| Marcelo Simões está entre os brasileiros com mais competições na carreira. Os cinco títulos no Circuito Brasileiro de Freestyle Motocross somados às provas internacionais atestam: domina técnica apurada. E técnica será o ponto central da estratégia de Simões para o Duelo de Motos, neste domingo (12), em Atibaia (SP). Campeonato que além dos melhores pilotos do País contará Javier Villegas, chileno com um título no Mundial de FMX.
Por técnica entenda-se manobras executadas com precisão. Bastante variadas. E com boa dose de estilo. Apesar de toda a experiência, Simões aumentou o volume e alterou o formato dos treinos para o Duelo de Motos. Explica que apesar das chuvas que atingiram a região de Tupã (SP), onde treina, praticamente dobrou o tempo na pista.
“Intensifiquei os treinos. E mudei as rotinas. Fiz mais baterias por dia, treinando ida e volta. Normalmente, fico somente num salto”, descreve Simões. “Ida e volta”, significa percorrer toda a pista, mantendo o ritmo. O que implica em fluidez na hora das provas.
O foco na técnica não significa apresentações sem impacto visual. Pelo contrário: o repertório de Simões está cheio de movimentos que elevam a emoção dos fãs. Por exemplo, os tsunamis, nine o-clock nacs e holygrabs. Mas uma manobra costuma ser o grande atrativo: o turndown whip.
O turndown whip conjuga técnica e impacto visual. Frequentemente, durante a “entortada”, a roda traseira da moto de Simões ultrapassa a dianteira. A manobra ainda rendeu para o Brasil a maior conquista do País no exterior: a vitória de Simões no Freestyle das Nações. Portanto, toda vez que o multicampeão entra na pista, cresce a expectativa pelo turndown whip.
Mesmo com toda a técnica, experiência e sucesso, Simões revela certa ansiedade: “Sentia muita falta das competições. Passou muito tempo desde a última. Parece que vou para minha primeira prova. Mas me cobrando muito, pois sei do que sou capaz”.
No sábado (11) será realizada a classificatória do Duelo de Motos. No domingo (12) a decisão do campeonato ocorre pela manhã, com transmissão ao vivo da Rede Globo durante o Esporte Espetacular.
Fonte: Whipress |