São Paulo (SP) – Pioneira no apoio ao motociclismo nacional, há 48 anos, a Honda apresentou as estratégias de competições para a temporada 2026 na noite desta quinta-feira (22/1), em São Paulo (SP). A patrocinadora oficial da MotoGP no Brasil confirmou apoio à equipe Pro Honda LCR, do piloto Diogo Moreira, por meio da assinatura “Asas da Liberdade”, e lançou um projeto inédito direcionado aos novos talentos do esporte: o Moto4 Latin Cup. Na ocasião, também foram anunciados os pilotos que defenderão a hegemonia da Honda Racing no Motocross, Rally e na Motovelocidade.
“O objetivo é que o trabalho desenvolvido nas competições inspire cada vez mais as pessoas, reforçando a cultura da motocicleta no país ”, afirmou Marcelo Takashi, Head de Planejamento da Honda Motos Brasil. O esporte faz parte do DNA da empresa, tanto que o seu fundador, Soichiro Honda, disse que “Não existe Honda sem competição”.
Com um ano promissor pela frente, a expectativa é de que 2026 entre para a história do motociclismo nacional.
“É grande a expectativa para o retorno da MotoGP ao Brasil, em março, após 22 anos, ainda mais com o Diogo Moreira no grid. A Honda faz parte deste momento único para o motociclismo, o que é uma iniciativa compatível com a marca líder do mercado nacional e nos traz muito orgulho”, continuou. Vale lembrar que o Brasil terá um representante na competição após 19 anos.
“ASAS DA LIBERDADE” COM DIOGO MOREIRA NA MOTOGP
A Honda Motos Brasil é patrocinadora oficial da etapa brasileira da MotoGP, de 20 a 22 de março, em Goiânia (GO). Por meio da identidade “Asas da Liberdade”, a marca confirmou outro incentivo de peso ao motociclismo, como patrocinadora do piloto Diogo Moreira e da equipe Pro Honda LCR durante toda a temporada 2026 da MotoGP.
“Asas da Liberdade é a nossa assinatura aqui no Brasil, uma identidade muito forte em português, e essa foi a maneira encontrada para mostrar ao mundo que todos os brasileiros estão acelerando junto com o Diogo na MotoGP. O projeto é muito importante na formação de um novo ídolo para o motociclismo, acreditamos que o Diogo tem potencial para alavancar o esporte com motocicletas no país”, observou Takashi.
MOTO4 LATIN CUP E FOCO NA BASE DO ESPORTE
As estratégias da Honda para 2026 têm foco especial nas categorias de base do esporte, sempre aliadas às melhores práticas globais nas competições. Por isso, a marca lançou oficialmente a Moto4 Latin Cup, direcionada aos novos talentos da Motovelocidade na América Latina.
Assim como já ocorre na Ásia e na Europa, a competição é a melhor escola para formar pilotos regionalmente e pavimentar o caminho até a “categoria rainha” do motociclismo, porque faz parte do projeto oficial de acesso “Road to MotoGP”. A Moto4 Latin Cup irá utilizar as exclusivas motocicletas Honda NSF 250R, que são a base dos produtos utilizados na Moto3.
Formado por seis rodadas duplas, o campeonato inédito terá 18 vagas no grid e abertura na etapa brasileira da MotoGP. As demais corridas serão sediadas no Moto1000 GP, o Brasileiro de Motovelocidade, e no GP3, competição argentina. O vencedor da temporada terá vaga garantida na Moto4 European Cup 2027.
Os planos direcionados aos novos talentos também contemplam os esportes off-road, e com uma visão local. A Honda valoriza a modalidade Enduro como uma porta de entrada para o motociclismo fora de estrada e lançou um novo projeto, totalmente focado na democratização do esporte.
Por meio de concessionárias parceiras (Motofield, Moto Litoral, Motopel, Motopark, Mila Moto e Moto Gerais), haverá incentivo para pilotos competirem com a nova CRF 300F. Além disso, foi confirmada bonificação aos que forem destaque nas provas da categoria nacional (E4) do Campeonato Brasileiro, utilizando as motos da linha Honda CRF.
Já no Motocross, por meio do Red Rider, programa focado no relacionamento e nas experiências com os clientes, haverá atividade especial para as crianças. Durante as etapas do MX1GP Brasil (Campeonato Brasileiro), serão disponibilizadas motocicletas Honda CRF 110F e CRF 50F, para que tenham o primeiro contato com o esporte de forma lúdica e segura.
EQUIPES E PILOTOS OFICIAIS
Referência no motociclismo nacional, a Honda Racing apresentou as suas equipes oficiais para a temporada 2026. O objetivo é defender as taças das principais competições do esporte. No Motocross, o time quer repetir o sucesso do ano passado, quando venceu tudo no MX1GP Brasil, o Brasileiro de Motocross (campeão das classes MX1 e MX2), e no Arena Cross (AXPro e AX2).

A equipe oficial segue com o belga Jeremy Van Horebeek e conta com o reforço de peso Enzo Lopes na categoria MX1. Na MX2, outra novidade, o também gaúcho piloto Pietro Piroli. O chefe de equipe é o Reinaldo Almeida pelo quarto ano seguido.
Já o time de Rally é formado por quatro pilotos brasileiros. A começar por Bruno Crivilin, que está pelo segundo ano na modalidade, depois de mostrar muito potencial em 2025. Alexandre “Brankim” é mais um piloto que continua no time e vai defender o título da categoria Brasil no Sertões e no Campeonato Brasileiro da modalidade.

As novidades da equipe são: Luciano Rocha (tricampeão brasileiro de enduro) e Bárbara Neves (heptacampeã brasileira de enduro), a primeira mulher a integrar o time oficial de rally da Honda Racing. Pelo 13º ano, o comando está com Dário Júlio Lopes.
Já na Motovelocidade, Eric Granado vai acelerar na categoria principal do Moto 1000 GP, o Brasileiro da modalidade, tendo Kevin Fontainha como companheiro de time. O chefe de equipe Reinaldo Campos completa 13 anos com a Honda Racing.

TIMES SATÉLITES
A Honda estará representada por duas equipes satélites na temporada 2026. A novidade é a criação do César Barros Racing Team para a Motovelocidade, com os pilotos Guilherme Brito e Kayan Alves na categoria principal do Moto1000 GP. César Barros é o chefe de equipe.

Comandado pelos irmãos JP e João Marcos Camargo, no Motocross, o time JP Pro Honda Baterias Pioneiro irá atuar no MX1GP Brasil e no Arena Cross pelo terceiro ano consecutivo. Os pilotos de 2026 são: Benjamin Garib (MX2), Arthur Gomes (MX2Jr), César Aponte (MX2Jr) e Luanna Neves (MXF).

COMPETIÇÕES APOIADAS PELA HONDA
A Honda enxerga no apoio às competições uma forma importante de incentivar o motociclismo nacional. Por isso, em 2026, a marca segue como parceira do MX1 GP Brasil (Brasileiro de Motocross), que este ano também sedia o Sul-Americano da modalidade, além do Arena Cross, Sertões e do Brasileiro de Enduro. Foram anunciados apoio inédito ao campeonato Moto1000 GP (Brasileiro de Motovelocidade) e a criação da Moto4 Latin Cup.
PATROCINADORES HONDA RACING 2026
A Honda Racing confirmou os patrocinadores das suas equipes oficiais para a nova temporada. O Pro Honda, referência em fluidos e lubrificantes, segue como patrocinador Master, desde 2020. Honda Consórcio, revestimentos Axalta, aros DiD, malas e acessórios Ogio, velas NGK e pneus da Pirelli também estão presentes em todas as modalidades. Nos times de Motocross e de Rally, os equipamentos utilizados são da Alpinestars e da ASW.
EQUIPES OFICIAIS HONDA RACING BRASIL 2026:
HONDA RACING DE MOTOCROSS
Jeremy Van Horebeek – MX1 – CRF 450R
Enzo Lopes – MX1 – CRF 450R
Pietro Piroli – MX2 – CRF 250R
Chefe de equipe: Reinaldo Almeida
HONDA RACING DE RALLY
Bruno Crivilin – Moto 1 – CRF 450RALLY
Luciano Rocha – Moto 2 – CRF 450RX
Alexandre Valadares “Brankim” – Brasil – CRF 300F
Bárbara Neves – Brasil – CRF 300F
Chefe de equipe: Dário Júlio
HONDA RACING DE MOTOVELOCIDADE
Eric Granado – GP 1000 – CBR 1000RR-R Fireblade SP
Kevin Fontainha – GP 1000 – CBR 1000RR-R Fireblade SP
Chefe de equipe: Reinaldo Campos
TIMES SATÉLITES HONDA RACING BRASIL 2026:
JP PRO HONDA BATERIAS PIONEIRO (Motocross)
Benjamin Garib – MX2 – CRF 250R
Arthur Gomes – MX2Jr – CRF 250R
César Aponte – MX2Jr – CRF 250R
Luanna Neves – MXF – CRF 250R
Chefes de equipe: JP Camargo / João Marcos Camargo
CÉSAR BARROS RACING TEAM (Motovelocidade)
Guilherme Brito – GP 1000 – CBR 1000RR-R Fireblade SP
Kayan Alves – GP 1000 – CBR 1000RR-R Fireblade SP











