Henrique Avancini é tricampeão brasileiro MTB XCO!
A elite do mountain bike nacional reuniu-se em Juiz de Fora (MG) para apresentar um show de pilotagem XCO no Campeonato Brasileiro de Mountain Bike 2016.
Entre os 400 atletas presentes, o grande destaque foi o ciclista fluminense Henrique Avancini, que confirmou o terceiro título de campeão nacional na categoria elite, somando doze vitórias do Brasileiro ao longo da carreira, único atleta a vencer em todas as categorias que passou no esporte, reinado que começou na infanto-juvenil (sub-15).
Fiz uma prova cautelosa e acabei partindo com tudo na quarta volta, foi onde consegui me destacar.
“É uma vitória muito importante na véspera dos Jogos Olímpicos. Estava um pouco cansado da bateria de provas que realizei na Europa nos últimos meses, mas sabia que dava pra lutar pelo título. Fiz uma prova cautelosa e acabei partindo com tudo na quarta volta, foi onde consegui me destacar e seguir forte até a chegada. Quero agradecer o apoio de todos”, afirmou Henrique Avancini, na contagem regressiva de 20 dias até o evento no Rio de Janeiro.
Na elite masculina, a competição foi agressiva, mas Avancini (Cannondale Factory Racing) superou todos os adversários para conquistar o título com uma margem de minuto à frente de Rubinho Valeriano (Specialized) e Sherman Paiva (Caloi Elite Team). A prova foi definida após a quarta volta com um ataque do “Avança” para completar o percurso em 1h27min29s.
Elite Feminino
Já na elite feminina, Raiza Goulão, recém chegada ao país após um período de dois meses na Europa, acelerou muito, liderando a prova de ponta a ponta e cruzando a linha de chegada em primeiro lugar com o tempo de 1h26min09. Suplente de Raíza na Rio2016, Isabella Lacerda (LM Bike/Sense/Shimano) ficou com o segundo lugar, encerrando o percurso em 1h31min49. Letícia Soares (Bike Podium) ficou com o bronze, fechando em 1h34min52.
“Larguei com a responsabilidade de defender o título por ser a atual campeã. Assim busquei desde o início imprimir um ritmo forte e aos poucos fui abrindo vantagem para consegui conquistar o bicampeonato. Chegar à Rio2016 com a camisa de campeã nacional vai me motivar ainda mais na busca por um excelente resultado para meu país. Estarei lutando muito para representar o Brasil da melhor forma possível na Olimpíada”, contou Raiza, que embarca para o Canadá nos próximos dias, onde disputa mais uma etapa da Copa do Mundo de MTB como preparação final para os Jogos em agosto.
Outras categorias
Na sub23, entre os homens o título ficou com Bruno Lemes, seguido por Edson Rezende Junior, segundo, e Celso Mello, terceiro. Entre as mulheres, Karen Olimpio (Isapa/Oggi) sagrou-se campeã, com Larissa da Silva em segundo e Danielle de Moraes em terceiro lugar.
A nova geração também fez bonito e mostrou que o MTB brasileiro tem um futuro muito bem encaminhado. Na Júnior Masculino, Mario Santos (LM/Sense Team MTB) faturou o ouro enquanto Anna Flávia Evald ficou com o título na Junior Feminina. André Aikawa e Bruna Saalfeld venceram na Juvenil. Na Infanto-Juvenil, Igor Rafael ficou em primeiro no Masculino e Luiza Cocuzzi venceu no Feminino.
Para conferir os resultados completos, acesse o site oficial da Confederação Brasileira de Ciclismo.
– Suor e lágrimas no Brasileiro MTB XCO 2016
A competição mais importante do calendário nacional de mountain bike rolou neste final de semana com muito drama, emoção e superação em Juiz de Fora (MG).
Agora fique com as melhores imagens pelas lentes de Fabio Piva que valem muito mais do que palavras:
Fonte: Red Bull Bike | por Fabio Piva.















































