A cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, será o palco, entre os dias 15 e 17 de agosto, da 7ª etapa do Brasileiro de Motocross / MX1 GP Brasil. Com o Campeonato entrando em sua reta final, a expectativa é de provas intensas na Serra da Moeda. A equipe Yamaha Monster Energy Geração encara a rodada com reforços estratégicos e foco total na disputa pelos títulos.

Na categoria MX1, Fábio Santos retorna às pistas determinado a recuperar a liderança do campeonato. Atual campeão brasileiro, o piloto contará com o apoio de dois nomes de peso: o espanhol Carlos Campano e o chileno Hardy Muñoz. Já o jovem Pietro Piroli encara mais uma jornada dupla, buscando subir na tabela na MX2 e ampliar a vantagem na categoria MX2JR.
Categoria MX1

Na principal categoria do motocross brasileiro, a MX1, Fábio Santos chega à etapa de Brumadinho com um objetivo claro: retomar a liderança do campeonato. Atual campeão brasileiro e latino-americano, o piloto da Yamaha Monster Energy Geração ocupa a vice-liderança com 256 pontos, apenas cinco atrás do líder. Hexacampeão nacional, Fábio aposta na regularidade e na força da equipe para conquistar mais uma vitória e reassumir a ponta da tabela.
Ao lado de Fábio, o espanhol Carlos Campano reforça o time Yamaha nesta rodada. Pentacampeão brasileiro de motocross, com títulos em 2012, 2014, 2015, 2017 e 2018, Campano é um dos nomes mais respeitados da modalidade no país. Seu retorno ao Brasileiro de Motocross promete elevar ainda mais o nível da disputa, trazendo experiência e consistência à equipe.
O piloto espanhol comemorou sua volta às pistas brasileiras e o fato de poder rever todos na Yamaha Monster Energy Geração, equipe que defendeu por vários anos, revelando que mesmo à distância, tem acompanhado de perto as corridas no Brasil: “Estou muito feliz por poder andar em uma etapa do Brasileiro. Estou curtindo muito assistindo as provas, o campeonato deste ano está bem legal, as disputas, as pistas, a transmissão ao vivo… tem muita novidade nesses últimos anos. Vai ser um prazer estar aí, no meio dessa briga, estou com muita vontade de competir e me divertir. Vai ser legal também poder ver os meninos de perto, a equipe, a galera estava me pedindo muito para voltar. Como o Paulo ainda não se recuperou, achamos que seria uma boa ideia tentar ajudar e, ao mesmo tempo, matar a saudade do público brasileiro. Na verdade eu teria gostado muito de correr na pista de Santa Cruz [do Capibaribe], porque tenho muitos amigos por lá e o pessoal me apoia muito. A pista parecia muito legal, mas eu não estava pronto ainda. Eu também estava machucado, em recuperação. Ainda não estou 100%, devo estar pronto no final de setembro, mas já estou ganhando ritmo e acho que dá pra fazer uma boa prova. Espero me divertir, ajudar a equipe e acredito que a pista vai ser bem bacana. O Cássio desenhou, eu vi a pista e acho que vai ser uma etapa muito boa.”

Outro destaque da Yamaha nesta etapa é Hardy Muñoz, que alinhará no gate com uma Yamaha YZ450F. Aos 24 anos, o chileno já acumula uma trajetória internacional de peso, com participações no AMA Supercross e no Motocross das Nações 2022. No Brasil, vem se destacando na categoria AX2 do Arena Cross com a YZ250F.
Hardy Muñoz também comentou sobre a oportunidade de representar a Yamaha no Campeonato Brasileiro de Motocross/MX1 GP Brasil: “Estou muito feliz pela oportunidade de poder correr na categoria MX1 no Brasil, um nível bastante alto. Como sempre, vou dar o meu melhor. Estou muito ansioso para que tudo corra bem, poder fazer um bom papel e representar bem a Yamaha, que é o mais importante para mim neste momento. Estou ansioso para acelerar essa YZ450F.”
Gabriel Andrigo, atualmente na 12ª posição da MX1, não participa da rodada em Brumadinho. A equipe optou por focar sua preparação para a próxima rodada do Arena Cross, onde compete na categoria Pró.
Categoria MX2 e MX2JR

Com apenas 16 anos, Pietro Piroli é uma das grandes promessas do motocross nacional e terá mais um fim de semana de missão dupla na 7ª etapa do Brasileiro de Motocross / MX1 GP Brasil. Defendendo a equipe Yamaha Monster Energy Geração, o jovem piloto alinhará nas categorias MX2 e MX2JR, mostrando, apesar da pouca idade, maturidade e velocidade em ambas as disputas.
Na MX2, Piroli ocupa a 5ª colocação e está a apenas cinco pontos do quarto colocado. Já na MX2JR, o piloto demonstra domínio absoluto: lidera com folga e soma uma vantagem de 45 pontos sobre o segundo colocado. Com desempenho consistente ao longo da temporada e pilotando a Yamaha YZ250F, Pietro busca ampliar sua liderança na MX2JR e subir na tabela da MX2, consolidando seu nome como um dos destaques da nova geração do motocross brasileiro.











