InícioENTREVISTASEXCLUSIVO: Primeira entrevista de GLENN COLDENHOFF...

EXCLUSIVO: Primeira entrevista de GLENN COLDENHOFF em português – O Multicampeão, Holandês abre o jogo sobre sua chegada ao Motocross Brasileiro em 2026

Publicado em

Antes de tudo, Glenn, em nome de todos os fãs brasileiros, obrigado por conversar conosco. Essa é oficialmente sua primeira entrevista para um veículo 100% brasileiro, e para nós é uma honra recebê-lo aqui no Show Radical, o principal portal off-road da América Latina.

O motocross brasileiro cresceu muito na última década, tanto em estrutura quanto em relevância mundial. Meu primeiro contato com você foi no MXoN 2019 na sua casa, quando você ajudou a colocar a Holanda no topo — inclusive tenho uma foto com você daquele dia.

SR: Para começar a nossa conversa: quando foi a primeira vez que você leu, assistiu ou ouviu algo sobre o motocross brasileiro? Foi algo recente ou você já vinha observando e percebendo que “algo interessante está acontecendo por lá”?

Glenn Coldenhoff:
“Na verdade foi desde que o Jeremy Van Horebeek foi correr aí. Ele postou alguns vídeos no Instagram e, a partir disso, comecei a seguir um pouco mais. Dá para ver e sentir a paixão dos fãs e da indústria. Pistas legais e muitos fãs.”


SR: Eu já vi entrevistas em que você comentou ter recebido propostas para correr no AMA Motocross. Para nós, latinos, é comum ver pilotos europeus indo para os Estados Unidos — mas de repente o cenário está mudando. E sinceramente, você é o maior nome até agora a deixar a estrutura europeia para correr o nosso campeonato nacional.

O que pesou de verdade nessa decisão tão grande? Foi a proposta financeira? O calendário mais compacto? O novo desafio? O nível do campeonato? O que realmente te motivou?

Glenn Coldenhoff:
“Foi uma combinação de tudo. Acho que a série e a indústria estão crescendo muito na América Latina e, desde o início, senti a motivação e o entusiasmo da equipe e da fábrica. As equipes querem investir no esporte e oferecem uma compensação justa aos pilotos.
Eu também estava buscando uma nova aventura depois de tantos anos no MXGP. Estou animado para aprender novas pistas, conhecer novas pessoas, a cultura e o país.”


SR: Eu costumo dizer que existem dois grandes estilos de motocross no mundo: o americano e o europeu. Mas com o Brasil crescendo globalmente, acho que agora podemos falar em três estilos completamente diferentes — porque o Brasil tem clima, solo e geografia muito particulares.

Você já estudou as condições brasileiras? O tipo de solo, o clima, o estilo das pistas? E como está se preparando para essa adaptação, que até pilotos top dos EUA sofrem quando vão para a Europa, e vice-versa?

Glenn Coldenhoff:
“Essa é uma pergunta interessante. Eu nunca andei nas pistas do Campeonato Brasileiro, então tudo vai ser novo. E o formato é de evento de 1 dia apenas, então vou precisar me adaptar rápido.
Vai ser um desafio, mas também é legal andar em pistas novas depois de tantos anos.
Na última semana assisti todas as corridas do Brasileiro 2025, então esse foi meu primeiro passo de preparação.
No mais, espero me acostumar com o clima ao longo da temporada.
Nos GPs tivemos corridas muito quentes e úmidas, então tenho experiência com isso. Acho que vai ficando mais fácil ao longo do ano.”


SR: Falando sobre equipamento: o Brasil tem equipes muito fortes, com apoio oficial de fábrica e estrutura sólida. Ainda não temos motos full factory como as do AMA ou do MXGP, mas os times de ponta lembram boas equipes satélites dos EUA e da Europa.

Quais são suas expectativas sobre a moto e a estrutura que você terá aqui? E o que você considera essencial para chegar confiante na briga pelo título?

Glenn Coldenhoff:
“Isso eu vou descobrir nas próximas semanas. A equipe me disse que tem uma moto forte e competitiva, então isso já é animador.
Ao mesmo tempo, eu sou bem exigente com acerto de moto e, na minha carreira, já pilotei as melhores motos possíveis — então meus padrões são altos.
Mas eu sei que não posso esperar exatamente o mesmo no Brasil.
Passei minhas preferências de acerto para a equipe, e tenho certeza de que eles vão fazer o máximo para me atender.”


SR: Durante sua carreira, algum piloto brasileiro chamou sua atenção? Alguém que você viu no Mundial, no Supercross, ou até mesmo aqui no Brasil?

Glenn Coldenhoff:
“Sim, claro! Eu vi as performances do Enzo Lopes no Supercross dos EUA e também do Fábio Santos nas corridas do Brasil.
Os dois são muito fortes e talentosos!
Vai ser divertido disputar com eles no Brasil!”


SR: Falando agora sobre o seu novo time: o Wellington Valadares, seu chefe de equipe para 2026, é uma das figuras mais importantes da indústria off-road brasileira. A primeira conversa de vocês foi no MXoN de 2025, nos EUA, e a partir dali o projeto começou a ganhar forma.

Como foi esse primeiro contato? O que te deu confiança para levar a proposta a sério?
E já te avisamos: muitos estrangeiros que correram com o Wellington acabaram praticamente virando “parte da família”. Alguns até voltaram falando português (risos). Está preparado para isso?

Glenn Coldenhoff:
“Sim, nos conhecemos no MXoN. Tivemos uma conversa muito boa e ele estava muito entusiasmado e motivado. E, como você disse, desde aquele momento já me senti parte da família.

Vou ficar feliz em aprender português hahaha, inclusive você é quem deve me ajudar cara!”


SR: Você é reconhecido no mundo inteiro como um especialista na areia, uma característica clássica dos pilotos da sua região na Holanda. Mas no Brasil, algo em torno de 70% das etapas acontecem em pistas de terra dura e compacta, totalmente diferente dos circuitos europeus arenosos.

Você acha que pode sofrer um pouco no começo contra os pilotos locais que cresceram nesse tipo de terreno? Ou acredita que sua experiência no MXGP vai te permitir se adaptar rápido e impor seu ritmo em qualquer pista?

Glenn Coldenhoff:
“Acho que os pilotos brasileiros têm uma pequena vantagem, porque estão acostumados com esse tipo de solo.
Nos GPs estamos acostumados a trilhos e a vários tipos diferentes de terreno, então preciso garantir que vou me preparar para essas novas condições.

Espero conseguir rodar em algumas pistas brasileiras agora em janeiro de 2026.”


SR: Ano passado vimos dois perfis de estrangeiros no Brasil: o Stephen Rubini, que morou no país durante toda a temporada, e o Jeremy Van Horebeek, que vinha apenas nas semanas de corrida.

Você já conversou com sua equipe sobre qual abordagem pretende seguir?
E caso você vença o campeonato e novas oportunidades surjam, existe a possibilidade de morar no Brasil, como o espanhol Carlos Campano fez anos atrás?

Glenn Coldenhoff:
“O plano é viajar só para as corridas.
Eu não planejei nada além dessa temporada, então vamos ver como as coisas vão acontecer.
Mas não acho que vamos morar aí com a família, pelo menos por enquanto não está nos planos.”


SR: Você tem resultados históricos — vitórias no MXoN, GPs, pódios no MXGP — e construiu sua imagem como um dos pilotos mais consistentes da última década. Agora você inicia uma fase totalmente nova, longe da Europa, liderando um projeto inédito no Brasil.

Qual é sua verdadeira ambição para 2026?
Você vem mais pela experiência ou vem com mentalidade de campeão, para tentar vencer tudo o que alinhar?

Glenn Coldenhoff:
“Vou continuar treinando do mesmo jeito que treinava para o MXGP.
Como atleta, acho que o objetivo sempre é vencer — e é para isso que estou indo.”


SR: Para finalizar, Glenn: qual mensagem você gostaria de deixar para os fãs brasileiros que já estão te recebendo como um dos maiores pilotos internacionais a competir no nosso país?

Glenn Coldenhoff:
“Obrigado por me fazerem sentir tão bem-vindo. Estou ansioso para encontrar todos vocês nas corridas!”

VEJA TAMBÉM

Honda Racing abre o 39° Rally Cerapió na frente de três categorias

Início positivo para a Honda Racing no Rally Cerapió...

Team Maddii Honda disputa Internazionali d’Italia no próximo fim de semana

Após a conclusão das atividades de pré-temporada, a atenção...

Team Maddii Honda disputa Internazionali d’Italia no próximo fim de semana

Após a conclusão das atividades de pré-temporada, a atenção da equipe se volta para...

ENTREVISTAS

SPORTECH é a nova patrocinadora da equipe JP Pro Honda em 2026

A  SPORTECH – empresa especializada nos segmentos Adventure, Off Road e Mountain Bike, nascida...

Test Ride Show Radical: Yamaha Ténéré 700 chega ao Brasil e promete sucesso no...

A tão aguardada Yamaha Ténéré 700, ou simplesmente T7, finalmente desembarcou no Brasil e já está dando o que falar entre os amantes do...

Yamaha é destaque na segunda etapa do Rally Tocantins

A segunda etapa do Rally Tocantins foi disputada nesta quinta-feira (25), com largada e chegada em Ponte Alta do Tocantins. O percurso totalizou 271...

Dobradinha da Yamaha IMS Rally Team no primeiro dia do Rally RN 1500

A terça-feira (8/4) foi marcada por alta velocidade e muita poeira no sertão brasileiro,...

VICTORY ZONE: série que mostra os bastidores da equipe de motocross da Yamaha estreia quinta temporada

https://www.youtube.com/watch?v=dOvFpidpJ4w A série documental mais esperada pelos fãs dos motorsports está de volta! VICTORY ZONE estreia neste...

IMS YZ125 BLU CRU Cup inicia temporada 2025 com disputas acirradas

No sábado, 5 de abril, a cidade de Ponta Grossa, no Paraná, foi palco...

Yamaha IMS Rally Team disputa Rally RN 1500 em busca de vitórias e títulos na temporada

A temporada 2025 do rally brasileiro começa com o tradicional Rally RN 1500, que...

Com Fábio Santos, Yamaha vence prova de abertura e lidera o Brasileiro de Motocross 2025

A cidade de Ponta Grossa, no Paraná, foi o palco de disputas emocionantes neste...

Yamaha promove experiência inédita misturando manobras radicais e milkshakesya no Campeonato Brasileiro de Motocross

O Campeonato Brasileiro de Motocross será palco de uma ação inusitada da Yamaha, em...

Maior vencedora dos últimos anos, Yamaha disputa abertura do Brasileiro de Motocross 2025

Neste fim de semana, entre 4 e 6 de abril, Ponta Grossa, no Paraná,...

Temporada da IMS YZ125 BLU CRU Cup começa neste fim de semana em Ponta Grossa

No dia 5 de abril, o Centro de Eventos em Ponta Grossa, Paraná, será...

Yamaha Brasil apresenta o time completo para a temporada 2025

A Yamaha Brasil apresentou o novo time com grandes reforços para a temporada 2025,...

Brasileiro de Enduro ganha programa histórico de incentivo da Honda Racing

A Honda Racing anuncia um programa inédito de incentivo voltado ao Campeonato Brasileiro de Enduro 2026, reforçando seu compromisso com a democratização do motociclismo off-road e a formação de novos pilotos. O projeto valoriza o Enduro como porta de entrada para o esporte fora...

AMA Supercross 2026: Tudo o que você precisa saber sobre a segunda etapa | Anaheim 2

Neste fim de semana, o AMA Supercross retorna ao Angel Stadium para a terceira...

Honda Racing apresenta equipes para a temporada 2026

São Paulo (SP) – Pioneira no apoio ao motociclismo nacional, há 48 anos, a Honda...

Banana Lama 2026 abre inscrições e confirma retorno do gigante com foco em novo recorde mundial

O Banana Lama 2026 está oficialmente de volta e promete escrever um novo e...

10ª Trilha Metralhas e 3º Passeio Kids em Vila Flores/RS terá sorteio de 10 motos 0km! Inscreva-se

O 10º Passeio Metralhas e a 3ª Trilha Kids Metralhas chegam a Vila Flores/RS...

Inscrições abertas para abertura Copa Sul Minas de Velocross em Extrema/MG

A Copa Sul Minas de Velocross 2026 começa com força total nos dias 21...

11º Motocross de Dois Riachos abre temporada do Show Radical no Nordeste

O município de Dois Riachos/AL recebe, nos dias 31 de janeiro e 1º de...

Laramassa MX com ofertas imperdíveis para quem acompanha o Show Radical

A Laramassa MX é o destino certo para quem busca peças, acessórios e equipamentos...

Conexão Off Road: novo projeto une eventos, marcas e premiação inédita

O cenário off-road ganha um novo e ambicioso projeto a partir de 2026. Foi...
Translate »