Início1ª etapa Copa Pro Tork Minas Gerais de Motocross

1ª etapa Copa Pro Tork Minas Gerais de Motocross

Publicado em

A conceituada e agora com novo título, Copa Pro Tork Minas Gerais de Motocross já chega a sua terceira edição, lançada em 2013 o evento se tornou um fenômeno no mundo do esporte a motor, tamanho resultado que nessa etapa de abertura da temporada 2015 a copa quebrou recordes nacionais e até mundiais com 458 pilotos vindo de todas as partes do país e também de outros países para lotar os gates das categorias disputadas pela copa Minas. A estrutura nessa temporada ainda mais bonita com as cores amarelo e preto da Pro Tork, trouxe um tom mais gringo para o evento o que só somou para o show que a Cassios Racing promove com a Copa Pro Tork Minas Gerais de Motocross.

1ª etapa Copa Pro Tork Minas Gerais de Motocross
Nessa imagem dá para notar como a estrutura de pista está mais bonita com a marca Pro Tork em evidência.

1ª etapa Copa Pro Tork Minas Gerais de Motocross
Toda a área da pista do Córrego do Bação em Itabirito-MG foi tomada por carros, ônibus e furgões das equipes vindas dos 4 cantos do país! (Foto tirada do vídeo da TW Vídeos).

Dentro da pista que mais uma vez se mostrou perfeita, lembrando muito as pistas gringas com canaletas bem técnicas e saltos de dar um nó na garganta do torcedor, o espanhol Carlos Campano da equipe oficial Yamaha Geração Racing foi absoluto mesmo não sendo o mais rápido nos treinos ele foi imbatível nas duas principais baterias do dia a MX1 e a Super Final. Na MX2 Dudu Lima também foi absoluto largando de ponta e dominando a categoria das 250 da largada até a quadriculada. Destaques também para Enzo Lopes que venceu a Junior, ao norte americano e veterano Craig Canoy que faturou a MX4 e a volta de “Paulinho” Stedile as pistas com uma bela vitória na competitiva MX3.

Confiram o vídeo oficial do evento com palavras de pessoas importantes de diferentes áreas:

Confiram como foram as disputas do domingo nas baterias profissionais com a foto do vencedor, resultados e o vídeo de cada bateria:

MX1
1ª etapa Copa Pro Tork Minas Gerais de Motocross
Carlo Campano foi o melhor do fim de semana nas motos 450cc.

Thales Vilardi largou muito bem e assumiu a ponta na primeira curva mostrando um ritmo forte e preciso. Porém, sofreu uma queda na quarta volta e sedeu a posição para o espanhol, que não largou mais a liderança da prova.

Campano foi perseguido de longe pelo inglês Adam Chatfield, que terminou a etapa em segundo. O inglês levou a melhor no duelo travado com o venezuelano Carlos Badiali, que segurou o terceiro lugar após receber pressão de Jorge Balbi Jr. A quinta colocação ficou com o paranaense Jean Ramos. A sexta colocação ficou com Marcelo Lima “Ratinho”, que terminou uma moto de distância à frente de Rafael Faria.

1 – #115 Carlos Campano

2 – #407 Adam Chatfield

3 – #22 Carlos Badiali

4 – #3 Jorge Balbi Jr.

5 – #10 Jean Ramos

MX2
1ª etapa Copa Pro Tork Minas Gerais de Motocross

Dudu Lima venceu a MX2 de ponta a ponta em Itabirito e ficou com vitória na primeira bateria do domingo. O paulista imprimiu ritmo forte na prova e terminou a corrida com folga em relação aos rivais. Com a vantagem aberta por Lima, as disputas na MX2 resumiram-se às demais posições do pódio.

Anderson Amaral, segundo colocado na prova, teve trabalho para segurar a pressão de Pedro Henrique Bueno, o Pepê, durante os 30 minutos de corrida. Caio Lopes, que vinha logo atrás dos ponteiros e tentava acompanhar o ritmo dos rivais, sofreu uma queda e perdeu posições.

Com isso, a quarta colocação da MX2 ficou para Enzo Lopes, que detinha até então o último posto do pódio. O piloto gaúcho segurou as investidas de Fabio Santos “Moranguinho” que, apesar de ter feito o melhor tempo na classificação, não repetiu o mesmo desempenho na prova, tendo de se recuperar durante a prova para terminar com o quinto lugar.

1 – #2 Eduardo “Dudu” Lima

2 – #83 Anderson Amaral

3 – #97 Pedro Henrique Bueno

4 – #16 Enzo Lopes

5 – #987 Fabinho Santos “Moranguinho”

MX3

1ª etapa Copa Pro Tork Minas Gerais de Motocross

Na MX3, a vitória ficou com Paulinho Stedile após o piloto curitibano passar por outras modalidades e ficar onze anos longe do motocross. Walter Tardin largou forte e fez o holeshot, mas perdeu a liderança para Willian Guimarães, que completou a primeira passagem da prova na primeira colocação. Na terceira volta, Stedile, que vinha em terceiro, superou André Stocovich e pressionou Guimarães para assumir a ponta na volta seguinte.

No pelotão intermediário, Mariana Balbi fez prova de recuperação após finalizar a primeira volta no oitavo lugar. A piloto mineira galgou posições e chegou ao terceiro posto, mas não conseguiu travar um duelo direto com o segundo colocado, o goiano Carlinho Maia. Wolney Ferreira terminou atrás de Mariana, no quarto lugar, e Walter Tardin completou o pódio da categoria.

1 – #788 Paulo César Stedile

2 – #335 Carlinho Maia

3 – #81 Mariana Balbi

4 – #103 Wolney Ferreira

5 – #25 Walter Tardin

85cc
1ª etapa Copa Pro Tork Minas Gerais de Motocross

Na 85cc, Renato Paz fez boa prova de recuperação para faturar a prova da categoria. O piloto paulista, que cravou o tempo mais rápido na tomada de classificação, foi o vitorioso. Henrique Lapola dominou as primeiras voltas, mas Renato, que na primeira volta passou em quinto, precisou de apenas duas passagens para assumir e se consolidar na ponta da corrida.

Yuri Chantin terminou em segundo e Lapola finalizou a etapa na terceira colocação. O quarto lugar ficou com o piloto Davi Martins, que travou duelo e levou a melhor na disputa com Augusto Caliman, que sofreu uma queda nas voltas finais e deixou a quinta colocação para Renan Goto.

1 – #101 Renato Paz

2 – #818 Yuri Campelo

3 – #788 Henrique Lapola

4 – #34 Davi Martins

5 – #55 Renan Goto

65cc
1ª etapa Copa Pro Tork Minas Gerais de Motocross

Na 65cc José Antônio Filho largou na frente, mas logo perdeu a primeira colocação para Marcelo Leodorico. O piloto de numeral 44 tomou a liderança e permaneceu na frente em boa parte da prova, mas sofreu uma queda, mas a distância aberta não foi suficiente para perder a colocação para Diogo Nascimento.

Por sua vez, o piloto paulista imprimiu ritmo forte e também abriu vantagem na liderança. Na penúltima passagem Nascimento sofreu uma queda, mas se recuperou a tempo de conquistar a vitória na prova de Itabirito. Marcelo Leodorico terminou em segundo, seguido por Carlos Eduardo “Dadalzinho”, que fez grande recuperação para ficar em terceiro.

Após cair na primeira volta, o piloto foi para o 12º lugar. Contudo, ele buscou a reação, realizando diversas ultrapassagens até chegar logo atrás de Nascimento e Leodorico.  O quarto lugar ficou com Rodolfo Bicalho e Henrique Henika terminou na quinta posição.

1 – #2 Diogo Moreira

2 – #44 Marcelo Leodorico

3 – #77 Carlos Eduardo “Dadalzinho”

4 – #38 Rodolfo Bicalho

5 – #202 Henrique Henicka

1ª etapa Copa Pro Tork Minas Gerais de Motocross
Nessa foto temos, organizadores, patrocinadores e equipe de trabalho juntos na cerimônia de abertura da temporada 2015 do maior campeonato privado do país!

1ª etapa Copa Pro Tork Minas Gerais de Motocross
Pilotos destaque no país e na Copa Pro Tork Minas Gerais de Motocross em sessão de autógrafos para os público que se aproximou a casa de 25 mil pessoas durante os dois dias de prova!

—CLIQUE AQUI PARA VER TODAS AS FOTOS DOS TREINOS E PROVAS DO DOMINGO—

– Confiram como foram as disputas do sábado com as categorias de base na Copa Pro Tork Minas Gerais de Motocross:

As corridas iniciaram no sábado com provas de seis categorias; Intermediária, MX4, Nacional, MXF, 50cc e MX Jr. Em seu terceiro ano, com novos parceiros e patrocinadores, a competição reforça seu nome entre as maiores disputas do motociclismo brasileiro.

Intermediária
1ª etapa Copa Pro Tork Minas Gerais de Motocross
Diogo Malheiro foi o vencedor da categoria Intermediária, que teve quase 60 pilotos inscritos. Após brigar pela ponta na primeira volta com Anderson Camilo, que fez o holeshot, Malheiro abriu boa distância sobre os oponentes, que passaram a duelar pelas outras colocações.

Na penúltima volta, o campeão da etapa de Itabirito perdeu o controle da moto, mas a boa vantagem adquirida na bateria foi o suficiente para garantir o triunfo nesta tarde. Jonathan Tiradentes ficou na segunda colocação, seguido por Márcio Hortense. Rodrigo Marçal foi o quarto e Anderson Camilo fechou o pódio.


1 – #88 Diogo Malheiro

2 – # 36 Johnathan Silva Tiradentes

3 – #561 Márcio Hortense Júnior

4 – #128 Rodrigo Marçal de Oliveira

5 – #314 Anderson Camilo

MX4

1ª etapa Copa Pro Tork Minas Gerais de Motocross
A prova da MX4 foi inteiramente dominada pelo estadunidense Craig Canoy, que retornou às pistas brasileiras na Copa Pro Tork MG de Motocross. Canoy tomou a ponta ainda na primeira curva, ignorando o começo de prova conturbado dos adversários, que sofreram diversas quedas.

O americano chegou à vitória com 48 segundos de vantagem sobre o segundo colocado, o fluminense Walter Tardin. O paranaense Willian Guimarães fez grande recuperação para finalizar a prova no terceiro lugar. Yuri Sousa e Vagner Lachi fecharam o pódio da categoria.


1 – #211 Craig Canoy

2 – #125 Walter Sérgio

3 – #21 Willian Guimarães

4 – #17 Yuri Sousa

5 – #731 Vagner Lachi

Nacional

1ª etapa Copa Pro Tork Minas Gerais de Motocross
Na bateria da Nacional, Gabriel Montagner assumiu a ponta da prova na segunda passagem e venceu com quase 14 segundos de vantagem sobre Ismael Rojas, segundo colocado, que por sua vez terminou com folga em relação ao terceiro, quarto e quinto colocados, Leonardo Lima, Bruno Vinícius e Arthur Gas.


1 – #303 Gabriel Montagner

2 – #127 Ismael Rojas

3 – #35 Leonardo Lima

4 – #629 Bruno Vinícius

5 – #200 Arthur Gas

MXF

1ª etapa Copa Pro Tork Minas Gerais de Motocross
Numa grande disputa entre Mariana Balbi e Stefany Serrão a mineira levou a melhor sobre a paulista e faturou a primeira etapa da categoria. Com recorde de inscritas, a categoria MXF teve gate cheio, contando com 21 mulheres disputando a prova de Itabirito.

Na primeira volta, Mariana Balbi teve dificuldades para encontrar o melhor trilho nas curvas, mas manteve-se na ponta. A piloto Marcely Cazadini, que buscava a ponta ficou na primeira curva, mas prosseguiu na prova. Stefany Serrão assumiu a vice-liderança antes mesmo do término da primeira passagem.

Mariana Balbi chegou a abrir cerca de 12 segundos na liderança da categoria, mas Stefany diminuiu a distância para menos de dois segundos nas voltas finais. A paulista teve problemas com tráfego, mas numa boa passagem numa sequência de costelas conseguiu colar em Mariana.

Porém, a mineira segurou as investidas de Stefany para ganhar a primeira corrida da temporada. Luana Abreu terminou a prova em terceiro, Marcely Cazadini ficou na quarta colocação, seguida pela irmã, Lays Cazadini, em quinto.


1 – #81 Mariana Balbi

2 – #29 Stefany Serrão

3 – #958 Luana Abreu

4 – #222 Marcely Cazadini

5 – #2 Lays Cazadini

50cc

1ª etapa Copa Pro Tork Minas Gerais de Motocross
Na 50cc, com pista reduzida para as crianças de quatro até nove anos de idade, Bruno Ferreira largou na frente e liderou boa parte da prova em Itabirito. Porém, Gustavo Abrahão encostou no rival e intensificou a pressão sobre Ferreira, que sofreu uma queda e perdeu a ponta para o oponente.Gustavo Abrahão venceu a etapa de Itabirito, seguido pelos xarás Gustavo Duarte e Gustavo Rodrigues. Thaís de Castro completou a etapa na quarta colocação.


1 – #22 Gustavo Abrahão

2 – #55 Gustavo Rodrigues

3 – #34 Bruno Ferreira

4 – #111 Thais de Castro

5 – #5 João Danilo Aguiar

Júnior

1ª etapa Copa Pro Tork Minas Gerais de Motocross
Na MXJr, Enzo Lopes fez uma corrida racional para vencer a primeira prova do ano em Itabirito, protagonizando bom duelo com Pedro Henrique Bueno, o Pepê. Enquanto Bueno dominou a primeira parte da prova, Enzo buscou a liderança na segunda metade, para administrar a vantagem e faturar os primeiros 25 pontos da temporada.

Pedro Henrique Bueno terminou na segunda colocação, pouco mais de três segundos atrás de Lopes e com larga vantagem sobre Frederico Spagnol o terceiro colocado. Vinícius de Sá completou a prova na quarta posição e Leandro Araújo terminou a prova de Itabirito em quinto.


1 – #16 Enzo Lopes

2 – #7 Pedro Henrique Bueno

3 – #61 Frederico Spagnol

4 – #143 Vinicius de Sá

5 – #58 Leandro Araújo

—CLIQUE AQUI PARA VER TODAS AS FOTOS DOS TREINOS E PROVAS DO SÁBADO—

As inscrições para a 2ª etapa da Copa Pro Tork Minas Gerais de Motocross já estão abertas. Dessa vez, os pilotos interessados em participar das corridas marcadas para os dias 25 e 26 de abril no Estádio Municipal de Ibirité não poderão realizar os seus cadastros na sexta-feira anterior ao evento ou no dia das provas. Todas as fichas precisam ser preenchidas e enviadas pelo site www.cassioracing.com.br até o dia 22/04. A taxa de R$120,00 também deve ser paga até essa data.

As pessoas que tiverem dificuldade com o registro ou pagamento podem entrar em contato com a organização pelo telefone (31) 3272-0363 ou pelo e-mail atendimento@cassiosracing.com.br.

O GP cidade de Ibirité tem o patrocínio da Pro Tork, X11, Scud e Ingá. Co-patrocínio Motul, Vitiss Cosméticos, Skull Racing, Edgers Racing e Arcata. Apoio Prefeitura de Ibirité, TV Globo Minas, 98fm, jornais O Tempo e Super Notícia. Supervisão da Federação de Motociclismo do Estado de Minas Gerais e organização do Moto Clube Cassios Racing.

Texto: Tiago Lopes | Assessoria de Imprensa Motoclube Cassios Racing |
Foto: Tiago Lopes
Vídeos: OX Vídeos

VEJA TAMBÉM

Sportech renova com à Yamaha Brasil e fortalece parceria com a GET pelo segundo ano consecutivo

A Sportech, distribuidora brasileira de marcas globais referência em...

Yamaha Racing Brasil apresenta pilotos e equipes para a temporada 2026

Quatro equipes, 14 pilotos e um grupo altamente competitivo....

Yamaha Racing Brasil apresenta pilotos e equipes para a temporada 2026

Quatro equipes, 14 pilotos e um grupo altamente competitivo. É assim que a Yamaha...

ENTREVISTAS

VÍDEO: Beta Motor Brasil apresenta Renato Paz, o “Muguinho”, para a disputa do Brasileiro de Enduro

https://www.youtube.com/watch?v=8wStU--y_p8&feature=youtu.be A distribuidora brasileira da Beta Motor anuncia a chegada de um dos maiores talentos...

ASW celebra quatro décadas de história com festa na pista

A ASW completa 40 anos e prepara uma comemoração especial para marcar sua trajetória no universo off-road. No dia 25 de janeiro, o ASW Offroad Park,...

A Moto-Master Brake Systems é a nova marca distribuída com exclusividade, no Brasil, pela...

Com um portfólio focado em alta performance e compatível com os principais modelos de duas rodas para Motocross e Enduro nacional, chega ao mercado...

AMA Supercross 2026: tudo o que você precisa saber sobre a etapa de abertura, em Anaheim

O AMA Supercross 2026 começa neste sábado com a tradicional etapa de Anaheim, Califórnia, marcando a abertura...

Com a Honda nos três primeiros lugares da quarta etapa, Schareina é o novo líder do Rally Dakar 2026

Tosha Schareina venceu pelo segundo dia seguido para confirmar a condição de um dos...

Photoshoot: Troy Lee Red Bull Ducati Factory Racing

A Troy Lee Designs Red Bull Ducati Factory Racing Team revelou nesta semana, as...

Show Radical completa 19 anos como referência absoluta na comunicação do motociclismo off-road nacional e global

Fundado em 07 de janeiro de 2007, o ShowRadical.com celebra 19 anos de atuação...

Dakar 2026: Tosha Schareina vence etapa 3, Sanders lidera e Brabec encosta

A terceira etapa do Rally Dakar 2026 foi marcada por intensidade, desgaste físico e mental dos...

Comece 2026 com estoque reforçado da linha Motorex

A virada do ano é o momento ideal para reforçar seu negócio. A RT...

Steve Holcombe é anunciado pela Sherco Racing para o EnduroGP 2026

O multicampeão mundial Steve Holcombe está oficialmente de casa nova para a temporada 2026....

MinasXtreme anuncia renovações importantes para a temporada 2026

Nos primeiros dias de 2026, a MinasXtreme confirmou a renovação de contrato com três...

AgillCast EP 34 | João Paulo “JP Racing” fala sobre a trajetória de sucesso da loja e equipe no cenário nacional

Proprietário de uma das principais lojas de revendas off-road do Brasil, João Paulo, da...

A Moto-Master Brake Systems é a nova marca distribuída com exclusividade, no Brasil, pela SPORTECH

Com um portfólio focado em alta performance e compatível com os principais modelos de duas rodas para Motocross e Enduro nacional, chega ao mercado brasileiro a holandesa Moto-Master Brake Systems, distribuída pela SPORTECH – empresa especializada nos segmentos Mountain Bike, Adventure e Off Road,...

Acerbis Brasil é anunciada como patrocinadora do Campeonato Brasileiro de Enduro 2026

A Acerbis Brasil está oficialmente confirmada como patrocinadora do Campeonato Brasileiro de Enduro 2026,...

Trilha Beneficente “Roia é Poko” acontece no dia 25 de janeiro em Três Corações/MG

Três Corações/MG se prepara para receber um grande evento solidário: a Trilha Beneficente “Roia é...

ATUALIZAÇÃO completa sobre Justin Barcia #51 após forte queda em Anaheim 1 | Supercross

O norte-americano Justin Barcia viveu momentos de grande apreensão durante a rodada de abertura...

AMA Supercross 2026: Eli Tomac domina na 450 e Max Anstie vence na 250 em Anaheim

A temporada 2026 do AMA Supercross começou em grande estilo neste sábado, em Anaheim, com disputas eletrizantes...

AMA Supercross 2026: expectativas para Anaheim 1, estatísticas das aberturas e vencedores da 250SX e 450SX na história da etapa

O AMA Supercross 2026 chega com grandes expectativas na 450SX e na 250SX. Cooper...

Arena Cross anuncia calendário oficial com final no Festival Interlagos

O Arena Cross 2026 já tem datas confirmadas e promete mais uma temporada de...

Durag Factory Racing amplia atuação internacional com foco em off-road e on-road na AIMExpo 2026 em Anaheim

A Durag Factory Racing, marca brasileira especializada em coroas e pinhões para motocicletas off-road...

LS SHOW: esquenta para abertura do AMA Supercross 2026, com participação especial de Balbi Jr

Acompanhe o "esquenta" do LS Show para abertura do AMA Supercross 2026. Um bate-papo...
Translate »