A prova começa mais tranquila no primeiro dia, de modo a permitir aos pilotos entrar no ritmo progressivamente, até chegar a Itajubá, palco da primeira noite de descanso. E vai esquentando aos poucos no segundo, exigindo atenção redobrada na planilha a caminho da estância hidromineral de Caxambu. No terceiro, será a vez de testar o preparo físico, atenção e resistência das motos em um dia extremamente técnico. Para fechar o desafio, no quarto dia a caravana irá encarar os trechos de trilhas entre pedras e muito single track e muita atenção na navegação em uma região famosa por formar campeões.
História
Vence o piloto que cumprir as determinações da planilha, de forma mais rigorosa e o mais próximo da velocidade indicada, sem se atrasar, ou adiantar, mesmo que o percurso ofereça os mais variados graus de dificuldade. A resistência física do piloto, a técnica e a perseverança, assim como a qualidade de seu equipamento, sempre fazem diferença.
Para aferir o desempenho de cada piloto por todo o percurso, são instalados rastreadores por satélite, que acompanham em tempo real seu trajeto e performance, verificando eventuais desvios de rota e de velocidade. Situação bem diferente da vivida nos primeiros anos, quando os fiscais nos postos de controle (os inesquecíveis PCs) se encarregavam, muitas vezes com calculadoras científicas rudimentares, de registrar a passagem e calcular a pontuação perdida num trecho determinado.
O Enduro da independência foi disputado pela primeira vez em 1983, para recriar a última viagem de Dom Pedro I do Rio de Janeiro a Vila Rica, futura cidade de Ouro Preto no ano de 1822, em roteiro que ficaria conhecido como caminho novo da Estrada Real, pouco antes da proclamação da Independência com o famoso grito do Ipiranga, em 7 de setembro de 1822.
Ao longo do tempo, o percurso do Enduro da Independência foi sendo adaptado em função da logística de organização, para acomodar uma caravana itinerante, composta por pilotos, apoios, mecânicos, organizadores, etc, com cerca de duas mil pessoas, e também da descoberta de novas trilhas e alternativas, preservando, sempre o espírito cívico e de patriotismo inspirados pela Independência.
O Enduro da Independência conta com o patrocínio da Honda Brasil, Pro Tork Racing Development, Yamaha Racing, Totem, Rinaldi Pneus, Menta Motos, ASW Racing, By Moto – A casa da Honda, Cervejaria Backer, Slin Graphics, BMP Special Parts, Ello Benefícios, FIAT/Carro Oficial e apoio das Prefeituras Municipais de Ubatuba/SP, Itajubá/MG, Caxambu/MG e Lavras/MG.
Enduro da Independência 2019
03/09
Entrega de Material e Largada Promocional Ubatuba/SP
04/09
Ubatuba/SP a Itajubá/MG
05/09
Itajubá/MG a Caxambu/MG
06/09
Caxambu/MG a Caxambu/MG
07/09
Caxambu/MG a Lavras/MG
Continue arrastando para cima ☝☝☝ para conferir todos os patrocinadores do site Show Radical 👇⚡!
– Clicando no anuncio das empresas você é direcionado ao site da marca!











