InícioMOTOMXGP: Lucas Coenen e Kay de...

MXGP: Lucas Coenen e Kay de Wolf vencem GP de Flanders! Confira os melhores momentos e resultados

Publicado em

Após um fim de semana de clima instável, o sol finalmente se impôs neste domingo (3) em Lommel, na Bélgica, e iluminou com intensidade uma das etapas mais desafiadoras do Mundial de Motocross. O MXGP de Flandres, em sua 15ª rodada da temporada 2025, trouxe confrontos intensos e performances de alto nível, diante de uma plateia entusiasmada de fãs.

Na categoria MXGP, o belga Lucas Coenen foi protagonista da rodada, conquistando sua primeira vitória geral em Lommel e a quinta da temporada na classe principal, representando a equipe Red Bull KTM Factory Racing. A vitória veio após uma recuperação impressionante, superando o experiente francês Romain Febvre — que, apesar do revés, manteve a liderança do campeonato com um consistente desempenho 1-2, defendendo as cores da Kawasaki Racing Team MXGP.

MXGP: Lucas Coenen e Kay de Wolf vencem GP de Flanders! Confira os melhores momentos e resultados
Foto: MXGP

Na segunda bateria, Coenen repetiu o feito, passando Febvre por fora em “Lommelwood”, sem dar brecha para reação. A vitória geral consagra o belga como o primeiro compatriota a vencer em casa desde Kevin Strijbos, em 2016.

Com a vitória, Coenen diminui a diferença para Febvre no campeonato para apenas nove pontos, prometendo mais emoções no pacote duro da Suécia, próxima parada do mundial. A batalha entre a juventude ousada do belga e a experiência do francês está no auge — e os fãs mal podem esperar pelo próximo capítulo dessa rivalidade eletrizante.

O holandês Calvin Vlaanderen, da Monster Energy Yamaha Factory MXGP, garantiu o seu segundo pódio do ano, demonstrando habilidade na areia profunda. Já o multicampeão Jeffrey Herlings voltou a competir pela Red Bull KTM após lesão, marcando presença com o tempo mais rápido no warm-up e ficando com o holeshot da segunda corrida — sua primeira desde 2021 — embora tenha sofrido quedas e terminado fora do top 5.

MXGP: Lucas Coenen e Kay de Wolf vencem GP de Flanders! Confira os melhores momentos e resultados
Foto: MXGP

O traçado exigente de Lommel não poupou surpresas: quedas de Geerts e Herlings, disputas intensas entre os candidatos ao título e ultrapassagens de tirar o fôlego fizeram parte do espetáculo. O movimento característico de Coenen no salto da parede foi decisivo para ultrapassar Febvre na primeira corrida, mas o francês se manteve firme e recuperou a posição em manobra agressiva.

Lucas Coenen: “Eu não queria perder tempo na segunda corrida. Eu vim de trás e empurrei todo o caminho até a frente. Vencer na frente da multidão em casa e da minha família é a melhor sensação de todas. Romain (Febvre) tem a placa vermelha, mas ainda estamos fechando a lacuna, e estou aproveitando cada parte do caminho. Eu queria ganhar em Lommel, e nós conseguimos, então estou super feliz. Vamos manter a bola rolando.”

Romain Febvre: “Perder apenas um ponto aqui é muito bom. Eu pensei que poderia vencer e foi isso que fiz na primeira corrida, mas na segunda Lucas (Coenen) teve linhas melhores e me ultrapassou. Eu não conseguia ficar muito perto dele e ele se afastou, então parabéns a ele. Ganhar em Lommel é sempre especial, então eu estava perto. Apenas um ponto perdido, no final está tudo bem.”

Calvin Vlaanderen: “No geral, um fim de semana tão bom. Mesmo desde ontem eu me senti bem na pista, tive uma forte corrida de qualificação no P3, e eu sabia que seria difícil hoje porque Lommel não é brincadeira, realmente separa os homens dos meninos. Eu tive uma pequena derrubada na segunda corrida que me custou um pouco de energia, e eu sabia que se Glenn (Coldenhoff) conseguisse Andrea (Bonacorsi), eu estaria fora da caixa, então mantive a pressão sobre ele, mas simplesmente não consegui fazer o passe. No geral, super feliz por fazer isso, por colocar a Yamaha na caixa e por fazer isso com minha família aqui. Sensação super legal.. vamos manter o ímpeto.”

MXGP – Race 1 – Top 101 1. Romain Febvre (FRA, Kawasaki), 36:05.332; 2. Lucas Coenen (BEL, KTM), +0:17.718; 3. Calvin Vlaanderen (NED, Yamaha), +0:44.854; 4. Isak Gifting (SWE, Yamaha), +0:47.004; 5. Glenn Coldenhoff (NED, Fantic), +0:51.803; 6. Hakon Fredriksen (NOR, Yamaha), +0:53.946; 7. Brent Van doninck (BEL, Honda), +1:14.724; 8. Jeffrey Herlings (NED, KTM), +1:19.310; 9. Andrea Bonacorsi (ITA, Fantic), +1:19.358; 10. Maxime Renaux (FRA, Yamaha), +1:25.935

MXGP – Race 2 – Top 10: 1 1. Lucas Coenen (BEL, KTM), 36:28.928; 2. Romain Febvre (FRA, Kawasaki), +0:11.007; 3. Andrea Bonacorsi (ITA, Fantic), +0:37.638; 4. Glenn Coldenhoff (NED, Fantic), +0:41.082; 5. Calvin Vlaanderen (NED, Yamaha), +0:56.500; 6. Jan Pancar (SLO, KTM), +0:59.450; 7. Hakon Fredriksen (NOR, Yamaha), +1:00.643; 8. Jeffrey Herlings (NED, KTM), +1:11.177; 9. Isak Gifting (SWE, Yamaha), +1:12.078; 10. Ben Watson (GBR, Beta), +1:13.166;

MXGP Geral – Top 10 overall1. Lucas Coenen (BEL, KTM), 47 pontos; 2. Romain Febvre (FRA, KAW), 47 p. ; 3 Calvin Vlaanderen (NED, YAM), 36 p. ; 4. Glenn Coldenhoff (NED, FAN), 34 p. ; 5. Andrea Bonacorsi (ITA, FAN), 32 p. ; 6. Isak Gifting (SWE, YAM), 30 p. ; 7. Hakon Fredriksen (NOR, YAM), 29 p. ; 8. Jeffrey Herlings (NED, KTM), 26 p. ; 9. Brent Van doninck (BEL, HON), 24 p. ; 10. Ben Watson (GBR, BET), 21 p. ;

MXGP – Classificação do campeonato1. Romain Febvre (FRA, KAW), 734 pontos; 2. Lucas Coenen (BEL, KTM), 725 p. ; 3 Glenn Coldenhoff (NED, FAN), 534 p. ; 4. Ruben Fernandez (ESP, HON), 467 p. ; 5. Calvin Vlaanderen (NED, YAM), 436 p. ; 6. Andrea Bonacorsi (ITA, FAN), 405 p. ; 7. Maxime Renaux (FRA, YAM), 387 p. ; 8. Jeffrey Herlings (NED, KTM), 353 p. ; 9. Jeremy Seewer (SUI, DUC), 331 p. ; 10. Tim Gajser (SLO, HON), 305 p.

MX2

Na categoria MX2, Kay de Wolf não deu chances aos adversários. Dominando o fim de semana (1-1-1), o piloto da Nestaan Husqvarna Factory Racing subiu ao segundo lugar no ranking geral da temporada. Camden McLellan (Monster Energy Triumph Racing) e Sacha Coenen (Red Bull KTM) completaram o pódio da etapa, com desempenhos consistentes em terreno arenoso.

MXGP: Lucas Coenen e Kay de Wolf vencem GP de Flanders! Confira os melhores momentos e resultados
Kay De Wolf
Foto: MXGP

O final de semana de alta intensidade do Mundial de Motocross na categoria MX2 teve como grande destaque o desempenho avassalador de Kay de Wolf. Após conquistar a pole position na corrida de qualificação, o piloto da Nestaan Husqvarna Factory Racing não deu chances aos adversários e venceu com autoridade as duas baterias da etapa, ampliando sua vantagem na briga pelo título.

Na primeira bateria, quem saiu à frente foi Sacha Coenen, garantindo seu décimo Prêmio Fox Holeshot da temporada. No entanto, um erro na curva ainda na volta inicial permitiu que De Wolf assumisse a liderança. Coenen sofreu uma queda forte na terceira volta, retornando surpreendentemente em sétimo. Mesmo com mais um tombo no final, ele conseguiu finalizar em quarto. Uma infração por ignorar bandeiras amarelas o penalizou com cinco pontos.

MXGP: Lucas Coenen e Kay de Wolf vencem GP de Flanders! Confira os melhores momentos e resultados
Foto: MXGP

Camden McLellan e Andrea Adamo mantiveram um ritmo sólido e fecharam a bateria em segundo e terceiro, respectivamente. Mathis Valin, da Kawasaki Racing Team MX2, conquistou seu melhor resultado em meses com um quinto lugar, superando Cas Valk. Um acidente incomum afetou o desempenho de Simon Längenfelder, que terminou apenas em sétimo, perdendo pontos importantes.

Entre os destaques da corrida, o piloto convidado Nicolaj Skovbjerg brilhou com sua Yamaha Wozniak Racing Team, e Karlis Reisulis salvou o décimo lugar mesmo após acidente inicial.

Repetindo a fórmula, Coenen largou na frente, mas novamente foi superado por De Wolf, que exibiu velocidade impressionante. O sul-africano McLellan teve que escalar o pelotão após largar fora do top 10, mas mostrou consistência e chegou ao terceiro lugar na bandeirada — resultado que lhe garantiu o segundo lugar geral e sua melhor performance na carreira.

Adamo, mesmo após colisão com Valk na primeira curva, se recuperou até o oitavo lugar e assegurou a quarta colocação geral. Já Rick ElzingaThibault BenistantGuillem Farres e Valerio Lata completaram o top 10 com desempenhos sólidos.

Kay de Wolf fechou a etapa com o segundo fim de semana 1-1-1 em três GPs consecutivos, somando pontos cruciais para a classificação. Agora, ele ocupa a vice-liderança do campeonato com apenas 11 pontos atrás de Adamo, e reduz a diferença para Längenfelder, líder da competição, para 38 pontos.

A próxima etapa leva os pilotos ao circuito hardpack da Suécia, e as disputas prometem ainda mais reviravoltas conforme se inicia o último quarto da temporada. A luta pelo título está aberta — e os fãs não podem perder o próximo capítulo dessa eletrizante batalha no MXGP 2025.

Kay de Wolf: “Eu definitivamente precisava desses pontos. Esse era o nosso objetivo no fim de semana, conseguir os pontos, e foi exatamente isso que fizemos. Muito feliz com a minha equitação e tudo em que trabalhei durante a semana valeu a pena. Obrigado a toda a equipe Nestaan Husqvarna e a todos os fãs holandeses que vieram me apoiar. Espero que em três semanas todos eles estejam em Arnhem para o nosso GP em casa. Mal posso esperar por isso.”

Camden McLellan: Isso demorou muito para chegar, mais do que deveria ter sido, então é bom e espero que possamos continuar assim. Toda a equipe da Monster Energy Triumph Racing merece isso, eles se esferçaram e eu também, então estou muito feliz. Vergonha do meu início na segunda corrida, foi um pouco ruim, mas é o que é. Eu passei por alguns grandes rebatedores, então espero que mantenhamos esse impulso e talvez consigamos uma vitória na corrida da próxima vez, como Arco. Vamos ver.”

Sacha Coenen: Digamos que eu não estava muito feliz porque na frente da torcida da casa você quer vencer, não ser o terceiro, mas é o que é. Nós vamos subir ao pódio. Graças a todos os fãs, foi incrível correr aqui novamente, e tê-los atrás de mim é sempre especial, então obrigado a todos.”

MX2 – Race 1 – Top 10: 1. Kay de Wolf (NED, Husqvarna), 36:25.125; 2. Camden Mc Lellan (RSA, Triunfo), +0:28.751; 3. Andrea Adamo (ITA, KTM), +0:44.137; 4. Sacha Coenen (BEL, KTM), +0:55.301; 5. Mathis Valin (FRA, Kawasaki), +1:03.792; 6. Cas Valk (NED, KTM), +1:11.616; 7. Simon Längenfelder (GER, KTM), +1:19.094; 8. Jens Walvoort (NED, KTM), +1:39.477; 9. Nicolai Skovbjerg (DEN, Yamaha), +1:42.278; 10. Karlis Alberts Reisulis (LAT, Yamaha), +1:46.968;

MX2 – Race 2 – Top 10: 1. Kay de Wolf (NED, Husqvarna), 36:32.079; 2. Sacha Coenen (BEL, KTM), +0:11.405; 3. Camden Mc Lellan (RSA, Triunfo), +0:16.539; 4. Simon Längenfelder (GER, KTM), +0:18.928; 5. Mathis Valin (FRA, Kawasaki), +0:21.088; 6. Thibault Benistant (FRA, Yamaha), +1:07.199; 7. Rick Elzinga (NED, Yamaha), +1:14.347; 8. Andrea Adamo (ITA, KTM), +1:27.314; 9. Jens Walvoort (NED, KTM), +1:33.069; 10. Guillem Farres (ESP, Triunfo), +1:39.189;

MX2 Geral – Top 10 overall: 1. Kay de Wolf (NED, HUS), 50 pontos; 2. Camden Mc Lellan (RSA, TRI), 42 p. ; 3 Sacha Coenen (BEL, KTM), 40 p. ; 4. Andrea Adamo (ITA, KTM), 33 p. ; 5. Simon Längenfelder (GER, KTM), 32 p. ; 6. Mathis Valin (FRA, KAW), 32 p. ; 7. Jens Walvoort (NED, KTM), 25 p. ; 8. Nicolai Skovbjerg (DEN, YAM), 21 p. ; 9. Guillem Farres (ESP, TRI), 18 p. ; 10. Valerio Lata (ITA, HON), 18 p. ;

MX2 – Classificação do campeonato: 1. Simon Längenfelder (GER, KTM), 704 pontos; 2. Kay de Wolf (NED, HUS), 666 p. ; 3 Andrea Adamo (ITA, KTM), 655 p. ; 4. Sacha Coenen (BEL, KTM), 559 p. ; 5. Thibault Benistant (FRA, YAM), 513 p. ; 6. Camden Mc Lellan (RSA, TRI), 467 p. ; 7. Liam Everts (BEL, HUS), 464 p. ; 8. Valerio Lata (ITA, HON), 348 p. ; 9. Guillem Farres (ESP, TRI), 324 p. ; 10. Cas Valk (NED, KTM), 314 p. ;

VEJA TAMBÉM

Conexão Off Road: novo projeto une eventos, marcas e premiação inédita

O cenário off-road ganha um novo e ambicioso projeto a partir de 2026. Foi...

ENTREVISTAS

Dakar 2026: Luciano Benavides vira na etapa decisiva e conquista título inédito em duelo histórico

Após 8000 quilômetros percorridos em duas semanas de disputa pelas paisagens da Arábia Saudita,...

ATUALIZAÇÃO completa sobre Justin Barcia #51 após forte queda em Anaheim 1 | Supercross

O norte-americano Justin Barcia viveu momentos de grande apreensão durante a rodada de abertura do AMA Supercross Anaheim 1, disputada na Califórnia. O piloto...

AMA Supercross 2026: Eli Tomac domina na 450 e Max Anstie vence na 250...

A temporada 2026 do AMA Supercross começou em grande estilo neste sábado, em Anaheim, com disputas eletrizantes nas categorias 450 e 250. O público presenciou a estreia vitoriosa de Eli Tomac pela...

COMUNICADO OFICIAL | JEFFREY HERLINGS ASSINA COM A HONDA HRC PARA O MXGP

Jeffrey Herlings, cinco vezes campeão mundial e maior vencedor de GPs da história do...

ENTREVISTA: Bernardo Tibúrcio #83 fala com o Show Radical prestes a seguir para Europa

A temporada de 2026 marca um dos capítulos mais importantes da nova geração do...

4ª edição do Motocross de Araguari/MG inaugura Arena Multiuso e agita a cidade com grandes provas

Araguari viveu um fim de semana de pura adrenalina e emoção. Nos dias 20 e...

O gigante voltou: Bananalama confirma retorno histórico em 2026 com premiação recorde e nova tentativa de recorde mundial

O Bananalama, reconhecido como o maior encontro de trilheiros do mundo, está oficialmente de...

Campeonato Brasileiro de Enduro 2026 anuncia nova direção e calendário com cobertura oficial da mídia Show Radical

O Campeonato Brasileiro de Enduro entra em 2026 com uma série de novidades estruturais...

Jett Lawrence sofre fratura em treino e passa por cirurgia na Flórida

Atual campeão do AMA Pro Motocross e SuperMotocross ficará fora do início do AMA...

Léo Marques, piloto patrocinado Circuit Equipment, é campeão da R3 Talent 2025 e garante vaga no Mundial 

O talento brasileiro segue acelerando rumo ao sucesso no cenário internacional. Leonardo Marques conquistou...

Team Maddii Racing Honda apresenta a formação de pilotos para a temporada 2026

O Team Maddii Racing Honda – ABF Italia tem o prazer de anunciar oficialmente...

Marcelo Simões comemora o título brasileiro de Flat Track e mais uma temporada de sucesso no Arena Freestyle

O piloto Marcelo Simões encerra a temporada 2025 marcada por grandes participações, títulos e...

Sportech renova com à Yamaha Brasil e fortalece parceria com a GET pelo segundo ano consecutivo

A Sportech, distribuidora brasileira de marcas globais referência em performance e tecnologia para esportes de duas rodas, anuncia a renovação do patrocínio à Equipe Yamaha Racing Brasil para a temporada 2026, pelo segundo ano consecutivo, por meio da marca GET, referência mundial em eletrônica...

Yamaha Racing Brasil apresenta pilotos e equipes para a temporada 2026

Quatro equipes, 14 pilotos e um grupo altamente competitivo. É assim que a Yamaha...

Do extremo Norte ao Sul, pilotos cruzam o país para competir e fazer turismo no sertão

Pilotos e navegadores de diferentes regiões do Brasil vão percorrer milhares de quilômetros para...

VÍDEO: Beta Motor Brasil apresenta Renato Paz, o “Muguinho”, para a disputa do Brasileiro de Enduro

https://www.youtube.com/watch?v=8wStU--y_p8&feature=youtu.be A distribuidora brasileira da Beta Motor anuncia a chegada de um dos maiores talentos...

ASW celebra quatro décadas de história com festa na pista

A ASW completa 40 anos e prepara uma comemoração especial para marcar sua trajetória...

Trilha Beneficente “Roia é Poko” acontece no dia 25 de janeiro em Três Corações/MG

Três Corações/MG se prepara para receber um grande evento solidário: a Trilha Beneficente “Roia é...

JP Racing apresenta “TOP 5 JP Motos” com ofertas exclusivas

Se você acompanha as novidades do universo off-road pelo portal SHOWRADICAL.com, já sabe que...

A Moto-Master Brake Systems é a nova marca distribuída com exclusividade, no Brasil, pela SPORTECH

Com um portfólio focado em alta performance e compatível com os principais modelos de...

Acerbis Brasil é anunciada como patrocinadora do Campeonato Brasileiro de Enduro 2026

A Acerbis Brasil está oficialmente confirmada como patrocinadora do Campeonato Brasileiro de Enduro 2026,...
Translate »