Olá Líbera, muito obrigado pela oportunidade de poder entrevistá-la no site Show Radical, mais uma mulher de coragem que irá encarar o desafio que muito marmanjo afina, disputar o Rally do Sertões, sem dúvidas a prova mais dura da modalidade off-road no nosso país!
SR: Libera, como surgiu a sua paixão por esse esporte?
LB: Eu brinco que eu amo mais o esporte do que a maioria dos homens, porque haja paixão para ser tão enlouquecida por motos assim. Cresci no meio Off Road em função do meu pai ser um apaixonado por aventuras e adrenalina, cresci acompanhando ele em provas e trilhas, de moto ou jeep, e achava aquele mundo muito mais divertido do que os das bonecas que era o qual eu deveria fazer parte, assim com o passar dos anos a paixão foi aumentando e resolvi deixar o apoio para assumir a pilotagem da moto.
SR: Qual foi sua primeira moto e como foi sua primeira vez no Off-Road?
LB: Fiz a minha primeira trilha com 14 anos, com uma XT 225, ela foi minha grande companheira por anos, após andei de CRF 230, Gas Gas 250 e KTM. Juro que na primeira vez, chorei, disse que não tinha como enfrentar tanta dificuldade, entre pedras e lama, mas isso foi só até conseguir passar por aquele caminho difícil, depois que venci o trajeto, a percepção mudou e percebi que não existia nada mais gostoso que enfrentar as nossas próprias limitações.

SR: E quando você decidiu que iria fazer o Sertões?
LB: Foi tudo muito rápido, os Sertões sempre foi um sonho, mas até então distante, porém sabia que um dia iria realizar. A possibilidade de participar da prova surgiu em junho, faltando menos de 90 dias, e agarrei com unhas e dentes, e para minha sorte fui super acolhida no mundo do Rally (o qual nunca participei, pois venho do mundo do enduro de regularidade).
SR: Como tem sido essa preparação, para esse grande desafio pela primeira vez?
LB: Em virtude de não ter tido muito tempo de preparação, foquei em treinar o corpo da melhor forma possível, através de academia, crossfit e treinos de moto, também em preparar o lado emocional para esse super desafio, afinal, o corpo e a cabeça tem que estar super alinhados para encarar esses 3600 km.

SR: Com qual moto você irá participar da competição e quais são as preparações feitas nela?
LB: Irei correr com uma Honda CRF 230. Optamos por deixar ela com motor original, mas trabalhamos as suspensões dianteira e traseira, em busca de maior conforto e segurança, trocamos o tanque de combustível para ter mais autonomia como a prova exige e alteramos a relação para obter mais velocidade final.
SR: E os treinos, como está sendo a preparação para essa grande maratona que é o Sertões?
LB: Com pouco tempo para me preparar, foquei mais na parte de resistência física com treinos específicos, divididos entre cardio e força e aos finais de semana muitas trilhas de moto, que é a minha grande paixão. Tive acompanhamento de ótimos profissionais, como nutricionista, fisioterapeuta, me ajudando a encarar essa preparação da melhor forma, e não colocar meu corpo em tanto stress.
SR: Quem são as pessoas, marcas e empresas que estão te apoiando nessa missão?
LB: Tenho os melhores parceiros nessa caminhada, e só tenho a agradecer, Biker Acessórios e Borilli Racing que já estão comigo a anos nessa aventura toda, e me dão o maior suporte e incentivo. Novos parceiros chegaram para unir forças a esse desafio Auto Posto Benvenutti, PipeRun, Blu Ad, Veritas, Radiação, Spinelli Off Road e BikeBox. Não posso deixar de agradecer a Dunas e toda a equipe do Rally dos Sertões por estarem juntos nessa caminhada, transformando todo esse sonho em realidade. Sou muito grata por ter parceiros incríveis como esses, que sempre me apoiaram e acreditaram nos meus sonhos, são marcas que tenho o maior orgulho de representar.

SR: E os familiares e amigos, como estão encarando esse seu desafio, pois não é toda mulher que se arrisca num evento desse porte?
LB: Estão todos muito felizes e me apoiando e dando todo suporte, como sempre fizeram. Mas juro que meu pai foi o que mais demorou para apoiar 100% a minha participação (risos), acho que bateu um pouquinho de medo. Sou muito grata a vida, pois todos a minha volta entendem o tamanho do meu amor por esse esporte, o quanto isso realmente me faz feliz e me realiza como mulher. Para a minha alegria, terei parte da minha família na equipe de apoio durante a prova, e o restante da turma, e minhas amigas estarão na chegada me esperando, motivação extra para não ter o risco de desistir no meio do caminho.
SR: Para finalizar deixe seus agradecimentos e um abraço especial para a galera do site Show Radical!
LB: Agradeço a todos o carinho e motivação que tenho recebido de inúmeras pessoas, isso faz com que a gente sempre encontre ainda mais forças para encarar as dificuldades do caminho. Agradeço a equipe do Show Radical pela oportunidade de dividir um pouquinho da minha historia com vocês, e peço que mandem muita energia positiva para que todos os desafios sejam enfrentados da melhor maneira, agradeço a todas as pessoas incríveis que tem passado na minha vida e acima de tudo a Deus por iluminar o meu caminho. Quero que todos lembrem que se a gente pode sonhar, podemos realizar. Seja você mesmo, vá atrás do que te faz feliz e acredite no seu potencial que tudo dará certo.











