De acordo com o organizador Rogério Bernardes, esta foi a melhor versão do evento.
“Este ano fizemos, sem dúvidas, o melhor evento da história em Congonhas. Tudo fruto de longo planejamento, mudanças corretas e comprometimento de uma grande equipe. Ano que vem o evento ficará ainda melhor com certeza”, comentou.
Os atletas vieram de diversas partes do Brasil. Desde o sudeste, do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, passando pelo centro-oeste, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal, ainda pelo sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, até nordeste, de Piauí e norte, de Tocantins e Roraima.
Agora, a CIMTB Levorin se prepara para 2017. O calendário já está previamente definido e terá, além das etapas de Araxá, São João del-Rei e Congonhas e uma etapa extra, na Fazenda Sossego, em Carandaí.
A previsão é que em Araxá o evento aconteça entre os dias 3 e 5 de março. A prova continuará com a classificação Stage Race Hors Class (SHC) e somará 160 pontos aos campeões. Além disso, também será uma etapa da UCI Junior Series, no dia 5 de março.
O evento especial, na Fazenda Sossego, está previsto para os dias 8 e 9 de abril, tendo chances de alteração da data devido ao Pan-Americano. A etapa também vai contar pontos para União Ciclística Internacional (UCI) para Super Elite.
Em São João del-Rei, a prova deve acontecer entre os dias 9 e 11 de junho e terá provas de Cross Country Olímpico Classe 1, Cross Country Eliminator e irá sediar mais uma etapa da UCI Junior Series.
Assim como é tradicional, Congonhas continua fechando o calendário com o Cross Country Maratona, fazendo parte do calendário mundial da UCI MTB Marathon Series, e volta a acontecer em agosto, entre os dias 18 e 20.
A CIMTB Levorin conta pontos para os seguintes rankings: União Ciclística Internacional, Confederação Brasileira de Ciclismo e Federação Mineira de Ciclismo.
Foto: Thiago Lemos/CIMTB Levorin
Henrique Avancini e Erika Gramiscelli conquistam título da CIMTB Levorin 2016
Henrique Avancini foi campeão pela segunda vez. Erika Gramscelli conquistou o sétimo título da CIMTB Levorin.
A luta começou em março em Araxá, passou por São João del-Rei em maio e terminou neste sábado (19) em Congonhas. Foram muitas pedaladas para que Henrique Avancini e Erika Gramiscelli finalizassem a temporada da CIMTB Levorin como campeões. A campeã da Elite Feminina levou o troféu que é réplica do profeta Daniel, já o campeão foi premiado com o troféu do profeta Jeremias.
Esta foi terceira vez em que Henrique levou pra casa o título da CIMTB Levorin. Depois de quase três meses sem competir, devido a uma lesão na coluna após disputar os Jogos Olímpicos, ele afirmou que o retorno tem um significado especial. “Esse retorno tem um significado simbólico muito forte. O resultado da etapa foi bem melhor que eu esperava e consegui atingir o objetivo que era sacramentar a vitória geral. Começo de temporada, longo período afastado, dois meses sem treinar, eu tinha uma boa colocação no campeonato e consegui brigar pela vitória. Não poderia ser melhor”, disse.
Erika também já fica a vontade no pódio da CIMTB Levorin já que esta é a sétima vez que é campeã. “Congonhas é uma expectativa muito boa, muito bom correr aqui. São 13 anos competindo na CIMTB Levorin e este ano teve uma mudança na largada e chegada, o que foi muito bom e facilitou com o novo formato. Estou muito feliz e muito grata por carregar esse título pela sétima vez. É muita dedicação e amor ao esporte”, afirmou.
Prova aconteceu neste sábado (19). Henrique Avancini e Tânia Pickler são vice-campeões

O céu abriu para a Super Elite correr em Congonhas. A prova aconteceu na tarde deste sábado (19) e foi preciso muito fôlego para completar o percurso de 60 km e ainda sair com a vitória. E foi isso que Bruno Lemes (Sub-23) e Letícia Cândido fizeram. Os campeões da Maratona concluíram a prova em 2hrs22min e 3hrs02min respectivamente. O segundo lugar do masculino foi Henrique Avancini, seguido de Mário Veríssimo. No feminino a vice-campeã foi Tânia Clair Pickler seguida de Erika Gramiscelli. Com o resultado da Maratona, Henrique Avancini e Erika Gramiscelli no feminino se consagraram campeões. Confira o resultado completo.
De acordo com o campeão da prova, Bruno Martins, o resultado é consequência de um trabalho ao longo do ano. “Preparei muito para o final da CIMTB Levorin. Cheguei bem e na metade da prova consegui abrir vantagem e segurei para cruzar a linha de chegada com a vitória”, disse.
O vice-campeão, Henrique Avancini, afirmou que o retorno às competições, depois de cerca de três meses, foi um momento significativo da carreira dele. “A prova foi doída, sofri do quilômetro um ao quilômetro 60 – brincou – foi difícil conseguir girar rápido as pernas. Mas, pra mim foi muito especial, esse retorno tem um significado simbólico muito forte. O resultado da etapa foi bem melhor que eu esperava e consegui atingir o objetivo que era sacramentar a vitória geral”, comentou.
O campeão da temporada comentou também sobre as mudança na pista, e afirmou que gostou do que viu. “Competi em Congonhas em 2006 e considero que essa foi melhor mudança do percurso. É o melhor circuito até hoje”, finalizou.
No feminino, Letícia Cândido levou a vitória e o segundo lugar geral. “Muito treino e estou muito feliz. Tudo foi difícil, começando por ontem com o Desafio da Ladeira, eu senti muito, mas eu percebi que foi um aquecimento para os desafios de hoje que eu ia enfrentar hoje. O percurso é muito duro, ainda mais com a chuva, pois o terreno ficou mais pesado, só que deu tudo certo. Foi só a força e o desgaste físico”, disse.
A vice-campeã, Tânia Pickler, disse que o cansaço de fim de temporada pesou. “Eu vim preparada, treinei duro durante o ano inteiro. Porém, eu senti muito cansaço, a temporada começou em janeiro, fiz ultra maratona, e eu cheguei aqui no limite. Hoje eu não larguei bem, depois da metade da prova, eu consegui recuperar, achar meu ritmo e forçar. Eu persegui a Letícia a prova inteira, mas realmente não deu, ela estava muito forte, e estou feliz com o segundo lugar”, concluiu.
Prova foi na noite desta sexta-feira (18). Atletas pedalaram em cenário histórico de Congonhas

Foi preciso muita força nas pernas para os atletas completarem o Desafio da Ladeira na noite desta sexta-feira (18), em Congonhas e, nem a chuva inibiu a determinação dos campeões, Isabella Lacerda e Mário Antônio Veríssimo. O cenário histórico da cidade faz parte da prova, que acontece na ladeira que fica próximo à Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. O percurso, que é de 700 metros em uma rua de pedra-sabão, foi o grande desafio dos atletas que tiveram que dobrar a forçar devido à chuva. Com os resultados, os campeões somam 20 pontos na competição. Confira o resultado completo.
O campeão completou a prova em 3min17segs. Segundo ele, que participou da prova em 2015, com as pedras-sabão molhadas, a prova ficou ainda mais desafiante. “Esse ano foi tudo diferente. A chuva deixou o circuito mais difícil. Na primeira bateria, eu consegui fechar em primeiro, como no ano passado que não consegui liderar até o final. Esse ano, eu mudei a estratégia e consegui administrar bem a segunda largada”, disse.
Na Elite Feminina, a campeã Isabella Larcerda concluiu a prova com 4min28segs, com uma diferença de um segundo da segunda colocada Tânia Clair. “A gente consegue tirar força de onde a gente não imagina. Quando olhei, eu vi que ela estava muito próxima. E pedalar nessas pedras é diferente, a gente faz força, mas parece que a bike não vai. Só estando em uma competição pra saber como você consegue ter força quando você está no eu limite. Estou muito feliz, o objetivo era esse”, afirmou.
A CIMTB Levorin conta pontos para os seguintes rankings: União Ciclística Internacional, Confederação Brasileira de Ciclismo e Federação Mineira de Ciclismo.
A Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 21ª Edição em 2016. O evento tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição, e Co-Patrocinio da Audax.
Acompanhe tudo de um dos principais eventos do mountain bike mundial pela fanpage www.facebook.com/CIMTB Nas redes sociais você poderá encontrar fotos e vídeos dos atletas e das provas.
Assessoria de Imprensa
Maritza Borges
Fotos: Thiago Lemos | CIMTB











