O Show Radical, em primeiríssima mão, foi a primeira mídia a testar o colete Tech-Air® MX da Alpinestars com nosso repórter fotográfico e piloto Tiago Lopes, comprovando toda a tecnologia e segurança oferecida aos pilotos. Trata-se de um sistema de airbag revolucionário criado para oferecer máxima proteção aos praticantes de motocross, supercross, rally e enduro. Inspirado na tecnologia que estreou no MotoGP e aprimorado em competições como o Rally Dakar, o colete traz para o off-road um nível de segurança nunca visto antes.
Ele funciona de forma totalmente autônoma, utilizando algoritmos avançados e sensores triaxiais que analisam em tempo real os movimentos do piloto, velocidade, temperatura, força gravitacional, vibração e outros fatores, para detectar colisões e inflar o airbag em aproximadamente 40 milissegundos (0,04 segundos). Esse tempo de resposta ultrarrápido garante proteção ativa para peito, costas e ombros, ampliando em até quatro vezes a eficiência em relação aos protetores passivos convencionais e reduzindo e cerca de 80% os impactos do atleta.

Esse algoritmo permite também que o sistema avalie com precisão o momento de ativar o Airbag, tanto em questão de velocidade de ativação, como também da gravidade do acidente, evitando que a ativação aconteça em um momento desnecessário.
A bateria de íons de lítio integrada garante até 30 horas de uso contínuo, com recarga rápida por USB-C, onde uma hora de recarga equivale a quatro horas de uso. O colete também possui conectividade Bluetooth, permitindo monitoramento do status do sistema, nível da bateria e atualizações de software diretamente pelo celular.

O Tech-Air MX oferece quatro modos de pilotagem, MX, MX Race, Enduro e Rally, para trabalhar com precisão e eficiência em cada uma das modalidade citadas, levando em conta variáveis como velocidade, pilotagem e etc. O modos de pilotagem podem ser configurados via aplicativo Tech-Air através de seu smartphone.
A ativação do Tech-Air® MX é simples: basta prender a fivela esquerda do sistema ao protetor de peito, e um interruptor magnético interno detecta que a fivela está fechada, ligando e ativando automaticamente o airbag. Ao desapertar a fivela, o sistema é desligado e desativado. A tela LED integrada no protetor de peito monitora o status do sistema e o nível da bateria, além de fornecer acesso conveniente para recarga via USB-C. Essa mesma tela permite alternar facilmente entre os modos de pilotagem.

O colete é construído em malha elástica respirável, de baixo perfil e leve, maximizando o conforto e a liberdade de movimento, mantendo a proteção próxima ao corpo do piloto. A ECU e o airbag são removíveis, permitindo lavagem prática dos protetores separadamente.
O sistema é resistente a diferentes condições climáticas, funcionando entre -10°C e +50°C. Seu design ergonômico e respirável garante leveza e conforto, enquanto a tecnologia de sensores triaxiais e giroscópios assegura precisão na detecção de impactos.
O colete conta com cilindro para a realização de até seis disparos do airbag antes da substituição da bolsa, que deverá ser substituída juntamente com os cilindros.

Recentemente, na abertura do AMA Supercross, o piloto Justin Barcia sofreu uma queda assustadora, onde o Tech-Air MX evitou lesões mais sérias, mostrando na prática toda a tecnologia de proteção e elevando ainda mais os níveis de segurança do esporte.
Em resumo, o Tech-Air® MX é mais do que um colete de proteção: é um sistema inteligente que redefine a segurança na modalidade off-road duas rodas. Testado e aprovado por atletas de elite em competições como AMA Supercross, MXGP e Rally Dakar, ele oferece confiança e tranquilidade para que os pilotos enfrentem os maiores desafios com a certeza de estarem protegidos pela tecnologia mais avançada disponível.











