Nesse domingo, o alemão Manuel Lettenbichler venceu pela segunda vez consecutiva o Red Bull Erzbergrodeo, tornando-se o sétimo piloto em 27 edições da corrida que venceram mais de uma vez. O piloto de 25 anos ficou atrás do Billy Bolt, da Grã-Bretanha, durante parte da corrida, antes da ultrapassagem decisiva nos últimos estágios que selou a vitória, com o canadense Trystan Hart em terceiro pelo segundo ano consecutivo.

Foto:
Atual campeão mundial de Hard Enduro, Lettenbichler, superou 500 adversários e uma montanha conhecida como ‘Iron Giant’ para vencer a icônica corrida da Áustria em 2 horas e 31 minutos. Uma vez na liderança, Lettenbichler de uma aula de pilotagem para vencer seu desafiante mais próximo, Bolt, por 11 minutos. Dos 500 pilotos que largaram, apenas 17 conseguiram terminar o percurso passando por todos os 27 checkpoints nos mais variados terrenos dentro do limite de tempo da corrida, quatro horas.

Créditos: Philip Platzer / Red Bull Content Pool
Realizada na cidade austríaca de Eisenerz e disputada pela primeira vez em 1995, o Red Bull Erzbergrodeo é a corrida mais reverenciada no Campeonato Mundial de Hard Enduro da FIM. Ela acontece ao redor da montanha Erzberg, uma mina em funcionamento que produz mais de três milhões de toneladas de minério de ferro por ano. Em cada edição da corrida, uma mistura de profissionais e amadores encaram esse desafio.
Lettenbichler acelerou no início da corrida, atrás de Hart antes de assumir a liderança. Logo depois, ele perdeu a posição para Bolt, que havia caído no início da corrida e estava em uma missão para tentar vencer o famoso evento pela primeira vez.
Após uma 1 hora e 17 minutos perseguindo Bolt, Lettenbichler retomou a liderança no checkpoint 22 de 27. De lá, ele aumentou a vantagem, não apenas para vencer a corrida pela segunda vez, mas também garantir vitórias nas duas primeiras etapas do Campeonato Mundial de Hard Enduro FIM de 2023.
Lettenbichler disse: “Estou sem palavras por ter tido uma vantagem tão grande no final. Eu realmente não acredito. Tive um começo muito bom e então Billy me alcançou e ultrapassou, e eu tentei ficar com ele, mas não consegui. Ele abriu vantagem, então eu tentei economizar um pouco de energia. Esta corrida é um festival de motos muito louco, todo mundo vem e quer fazer este desafio e terminar esta corrida. É super único. É incrível ganhar pela segunda vez consecutiva.”
Apesar de ver a vitória escapar diante de seus olhos, o britânico Bolt conseguiu registrar seu melhor resultado no Red Bull Erzbergrodeo.
Bolt, 25 anos, disse: “Esse foi o meu pior começo de todos os tempos, e eu sabia que precisava passar o maior número possível de pessoas antes que o percurso se tornasse técnico. Eu entortei o disco dianteiro da minha moto no acidente. Eu também amassava muito meu escapamento, foi dramático. Quando Mani passou por mim, pensei que lutaria para acompanhá-lo. Eu não consegui, só me certifiquei de chegar em segundo. Mas considerando tudo, estou muito, muito feliz.”
Hart, que tem dois pódios em três tentativas, disse: “Pódios consecutivos, muitas pessoas ficariam felizes, mas, para ser honesto, não estou super feliz. Eu me coloquei em uma posição muito boa, eu estava liderando, o que eu realmente não esperava e então fiquei apertado e cometi muitos erros na primeira hora. Tirar o holeshot e depois cometer muitos erros como esse é meio de partir o coração. Eu estava bem onde precisava estar com Billy e Mani, e então meio que joguei tudo fora.”
O Red Bull Erzbergrodeo marcou a segunda rodada do Campeonato Mundial de Hard Enduro de 2023, no entanto, apenas uma pequena parte eram profissionais de elite perseguindo o título, grande parte eram amadores. O prólogo reduziu de 1300 participantes para 500 eliminatórias para o início da corrida principal de domingo, e o percurso previsivelmente brutal foi dominado por apenas 17 pilotos.
O piloto local mais bem colocado foi o austríaco Michael Walkner, primo do campeão do Rali Dakar de 2018, Matthias Walkner, que terminou em sétimo. O compatriota Marcel Hirscher – um medalhista de ouro várias vezes nas Olimpíadas e Campeonatos Mundiais de Esqui Alpino fez sua segunda prova. O esquiador que virou motociclista conseguiu chegar em 19º, uma melhoria em relação à 2022, quando terminou em 17º.
O brasileiro Rigor Rico enfrentou um problema mecânico logo na largada e perdeu uma hora para solucionar, ainda assim Rigor foi para as trilhas. Saindo da última colocação, Rigor ultrapassou inúmeros pilotos e completou a prova na 56ª colocação.
O Campeonato Mundial de Hard Enduro da FIM agora segue para a Romênia para a Red Bull Romaniacs de 25 a 29 de julho.
Continue arrastando para cima ☝☝☝ para conferir todos os patrocinadores do site Show Radical ?⚡!
– Clicando no anuncio das empresas você é direcionado ao site da marca!











