As principais categorias da final do Mineiro de MX competiram no domingo de provas em Piranga. Grandes nomes do esporte nacional de todas as categorias estavam presentes, pilotos vindos de inúmeros estados como Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo entre muitos outros abrilhantaram ainda mais a festa que já estava linda. No sábado rolaram as categorias de base, (CLIQUE AQUI PARA VER OS RESULTADOS DE SÁBADO). onde pudemos ver o nível da pista e já ficar nas expectativas de conferir o show que os profissionais dariam no domingo. As expectativas foram confirmadas e após os treinos os pilotos comentaram o quanto a pista estava prazerosa de se andar, parabenizando a organização pelo empenho nos detalhes do evento. Os pilotos das principais equipes garantiram fortes emoções para o grande público que lotou os arredores da pista estilo gringa que foi criada em Piranga pela Cassios Racing.

O segundo dia de provas da final do Campeonato Mineiro de Motocross, teve como protagonista a natureza. Durante o evento uma forte chuva, acompanhada de raios e rajadas de vento, caiu sobre Piranga causando a paralisação das corridas. Antes disso, as categorias 65cc, MX2, MX3, Nacional Pró e Amador entraram na pista e levantaram o público presente.
65cc

A primeira prova do dia foi a das crianças entre 7 e 12 anos. Na largada, o goiano Felipe Menezes levou a melhor. Ele fez o holeshot e disparou na frente. Em seguida, vieram o mineiro Felipe Vieira, o paulista Bruno Rodrigues e o gaúcho Garmichel Giehl. Os três tinham chances de título e protagonizaram uma disputa bem acirrada. Na primeira volta Bruno roubou o segundo lugar de Felipe. Poucos minutos depois Garmichel também ultrapassou o piloto mineiro. Devido a uma grande falta de sorte, Felipe Vieria ainda sofreu uma queda conseguindo finalizar na 12ª posição. O pódio foi composto por Felipe Menezes, Bruno Rodrigues e Garmichel Giehl, que acabou ficando com o campeonato, na somatória dos pontos.
MX2

Em seguida, foi a vez dos profissionais da MX2. A prova começou com o paulista Dudu Lima fazendo o holeshot. O também paulista Fabinho Santos não deixou por menos e passou Dudu logo em seguida. O paranaense Leo Souza, que havia largado bem atrás, galgou cada posição e chegou na terceira colocação. A partir daí os três pilotos buscaram cada centímetro de pista, até que Fabinho caiu e cedeu sua posição ao mineiro João Victor, vinha em quarto lugar. Dudu acelerou e colocou cerca de nove segundos à frente de Leo. Enquanto isso, a briga pelo terceiro lugar esquentou, e faltando dois minutos para encerrar a corrida, o carioca Juninho Tay-Tsohn ultrapassou João Victor. As três primeiras posições ficaram com Dudu Lima, Leo Souza e Juninho Tay-Tsohn. Com a quarta posição na corrida, Leo Souza garantiu a o título da categoria.
MX3

Na MX3, o carioca Daniel Federal chegou como favorito, mas teve que brigar bastante para garantir o título. Já na largada seu conterrâneo, Walter Tardin, saiu na frente junto com o mineiro Diogo Guedes. Daniel, que vinha em terceiro, acelerou o máximo que pôde para alcançar seus adversários. Na primeira volta, Daniel Federal conseguiu ultrapassar Guedes e foi atrás de Tardin. A briga entre os dois durou até o último minuto de corrida, quando Walter caiu e perdeu a liderança. A prova acabou com Federal em primeiro, Tardin em segundo e Guedes em terceiro.
Nacional Pro

Na categoria Nacional Pro, o troféu estava praticamente nas mãos do mineiro Bruno Barbosa, já que o segundo do ranking não havia comparecido. Com esse cenário Barbosa poderia acabar até na penúltima colocação que se sagraria campeão. No entanto, a prova foi mais difícil do que Bruno planejou. O carioca Matheus Venâncio fez o holeshot, seguido de Bruno Barbosa e do mineiro Gustavo Almeida. Barbosa manteve a colocação até a quarta volta, quando começou a ser ultrapassado pelos outros competidores. Ao final da corrida, Bruno Barbosa se viu na penúltima posição e foi obrigado a acelerar para manter o título. Os três primeiros clocados da prova foram Matheus Venâncio, Vinicius Muniz e Warley Diego.
Amador

A prova da categoria Amador foi a mais tranquila do dia. Os mineiros Gabriel Souza, Felipe Leite e Venâncio Sanseverino largaram bem na frente e foram os protagonistas de toda a corrida. Gabriel largou melhor, porém a liderança não durou muito tempo. Na primeira volta, Felipe assumiu a ponta e deixou o segundo lugar do pódio para Souza. Venâncio terminou em terceiro. O campeão da temporada 2017 foi o também mineiro Augusto Henrique, que terminou em quinto, mas somava mais pontos que os demais.
85cc

A última prova do dia foi a 85cc, composta por pilotos entre 11 e 17 anos. O paulista Caique Takeyama fez o holeshot e manteve a liderança. A seguir vieram os mineiros João Vitor e Arthur Vicente. Ainda no início da corrida Arthur passou para a segunda colocação. Faltando 11 minutos de prova, João Vitor e mais dois pilotos se embolaram em uma das descidas da pista. João ficou inconsciente por alguns minutos e foi atendido pela equipe de resgate. Mesmo passando bem, ele foi encaminhado para um hospital da região.
Enquanto a ambulância fazia o percurso até a unidade de saúde, o evento ficou paralisado. Nesse momento, uma tempestade caiu sobre a pista. Visando proteger todos os pilotos e público, a direção de prova decidiu não dar prosseguimento ao evento, postergando a decisão das categorias 85cc, MX1 e Super Final Ouro.
Nesta terça-feira, 21 de novembro, a organização do Campeonato Mineiro de Motocross e a Federação de Motociclismo do Estado de Minas Gerais (FMEMG) se reuniram para discutir como a competição seria finalizada. De acordo com Cássio Marques, presidente do Moto Clube Cassios Racing e diretor de motocross da FMEMG, foi escolhida a opção mais justa para todos os pilotos.
“Nós resolvemos realizar as corridas da 85cc e MX1 na primeira etapa do ano que vem. Todos compareceram e pagaram inscrição. Achamos que o mais correto é garantir a oportunidade para que eles disputem os títulos na pista. O troféu da Super Final Ouro será guardado para a última etapa da temporada de 2018”, explica.
Logo menos galeria completa de fotos no ar, gratuitamente num oferecimento do Moto Clube Cassios Racing a todos os pilotos inscritos e federados!
Resultados:
65cc
1º #160 Felipe Menezes
2º #317 Bruno Rodrigues
3º #4 Garmichel Rodrigues
4º #711 João Torres
5º #13 Michael Ribeiro
Campeonato
1º #4 Garmicheal Rodrigues
2º #317 Bruno Rodrigues
3º #160 Felipe Menzes
MX2
1º #2 Dudu Lima
2º #9 Leo Souza
3º #416 Juninho Tay-Tsohn
4º #19 Gabriel Soares
5º #580 Augustinho Algarve
Campeonato
1º #9 Leo Souza
2º #2 Dudu Lima
3º #19 Gabriel Soares
MX3
Prova
1º #35 Daniel Federal
2º #25 Walter Tardin
3º #41 Diogo Guedes
4º #105 Renato Faria
5º #38 Gleison Maciel
Campeonato
1º #35 Daniel Federal
2º #41 Diogo Guedes
3º #25 Walter Tardin
Nacional-Pro
1º #17 Matheus Venâncio
2º #97 Vinícus Muniz
3º #4 Warley Diego
4º #336 Gustavo Almeida
5º #338 Bruno Almeida
Campeonato
1º #629 Bruno Barbosa
2º #4 Warley Diego
3º #97 Vinícius Macarini
Amador
1º #22 Felipe Leite
2º #26 Gabriel Souza
3º #2 Venâncio Sanseverino
4º #122 Pedro Henrique
5º #197 Augusto Henrique
Campeonato
1º #197 Augusto Henrique
2º #22 Felipe Leite
3º #23 Juninho Vieira
Fotos: Tiago Lopes











