Início MOTO CURIOSIDADES: Eli Tomac, nascido para vencer

CURIOSIDADES: Eli Tomac, nascido para vencer

Eli Tomac, campeão do AMA Motocross e Supercross em 2022 – Crédito: Yamaha Racing
Riders Inc

Um veterano do esporte com apenas 29 anos de idade, a estrela americana do motocross Eli Tomac juntou-se à Monster Energy Yamaha Star Racing Team no final de 2021 para formar uma verdadeira linha de frente da Yamaha, correndo ao lado do campeão naquele ano, Dylan Ferrandis.

O tempo mostrou que a decisão foi acertada, e depois do sucesso da temporada 2021 com o título de Ferrandis na categoria 450, a temporada 2022 foi ainda melhor, com Tomac conquistando o AMA Supercross, o AMA Motocross, o Motocross das Nações e a etapa inaugural do Mundial de Supercross, tudo com a sua YZ450F.

Nascido para vencer

“Minha primeira moto foi uma Yamaha PW50 que ganhei quando tinha 5 anos, foi aí que tudo começou. É muito legal ter começado em uma Yamaha e agora estar correndo em uma!”

Desde sua primeira corrida profissional, Tomac estava destinado a grandes coisas, tornando-se o primeiro piloto na história do esporte a vencer em sua estreia, quando conquistou a vitória na abertura da temporada de 250cc do AMA Motocross, em Hangtown. Pódios e vitórias nas 250cc seguiram-se em abundância culminando com o título do Supercross de 2012 na Costa Oeste e do Motocross, em 2013.

Mas foi com a 450cc, na temporada 2017 do AMA Motocross, que realmente consolidou o seu legado. Com uma incrível taxa de pódio de 58% ao longo do ano, ele conquistou seu primeiro título de 450MX com quatro vitórias em etapas, escrevendo seu nome nos livros de história.

No entanto, Tomac estava apenas começando e, em seu ano de defesa do título em 2018, mostrou ainda mais habilidade e força para vencer as primeiras cinco rodadas e terminar a temporada como campeão novamente, com uma esmagadora taxa de pódio de 83% e oito vitórias em 12 rodadas.

Se defender um título é uma façanha que poucos conseguiram, menos ainda podem dizer os que conseguiram duas vezes. Eli Tomac, no entanto, pertence a este último grupo, conquistando o título de 450MX de 2019 com uma impressionante taxa de pódio de 92% e seis vitórias em 12, alcançando o tricampeonato nas 450cc.

Em 2020, Eli adicionou outra coroa ao seu recorde, conquistando o altamente cobiçado campeonato da 450 Supercross com sete vitórias em 17 rodadas e uma taxa de pódio de 71%. Tal é o número impressionante de vitórias que acumulou que ele é o maior vencedor atualmente em atividade em ambos os campeonatos da categoria rainha.

“Correr é sobre ainda ter o desejo de lutar por vitórias e se divertir fazendo isso. Você precisa de motivação e desejo. Muitas pessoas se esgotam na minha idade, mas ingressar na Yamaha provavelmente estendeu minha carreira. Foi extremamente positivo.”

Foto: Yamaha Racing

Caminhos da vitória

“Parte da minha razão para ingressar na Yamaha foi quando olhei para o ambiente da equipe e senti que seria uma boa opção. Eu sabia que seria capaz de ser ótimo no MX e SX, vi Dylan indo tão bem em 2021 e sabie que poderia ter sucesso.”

Eli Tomac juntou-se à Monster Energy Star Yamaha Racing no final de 2021 construindo uma fantástica temporada de estreia na classe rainha e conquistando os plates #1 no Supercross e no Motocross. Desde 2015, um piloto não vencia os dois campeonatos no mesmo ano.

Além disso, o piloto da Yamaha apresentou números impressionantes. Das 12 rodadas disputadas, apenas em uma (na primeira etapa) ficou fora dos três primeiros colocados, subindo ao pódio em 11 delas. Em 24 baterias, venceu 14. Foi o vencedor em cinco provas, sendo que em quatro delas venceu as duas baterias da rodada. Este foi também o 70º pódio na carreira e sua 32ª vitória nas 450cc.

“Eu só penso em toda essa temporada em sua totalidade. Foi a temporada mais agradável da minha carreira, de longe, começando com o supercross e depois no motocross. A temporada foi incrível.”

TÍTULOS DE ELI TOMAC:

2012 – Monster Energy AMA Supercross 250SX Oeste
2013 – Pro Motocross 250MX
2017 – Pro Motocross 450MX
2018 – Pro Motocross 450MX
2019 – Pro Motocross 450MX
2020 – Monster Energy AMA Supercross 450SX
2022 – Pro Motocross 450MX
2022 – Monster Energy AMA Supercross 450SX

Continue arrastando para cima ☝☝☝ para conferir todos os patrocinadores do site Show Radical ⚡

– Clicando no anuncio das empresas você é direcionado ao site da marca!

Google search engine