Em um feito histórico para o motocross brasileiro, a catarinense Valentina Barg, se tornou a primeira menina a conquistar o título nacional em uma categoria mista do MX1GP Brasil, principal competição de motocross do Brasil e uma das principais da América Latina. A trajetória vitoriosa começou com triunfos nas etapas de Ponta Grossa (PR) e Canelinha (SC), seguidos por um segundo lugar em Cuiabá (MT). A partir daí, ela não deu chances aos adversários: venceu todas as etapas restantes e garantiu o título com autoridade.
Além do MX1GP Brasil, a piloto também brilhou no Arena Cross, onde terminou como vice-campeã. Apesar de conquistar apenas a última etapa, manteve a consistência ao ficar em segundo lugar nas demais corridas, mais uma vez mostrando o seu talento em uma categoria mista, enfrentando meninos.

Quando perguntada sobre o sentimento de ser campeã brasileira, a resposta é: “É um sentimento de realização, de dever cumprido. Venho me preparando há quatro anos para esse momento, e hoje posso dizer que tudo valeu a pena!”
“Mais do que troféus, a conquista representa uma quebra de paradigmas. Em um esporte tradicionalmente dominado por meninos, ela abriu caminho para que outras meninas também sonhem alto”
“Ser a primeira menina a ganhar um título nacional mostra que tudo é possível quando se acredita e tem fé em um sonho.”
Valentina Barg encerra a temporada com um marco importante para o motocross nacional. Ao conquistar o título na categoria 50cc, ela se torna a primeira menina a vencer a categoria, enfrentando adversários de peso. O resultado é fruto de quatro anos de preparação e dedicação. Sua vitória representa uma mudança concreta no esporte, mostrando que meninas também podem competir e vencer em alto nível.












