O piloto goiano João Maurício Torres, da equipe TXAI Experience, destacou-se ao conquistar o pódio em sua estreia no Rally dos Sertões, considerado um dos maiores e mais exigentes ralis do mundo. Com um desempenho consistente ao longo dos 8 dias de competição, João garantiu o segundo lugar na categoria Moto1 e ficou entre os dez melhores pilotos na classificação geral das motos, um grande resultado para quem encarou pela primeira vez uma das provas de rali mais difíceis do mundo.
A largada ocorreu em Goiânia, com destino final no litoral de Alagoas. Foram mais de 3400km de trechos cronometrados, atravessando terrenos variados como areia, cascalho e pedra. João enfrentou situações adversas desde o prólogo, onde um erro o colocou na 27ª posição. Mas a superação marcou seu caminho:

No primeiro dia, rumo a Unaí, seu desempenho agressivo garantiu a 8ª colocação na classificação geral. Já no terceiro dia, mesmo após sofrer uma forte queda e suspeitar de uma lesão no pé, ele manteve o foco e seguiu firme na prova. Durante as exigentes etapas da maratona, adotou uma estratégia inteligente para controlar o desgaste físico, por conta da lesão e também da moto, já que apenas os pilotos pódio fazer qualquer manutenção nas motocicletas. A sexta etapa foi mais um grande desafio ao piloto: após outra queda, no inicio da especial, onde sua motocicleta e equipamentos de navegação ficaram bastante danificados. Ainda assim, completou os 280 quilômetros da especial em 12º lugar geral.
As últimas etapas foram marcadas por chuvas intensas e questões de segurança, levando a organização a cancelar os dois dias finais. Mesmo com a prova abreviada, o desempenho de João foi suficiente para garantir a 7ª colocação geral acumulada e o pódio na Moto1 — categoria das motocicletas com preparação livre.

João foi o único piloto brasileiro a subir ao pódio da Moto1, dividindo o espaço com, argentino, francês e o espanhol campeão geral da disputa, Tosha Schareina.
“Foi um rally muito difícil, mas também muito enriquecedor. Aprendi demais e agora é voltar, descansar e já pensar na próxima disputa. A preparação nunca pode parar”, afirmou João com entusiasmo.
João, que começou no motocross ao lado de seu irmão, Gustavo Torres, destaque no MX1GP Brasil, encontrou-se em novos desafios, uma nova modalidade e destacando-se em uma das provas mais difíceis do off-road.
O piloto conta com os patrocínios de: Mult Racing GasGas. Let’s Go Entretenimentos, Romak Automação, PV Industries e Barbantech Suspensões.











