally. Foto: Honda Racing

O primeiro dia do Rally Dakar 2023 teve como destaque a equipe Monster Energy Honda entre os ponteiros das motos, neste domingo (1/1). A etapa inicial incluiu 369 quilômetros de especiais (trechos cronometrados), marcados por terreno arenoso e pedras, com ponto de partida e chegada no acampamento Sea Camp, nos arredores de Yanbu, na Arábia Saudita. Com a Honda CRF 450 Rally, o norte-americano Ricky Brabec foi o vencedor do dia, iniciando a prova na liderança da classificação geral.

Pablo Quintanilla (Chile) foi o sétimo na etapa, enquanto Adrien Van Beveren (França) alcançou o nono lugar da tabela. José Ignacio “Nacho” Cornejo (Chile), que teve a dura missão de abrir a prova, terminou o dia em 11º lugar.

Nesta segunda-feira (2/1), a segunda etapa do Rally Dakar 2023 sairá do acampamento Sea Camp em direção a Al-Ula. A especial terá 430 km de desafios que exigirão grande habilidade dos pilotos por meio de trechos de terra (em sua maioria), pedras e apenas um pouco de areia e dunas. O dia inclui mais 159 km de deslocamentos, totalizando 589 km de percurso.

A prova tem a Arábia Saudita como sede pelo quarto ano consecutivo e traz roteiro total de cerca de 8.500 km, sendo aproximadamente 4.600 deles de especiais. A disputa, com início nas praias do Mar Vermelho, termina nas areias do Golfo Pérsico, em Damman, no dia 15 de janeiro.

Confira o que disseram os representantes da equipe Monster Energy Honda:

Ruben Faria (Diretor geral da equipe Monster Energy Honda) – “Sei que estamos apenas começando, mas devo dizer que estou muito orgulhoso da nossa equipe. Todos os pilotos tiveram um desempenho incrivelmente bom e os resultados estão aí. Toda a equipe está se sentindo bem, seguindo os passos certos. Já estivemos aqui antes e continuaremos lutando pela consistência nos próximos dias”.

Ricky Brabec #2 – “Eu me sinto muito bem e confiante depois de hoje, mas o objetivo é ir dia após dia, mantendo o ritmo no Top 10 das motos. A prova está bastante disputada, como vimos hoje, e vamos ver como será até o dia de descanso, na metade do roteiro. Hoje foi bastante simples, sem estresse, foi um ótimo dia”.

Pablo Quintanilla #7 – “Começamos a manhã com trechos rápidos por vales e leitos de rios com muitas pedras, então o primeiro trecho foi bastante desafiador. Gostei da segunda parte do dia, depois do primeiro neutro, onde tivemos pontos mais rápidos e areia no deserto aberto. Senti que estou bem, bastante rápido e com um bom ritmo”.

Foto: Honda Racing

Adrien Van Beveren #42 – “No início da etapa foi preciso estar atento por conta das pedras escondidas na areia. Fui melhor na segunda parte da especial. Estou contente com o meu desempenho e quero continuar assim ao longo do rali”.

Foto: Honda Racing

José Ignacio “Nacho” Cornejo #11 – “Hoje foi um dia que podia ter corrido muito mal, porque tive de abrir a especial. Dei o meu melhor e no final o resultado foi ótimo. Gostei da navegação, já que por conta de ser o primeiro a largar eu não podia cometer erros, então tive uma boa atitude para enfrentar essas circunstâncias adversas”.

Foto: Honda Racing

Resultado – Rally Dakar 2023 / Arábia Saudita

Etapa 1 / Motos (extraoficial – cinco primeiros)
1 – Ricky Brabec (EUA) -#2 – 03h31m10s – Equipe Monster Energy Honda

2 – Kevin Benavides (ARG) – #1 – 03h31m54s
3 – Mason Klein (EUA) – #43 – 03h31m54s
4 – Joan Barreda (AND) – #5 – 03h32m20s
5 – Toby Price (AUS) – #18 – 03h31m10s
7 – Pablo Quintanilla (CHI) – #7 – 03h33m07s – Equipe Monster Energy Honda
9 – Adrien Van Beveren (FRA)- #42 – 03h34m57s – Equipe Monster Energy Honda
11 – José Ignacio “Nacho” Cornejo (CHI) – #11 – 03h37m25s – Equipe Monster Energy Honda

Roteiro Rally Dakar 2023*

2/1 – Etapa 2
Sea Camp / Al-Ula

Deslocamentos – 159 km
Especial – 430 km
Total do dia: 589 km

* O roteiro é fornecido pela organização do evento e está sujeito a alterações.

Continue arrastando para cima ☝☝☝ para conferir todos os patrocinadores do site Show Radical ⚡

– Clicando no anuncio das empresas você é direcionado ao site da marca!